Ao discutir o processo de industrialização brasileiro, Luiz Carlos Bresser Pereira afirma
que ele priorizava
Analise as seguintes afirmativas sobre o desenvolvimento do pensamento até a
constituição das ciências sociais, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) John Locke apontou para o desenvolvimento da ciência moderna ao propor que o
conhecimento deve passar pela experiência, ao explicitar que as fontes de todo
conhecimento são a experiência sensível e a reflexão.
( ) Nicolau Maquiavel foi responsável por fazer com que a teoria do Estado
ultrapassasse os limites da especulação filosófica.
( ) A obra "O Príncipe", de Nicolau Maquiavel contrapõe–se ao humanismo abstrato
que constrói modelos ideais do bom governante de uma sociedade justa.
( ) Em sua obra "Ensaio sobre o Entendimento Humano", John Locke formula uma
teoria do conhecimento que corre em paralelo às suas teses políticas e sociais,
pois, assim como não existem ideias inatas no espírito humano, também não
existe poder que possa ser considerado inato e de origem divina, como queriam os
teóricos do absolutismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Entre os pensadores que antecederam ao desenvolvimento do pensamento científico
moderno na análise dos fenômenos sociais e que deram importantes contribuições para
esse desenvolvimento posterior ao seu tempo está John Locke.
É CORRETO afirmar que um dos pontos importantes levantados por ele, que será depois
encontrado na moderna pesquisa social é
Para Luiz Carlos Bresser Pereira, a expansão do capitalismo para países como o Brasil
engendrou uma nova formação capitalista que ele chamou de
O debate acerca das possíveis variações do regime democrático gerou distintos modelos de democracia, dentre
eles o da democracia participativa. Analise as afirmações a seguir tendo como referência esse modelo.
I.Em sua origem, a concepção de democracia participativa reconhece a pluralidade humana e enfatiza a
criação de uma nova gramática social e cultural, que deve ser articulada com uma nova institucionalidade
democrática. Isso porque, nessa concepção, a democracia é uma forma sócio-histórica, produto da indeterminação
da gramática democrática, a qual gera rupturas com tradições estabelecidas, visando instituir
novas normas e leis.
II.O procedimentalismo democrático deve conectar-se com a participação, para além dos métodos de autorização
de governos na direção do exercício coletivo do poder político. Esse procedimentalismo demanda
condições de publicidade e de deliberação inclusiva, que abarquem a pluralidade das formas de vida das
sociedades contemporâneas.
III.A democracia participativa pretende responder à questão da escala para além da solução geográfica da
representação, combinando participação e representação de forma condizente com os processos de pluralização
cultural e de constituição de novas identidades que colocam redefinições às práticas democráticas.
IV.A democracia participativa é compatível com a democracia representativa. Isso quer dizer que elas podem
ser complementares, em níveis diversos de procedimentalismo, organização administrativa e variação de
desenho institucional, ou coexistirem, quando há a decisão da sociedade política em transferir ou devolver
as suas prerrogativas decisórias para formas participativas de deliberação.
São VERDADEIRAS as afirmações
"Estamos, pois, diante de uma ordem de fatos que apresenta caracteres muito especiais: consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhes impõem". Esta é uma das definições de fato social formuladas por Émile Dukheim. Com base nesta definição observe as imagens a seguir.

Assinale a alternativa que identifica corretamente os episódios que ilustram fatos sociais, segundo a definição durkheimiana.
Não é o falo (ou a falta de) o fundamento desta visão de mundo
[androcêntrica], e sim é essa visão de mundo que, estando
organizada segundo a divisão em gêneros relacionais, masculino
e feminino, pode instituir o falo, constituído em símbolo da
virilidade, de ponto de honra caracteristicamente masculino; e
instituir a diferença entre os corpos biológicos em fundamentos
objetivos da diferença entre os sexos, no sentido de gênero,
construídos como duas essências sociais hierarquizadas.
(Tradução de BOURDIEU, Pierre. La domination masculine. Paris: Seuil, 2002, p. 43)
As opções a seguir caracterizam corretamente as pré-condições
para que haja a perpetuação de uma cultura androcêntrica,
à exceção de uma. Assinale-a.
A polissemia do conceito de cultura faz parte da própria história
de sua construção, culminando com as contribuições da
Antropologia e das Ciências Sociais a partir da segunda metade
do século XIX.
Assinale a opção que apresenta corretamente um conceito de
cultura de acordo com seu proponente.
Como muitos antropólogos já concluíram, a distinção clássica
entre natureza e cultura não pode ser utilizada para descrever
dimensões ou domínios internos a cosmologias não-ocidentais
sem passar antes por uma crítica etnológica rigorosa. Tal crítica
exige a dissociação e redistribuição dos predicados subsumidos
nessas duas séries paradigmáticas que tradicionalmente se
opõem (natureza e cultura): universal e particular, objetivo e
subjetivo, dado e construído, humanidade e animalidade, entre
tantos outros. Um dos traços do pensamento ameríndio seria seu
multinaturalismo em contraste com as cosmologias
multiculturalistas modernas. Enquanto estas se apóiam na
implicação mútua entre unicidade da natureza e multiplicidade
das culturas, a concepção ameríndia suporia uma unidade do
espírito e uma diversidade dos corpos. Recombinar, portanto,
para depois dessubstancializar, pois as categorias de Natureza e
Cultura, no pensamento ameríndio, não possuem o mesmo
estatuto de seus análogos ocidentais; elas não assinalam regiões
do ser, mas antes configurações relacionais, pontos de vista.
