Segundo Marilda Yamamoto, um dos maiores desafios do assistente social é a sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de efetivar direitos, a partir de demandas emergentes do cotidiano. Na visão da autora, o assistente social ao trabalhar nesta perspectiva estará:
Ao se tomar como objeto de análise as funções assumidas pelas famílias no campo da reprodução social no contexto brasileiro, pode-se afirmar que:
Qual das alternativas a seguir apresenta uma das principais proposições do movimento da reforma psiquiátrica brasileira?
Conforme preconizado na LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) a Assistência Social tem como um de seus pressupostos:
No pós Segunda Guerra Mundial, nos países centrais, os anos que se seguiram foram marcados por uma fase de expansão do capitalismo, caracterizado por altas taxas de crescimento econômico, ampliação de empregos e salários e uma forte intervenção do Estado. Tal período é denominado:
Para a compreensão do serviço social, como profissão na sociedade capitalista, é fundamental o entendimento do significado da reprodução social na tradição marxista. Nesta, reprodução social se refere ao modo:
De acordo com o Estatuto do Idoso, Lei n° 10.741/2003, ao idoso enfermo que necessite passar por perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para expedição de laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais, é assegurado:
Com base no projeto ético-político do serviço social, na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei n.º 8.662/1993) e no Código de Ética do(a) Assistente Social (1993), julgue o item a seguir.
O alcance na atualidade, em sua totalidade, dos princípios e valores que alicerçam o projeto ético-político do serviço social representa uma conquista da categoria profissional.
A respeito das transformações sociais e suas implicações para o serviço social, julgue o item que se segue.
O serviço social pode se tornar um exercício profissional residual se não for capaz de elaborar respostas qualificadas para as demandas resultantes das transformações sociais.
Em um estudo social sobre violação de direitos humanos conduzido por um assistente social, foram realizados, em conjunto com um psicólogo, atendimentos e entrevistas com os sujeitos envolvidos na situação. Durante a entrevista com um dos participantes do estudo — uma mulher de quarenta e cinco anos de idade, denunciada por não prover condições de sobrevivência a seus filhos —, houve vários momentos de silêncio por parte da entrevistada, os quais foram respeitados pelos profissionais. Para finalizar o atendimento, o assistente social fez orientações socioeducativas à entrevistada, refletindo com ela sobre sua realidade.
Considerando a situação hipotética descrita e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue.
Na situação descrita, o assistente social deveria ter interrompido imediatamente o silêncio da entrevistada, a fim de impedir que ela pensasse em justificativas para a situação de violação de direitos.
Após apresentação de projeto de intervenção profissional do assistente social, um profissional identificou que havia, no projeto, filiação à teoria dialético-crítica. Além disso, destacou o questionário aplicado aos usuários e apontou que o projeto estava incompleto por não indicar mecanismos de controle social de seu trabalho.
Com relação à situação hipotética precedente e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item seguinte.
A crítica apresentada pelo profissional em relação à falta de indicações de mecanismos de controle social do trabalho do assistente social é infundada, já que tais mecanismos são previstos para a participação dos usuários nas políticas sociais, e não para o controle do trabalho executado.
A respeito de emissão de opinião técnica do assistente social, julgue o item a seguir.
Ao redigir o relatório de uma visita domiciliar, o assistente social deve ater-se aos detalhes, expressar suas impressões pessoais e finalizá-lo com suas conclusões.
No que se refere a planejamento e avaliação de planos, programas e projetos, julgue o próximo item.
Embora o monitoramento não seja um modelo de avaliação, ele contribui para melhorar a função gerencial e assegurar a eficiência e produtividade de um programa.
Marlene compareceu ao serviço social da empresa onde trabalhava para pedir orientação. Ela relatou que estava desesperada e que não sabia mais como agir diante das muitas agressões que seus filhos sofriam, quase todos os dias. Relatou que o marido era sempre agressivo e pouco afetuoso com os filhos e que isso tinha se agravado com a chegada da adolescência deles. Ela informou que ele tinha comportamento violento, especialmente depois que chegava em casa alcoolizado. Informou, ainda, que o marido humilhava frequentemente os filhos, não os elogiava quando estes agiam corretamente e muito menos os estimulava para os desafios da vida.
Com relação a essa situação hipotética e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o próximo item.
Um dos objetivos da política de assistência social é garantir a convivência familiar, entendendo família não apenas como uma construção privada, mas também pública, configurando-se como um grupo de pessoas que moram juntas, formado a partir da união entre o homem e a mulher, ou por qualquer dos pais e seus descendentes.
O assistente social de uma unidade de saúde atendeu à paciente Odete, senhora com oitenta anos de idade, com diagnósticos de hipertensão, diabetes e depressão leve. Durante o atendimento, o profissional percebeu que havia sinais indicativos de violência doméstica, que foi confirmada pela mulher após alguns minutos de conversa. Ela relatou que havia passado por diversos episódios de maus-tratos cometidos por seu único filho, um homem de cinquenta anos de idade, com quem ela residia.
Acerca dessa situação hipotética e de aspectos a ela relacionados, julgue o item seguinte.
O número de notificações compulsórias pelos serviços de saúde públicos e privados referentes a abusos e maus-tratos praticados contra os idosos tem aumentado a cada ano em decorrência do correspondente aumento das denúncias feitas pela sociedade.