O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado em 1988, sob o princípio básico de que a saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado. O SUS tem o objetivo de prover atenção ampla e de caráter universal, preventiva e curativa, por meio da descentralização da gestão e da prestação dos serviços de saúde, promovendo a participação da comunidade em todos os níveis de governo. A respeito do SUS, assinale a alternativa incorreta.
Segundo a Constituição Federal, as ações e os serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com algumas diretrizes, que incluem:
Para garantir a qualidade dos resultados do exame preventivo do colo do útero, as seguintes recomendações prévias para a coleta desse exame são importantes:
Os principais objetivos da assistência imediata são: proporcionar a todos os recém-nascidos condições ótimas que visam auxiliá-los em sua adaptação à vida extra-uterina e estar preparado para intervir naqueles casos que apresentem condições patológicas que coloquem em risco sua vida. Em relação a esse tema NÃO é correto afirmar que:
De acordo com a Resolução n.º 333/2003 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), compete ao CNS e aos conselhos de saúde estaduais, municipais e do Distrito Federal
O Pacto pela Saúde propõe um conjunto de reformas institucionais no SUS, com o objetivo de promover inovações nos processos e nos instrumentos de gestão. Com relação ao Pacto pela Saúde, assinale a alternativa correta.
É responsabilidade da equipe de saúde da família
Entre os princípios e as diretrizes do SUS, estão a
Queimaduras constituem grande causa de morbimortalidade no trauma principalmente em crianças, onde a prevenção se torna cada vez mais importante Em relação ao tema, avalie as afirmativas a seguir relacionadas à avaliação da vítima em função do risco/vulnerabilidade e grau de complexidade.
I - No atendimento inicial ao paciente queimado não há necessidade de realizar uma abordagem de avaliação do nível de consciência, pois o paciente não é portador de trauma.
II - No atendimento inicial ao paciente queimado deve haver classificação segundo ao percentual da área corporal atingida e a profundidade das queimaduras.
III - Em relação à profundidade, inicialmente pode-se considerar a aparência e o agente causador da queimadura.
Estão corretas:
Na atenção à saúde do adolescente, o enfermeiro deve saber identificar aqueles que apresentam risco e vulnerabilidade para o consumo de substâncias psicoativas e seus efeitos. As características principais de certas drogas são:
I - Leva mais rapidamente a uso compulsivo. Ao iniciar o uso, o adolescente tem a sensação de aumento da atividade mental e melhoria do relacionamento social.
II - De acesso fácil, seu uso inicia-se mais freqüentemente na pré- adolescência. Pode provocar dano nas vias respiratórias e alvéolos.
III - Substância alucinógena, provoca percepção distorcida de sons e imagens.O uso repetido pode gerar pânico e delírio.
IV - Provoca alteração da percepção. Seu uso frequente pode levar a perda de motivação com queda de rendimento escolar, isolamento e mudanças de ânimo.
Tais características correspondem respectivamente a:
Avalie se estão corretos os principais pontos de discussão e alterações nas recomendações das Diretrizes da AHA 2010 para RCP para profissionais de saúde seguintes:
I. O procedimento “Ver, ouvir e sentir se há respiração” foi removido do algoritmo.
II. O uso de pressão cricoide durante as ventilações, em geral, não é recomendado.
III. A frequência de compressão foi modificada para um mínimo de 100 por minuto, em vez de aproximadamente 100/minuto.
IV. Os socorristas devem iniciar as compressões torácicas antes de aplicar ventilações de resgate (C-A-B, em vez de A-B-C). Iniciar a RCP com 30 compressões, em vez de 2 ventilações, diminui a demora em aplicar a primeira compressão.
Estão corretas as afirmativas:
Com relação aos sistemas de informação em saúde utilizados no SUS, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta acerca do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), criado para apoiar e fortalecer a Estratégia de Saúde da Família.
Auditoria em Enfermagem é a avaliação sistemática da qualidade da assistência verificada através das anotações de enfermagem no prontuário do paciente e/ou das próprias condições deste. Em relação a esse tema NÃO é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta com relação aos conteúdos que estão dispostos na Lei n.º 8.080/1990 e na Lei n.º 8.142/1990, respectivamente.