(CASTRO, E.Viveiros de (adaptado de http://www.oquenosfazpensar.com/web/).)
Assinale a alternativa que identifica a corrente teórica da
antropologia contemporânea descrita no trecho citado.
Analise as definições do fazer sociológico apresentadas a seguir.
1- O sociólogo estuda os fatos sociais em uma perspectiva comparativa, seguindo um método que lhe permite defini–los, refutar as interpretações precedentes e elaborar sua explicação sociológica.
2- A sociologia é o estudo do conjunto das leis fundamentais próprias dos fenômenos sociais, que permite determinar as etapas do progresso histórico percorrido pela humanidade.
3- A sociologia compreende a sociedade mediante um procedimento interpretativo, elabora conceitos de tipos e procura regras gerais para explicar a causualidade do decurso e dos efeitos da ação social.
Eles correspondem, respectivamente, às comcepções de
“É na aparência que os galos brigam ali – na verdade, são os
homens que se defrontam (...). Os homens balineses, ou grande
maioria deles pelo menos, despendem um tempo enorme com
seus favoritos, aparando–os, alimentando–os, discutindo sobre
eles, experimentando–os uns contra os outros, ou apenas
admirando–os, com um misto de admiração embevecida ou
uma auto–absorção sonhadora”.
(GEERTZ, C. “Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa” In. A
Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989, pp. 283,285.)
Com relação à concepção de cultura aplicada na análise da
briga de galos, de Clifford Geertz, analise as afirmativas a
seguir.
I. A briga de galos é um costume insólito.
II. A briga de galos é um cálculo hedonista.
III. A briga de galos é um modelo total de vida social.
Assinale:
Analise o fragmento a seguir.
“Este conceito sociológico é utilizado para descrever as desigualdades presentes em qualquer sociedade, tendo sido concebido como “ uma desigualdade configurada entre agrupamentos sociais diferentes”. As diferenças sociais que se apresentam hierarquizadas com base em critérios de riqueza, poder e rpestígio, entre outros, se apoiam uma sobre a outra, sistematizando a sociedade ”.
O fragmento apresenta o conceito de:
Émile Durkheim, em As regras do método sociológico, formula as categorias de solidariedade, coesão social e divisão do trabalho. Assinale a opção que identifica corretamente as relações entre elas.
Leia o fragmento a seguir.
“A imaginação sociológica exige que pensemos fora das rotinas
familiares de nossas vidas cotidianas, a fim de que as
observemos de modo renovado. Considere o simples ato de
tomar uma xícara de café. Ele não é somente um refresco. Ele
possui valor simbólico como parte de nossas atividades sociais
diárias. Frequentemente, o ritual associado a beber café é
muito mais importante do que o ato de consumir a bebida
propriamente dita. Em segundo lugar, o café é uma droga, por
conter cafeína. O café é uma substância que cria dependência,
mas os viciados em café não são vistos pela maioria das
pessoas na cultura ocidental como usuários de drogas. Como o
álcool, o café é uma droga socialmente aceita, enquanto a
maconha, por exemplo, não o é.” No entanto, há sociedades
que “toleram o consumo da maconha ou, até mesmo, da
cocaína, mas desaprovam o café e o álcool. Os sociólogos estão
interessados no porquê da existência de tais contrastes”.
(Adaptado de GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 24.
Grifos do autor.)
O exercício de análise baseado na imaginação sociológica,
proposto por Anthony Giddens, é um exemplo da adoção de
uma orientação denominada
Leia o texto a seguir, que analisa um aspecto da convivência de diplomatas neófitos durante o período inicial de suas trajetórias na carreira, momento em que passam por um curso de formação no Instituto Rio Branco:
“Vejamos, em primeiro lugar, o questão dos trajes. O regulamento do IRBr diz que as pessoas devem se vestir com traje “passeio completo”, nada mais. Não diz nada em relação a cabelos, acessórios, cores de vestimenta ou outros aspectos da apresentação física. Contudo, esse é um aspecto de grande relevância na casa. Há casos de alunos do IRBr que são repreendidos por vestir camisas escuras, gravatas “coloridas demais”, roupas muito apertadas ou decotadas, brincos ou colares muito grandes. Os casos de repreensão explícita por um superior hierárquico, no entanto, são bastante raros. A repreensão mais comum é silenciosa, feita com um olhar diferente, sentida nas pequenas coisas. Ademais, os próprios alunos controlam uns aos outros, fazendo comentários sobre as vestimentas alheis. É interessante como, principalmente entre os homens, um comentário sobre qualquer peça de vestuário gerava grande incômodo na pessoa. Ao cabo de dois meses no iRBr, é possível perceber um processo de homogeneização no vestuário dos alunos.”.