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Em relação ao tema cidadania e direitos humanos, assinale a alternativa correta.

Em relação à diversidade cultural dos povos indígenas que existem hoje no Brasil, assinale a afirmação que não corresponde à diversidade cultural e linguística dos índios no Brasil. 

No livro “Grupos Étnicos e suas fronteiras”, o antropólogo Fredrik Barth refere-se às identidades dos grupos étnicos como um fenômeno relacional: “As distinções étnicas não dependem de uma ausência de interação social e aceitação, mas são, muito ao contrário, frequentemente as próprias fundações sobre as quais são levantados os sistemas sociais englobantes”. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que está corretamente relacionada ao vocabulário empregado por Barth. 

“O questionamento do mundo colonial pelo colonizado não é um confronto racional dos pontos de vista. Não é um discurso sobre o universal, mas afirmação passional de uma originalidade apresentada como absoluta. O mundo colonial é um mundo maniqueísta. Não basta ao colono limitar fisicamente, isto é, com seus policiais e guardas, o espaço do colonizado. Como que para ilustrar o caráter totalitário da exploração colonial, o colono faz do colonizado uma espécie de quintessência do mal". (FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005).

Considerando as reflexões de Frantz Fanon sobre o mundo colonial, avalie as afirmações a seguir.

I. O domínio de princípios universais possibilita ao colono estabelecer noções de certo e errado que constroem um mundo a ser respeitado pelos colonizados.

II. Os valores que compõem o mundo colonial são meios de estabelecer os colonizados como elementos corrosivos que representam uma espécie de mal absoluto.

III. O colono estabelece um domínio racional que garante ao colonizado sua humanidade na medida em que ele compreende as regras de conduta estabelecidas.

É correto o que se afirma somente em

O domínio europeu sobre suas colônias tinha como pressuposto básico a postura civilizadora, em que os europeus colocavam-se como povos de uma "cultura superior" e tinham como objetivo impor seu conceito de "civilização" aos nativos do novo mundo. Essas práticas de dominação se embasavam em pressupostos etnocêntricos. Por ser um fenômeno advindo do encontro entre culturas distintas, o elemento central do etnocentrismo

Os dois grandes conflitos (Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Segunda Guerra Mundial (1929-1935), envolvendo as principais potencias mundiais, foram fundamentais para levantar a questão da diversidade cultural. Em 1948, a Organização das Nações Unidas, preocupada com a defesa dos direitos individuais e o respeito à diversidade, elabora a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Contudo, a ideia de uma postura universal de defesa da diversidade cultural suscitou uma série de embates bem como surgimento de correntes que defendiam posturas diferentes em relação a esses direitos. Sobre essas correntes, assinale a alternativa correta.

Um grupo indígena realiza uma celebração que engloba atividades de canto, dança, grafismo, artesanato e comensalidade. Tal celebração foi prestigiada por segmentos não indígenas da região e o grupo passou a ser convidado para apresentar parte de seus rituais como atração nas comemorações oficiais do município onde vive. Em decorrência disso, a secretaria de cultura do município solicitou ao IPHAN o registro dos ritos desse grupo como patrimônio cultural imaterial brasileiro no Livro das Celebrações.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

A participação do governo municipal no processo de registro de patrimônio imaterial não é obrigatória, mas está em harmonia com o princípio de descentralização dos instrumentos de salvaguarda e gestão do patrimônio cultural imaterial brasileiro.

O etnocentrismo pode ser definido como sendo a visão de mundo demonstrada por indivíduos que consideram seu grupo étnico ou sua cultura como melhor e o centro de tudo. Com efeito, todas as diferentes formações culturais são pensadas a partir desse referencial único, que é colocado num plano superior aos outros.

Em relação ao conceito de etnocentrismo, é CORRETO afirmar:

Um grupo indígena realiza uma celebração que engloba atividades de canto, dança, grafismo, artesanato e comensalidade. Tal celebração foi prestigiada por segmentos não indígenas da região e o grupo passou a ser convidado para apresentar parte de seus rituais como atração nas comemorações oficiais do município onde vive. Em decorrência disso, a secretaria de cultura do município solicitou ao IPHAN o registro dos ritos desse grupo como patrimônio cultural imaterial brasileiro no Livro das Celebrações.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O IPHAN deverá definir e registrar como patrimônio cultural imaterial brasileiro somente a realização do ritual na aldeia indígena, excluindo as apresentações nos festejos municipais, por não corresponderem à forma autêntica da cultura indígena.

De acordo com o Artigo 64 da Constituição Estadual do Estado do Mato Grosso, “na oferta de Educação Básica para as populações rural e indígena são necessárias adaptações às suas peculiaridades, mediante regulamentação e dando conhecimento ao Conselho Estadual de Educação", considerando [...]. Assinale a alternativa incorreta de acordo com o artigo acima.

O desenvolvimento dos métodos de pesquisa etnográficos, desde os primórdio da moderna ciência sociológica, são um dos grandes legados deixados às ciências humanas. A respeito dos métodos etnográficos assinale a alternativa correta:

“Saber o que é etnocentrismo e entender um pouco de seus delineamentos é fundamental para explicar o surgimento da antropologia como ciência e qual o seu objeto de estudo”. (BATISTA, J. de P., 2010, p.2) Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima:

Leia o texto a seguir.
Falar da contribuição das raças humanas para a civilização mundial poderia assumir um aspecto surpreendente numa coleção de brochuras destinadas a lutar contra o preconceito racista. Resultaria num esforço vão ter consagrado tanto talento e tantos esforços para demonstrar que nada, no estado atual da ciência, permite afirmar a superioridade ou a inferioridade intelectual de uma raça em relação a outra […].

(Claude Lévi-Strauss. Raça e História. 3a Edição. Lisboa, Editorial Presença,1980. Adaptado)

O que determina a diferença cultural entre os povos?

Ao se voltar, mais uma vez, para a conquista de novos mercados além-mar, a Europa passa a lidar com civiliza- ções organizadas sob princípios diferentes dos seus. A concepção evolucionista da biologia, transposta para as ciências sociais, leva os cientistas europeus a olharem essas sociedades não europeias como

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