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A dominação é definida por Weber como a probabilidade de que certos comandos (ou

todos os comandos) serão obedecidos por um determinado grupo de pessoas. Essa

dominação exige certo tipo de legitimidade e autoridade.

São tipos puros de dominação, EXCETO:

Segundo Durkheim, a primeira regra, ao se estudarem os fatos sociais, é tratá–los como

“coisas".

Sendo os fatos sociais “coisas", é CORRETO afirmar que os fatos sociais

De acordo com Adam Smith, o desenvolvimento da divisão do trabalho produz uma

sociedade cada vez mais complexa e heterogênea. Tal complexidade e heterogeneidade

reduzem a capacidade do indivíduo em satisfazer suas necessidades a partir da própria

produção de bens e serviços, exigindo, com isso, uma intensa relação de troca.

Essa relação de troca, em uma realidade com profunda divisão do trabalho, estava

baseada no

Em seu livro "O cativeiro da terra", José de Souza Martins demonstra que as teorias e as

pesquisas sociológicas podem ser usadas para entender que campo da atividade humana

é a

No que diz respeito à estratificação e à mobilidade social, julgue os itens subsecutivos.

Os sistemas meritocráticos estabelecem uma relação proporcional entre a capacidade de desempenho e as conquistas alcançadas pelos indivíduos.

No que se refere ao conceito de ideologia, julgue os itens a seguir.

As ideologias quiliásticas visam à transformação parcial da sociedade, ao passo que as administrativas objetivam a transformação total da sociedade

Julgue os itens seguintes, relativos a sociedade, conflito social e ação coletiva.

Ação é o resultado do conhecimento socialmente estruturado apresentado pelos indivíduos.

O percurso da cidadania no Brasil, como não poderia deixar de ser, seguiu os rumos da história do país. Um país que se tornou independente com a maior parte da população excluída dos direitos civis e políticos e sequer mobilizada por um sentimento de nacionalidade. Uma monarquia, cercada de repúblicas por todos os lados, significou um desafio à experiência nacional, no sentido de se reverem conceitos como ser "súdito" ou ser "soberano". Estava (e está) em questão, pois, o status desse cidadão, que repassa a própria identidade do indivíduo moderno, e é por ele reivindicada, uma vez que não se quer mais ser apenas "súdito", ou seja, simples sujeito de deveres e destinatário passivo de comandos.

André Botelho e Lilia Moritz Schwarcz (Orgs). Cidadania, um projeto em construção: minorias, justiça e direitos. São Paulo: Claro Enigma, 2012, p. 19.

Tendo o texto acima como referência e considerando a questão da cidadania no Brasil, julgue os itens de 194 a 198.

Nas últimas décadas, o Estado brasileiro vem implementando políticas públicas que visam garantir a cidadania plena somente para indivíduos não brancos.

Julgue o próximo item, referentes às dimensões, às concepções e às linguagens da cultura.

Vive-se, na contemporaneidade, uma corrida frenética pela patrimonialização de expressões culturais materiais e imateriais, no Brasil, pois isso possibilita o auferimento de novas rendas nos lugares favorecidos por essa patrimonialização.

Julgue os itens seguintes, relativos a sociedade, conflito social e ação coletiva.

Em contextos urbano-industriais, os novos movimentos sociais são reflexo dos riscos invariáveis que afetam as sociedades humanas.

Novembro de 1880. O chefe de polícia da Bahia, Virgílio Silvestre de Faria, tinha, entre as atribuições do dia, mais um caso de fuga de escravo. Questão corriqueira. Dessa vez, tratava-se de Alexandrina, uma parda clara, quase branca, com dezoito ou dezenove anos, propriedade do professor Rafael Montalvão. Nada incomum haveria nessa história se o chefe de polícia não considerasse que aquela infeliz escrava merecia outro destino, outro lugar naquela sociedade. Decidido a ajudá-la, Virgílio Faria propôs ao senhor de Alexandrina que não alimentasse qualquer capricho contra ela e aceitasse alforriá-la por um preço razoável. O empenho e a sensibilidade da autoridade policial tinham uma razão nada fortuita: Alexandrina era mulher quase branca que se [viu] entregue às durezas da escravidão.

Wlamyra R. de Albuquerque. Introdução. In: O jogo da dissimulação: abolição e cidadania negra no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 32-33 (com adaptações).

Considerando os sentidos do texto acima e a temática nele abordada, julgue os itens a seguir.

Com o fim da escravidão, findaram-se também as tensões sociorraciais no Brasil

Dentre os acontecimentos que reformataram a sociedade ocidental na modernidade,

podemos situar algumas das chamadas “transformações no espírito", analisadas por Max

Weber no clássico A ética protestante e o espírito do capitalismo.

Nessa obra, a tese central defendida por Weber é a de que

De acordo com Karl Marx, o socialismo seria o sistema econômico-produtivo que deveria

suceder ao capitalismo.

Diante desse sistema econômico e na visão desse pensador, é CORRETO afirmar que

De acordo com Anthony Giddens, para analisar a modernidade, é preciso destacar as

descontinuidades que demarcam a separação entre as instituições sociais modernas das

ordens sociais tradicionais.

São características que identificam essas descontinuidades, EXCETO:

De acordo com Durkheim, os fatos sociais existem independentemente da vontade do

observador.

São características da natureza dos fatos sociais, EXCETO:

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