Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

"Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que os movimentos sociais são ações sociais de caráter sociopolítico e cultural, que revelam formas distintas de os indivíduos e grupos se organizarem e expressarem suas demandas. Na prática, observam-se diferentes estratégias que variam da denúncia, passando pela pressão direta (assembleias, concentrações, passeatas, etc.) até pressões indiretas (lobby, promoção de ações judiciais). Na atualidade, os principais movimentos sociais atuam por meio de redes sociais, que pode ser locais, regionais, nacionais ou internacionais, sendo comum a utilização dos meios de comunicação."

(MIRANDA, Ana Paula Mendes de. Movimentos sociais, a construção de sujeitos de direitos e a busca por democratização do Estado. Lex Humana, Petrópolis, n.1, p. 218. 2009).

Os movimentos sociais são importantes na construção de uma sociedade democrática, e, apesar de muito diversificados, é possível afirmar que eles compartilham algumas características básicas, como projeto, ideologia e organização. Sobre o papel da organização nesses movimentos, assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282