Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1744 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

No campo de atuação do SUS, a execução de ações é de

Dividindo-se o número de mortes por dengue hemorrágica pelo número de casos existentes num mesmo período, encontramos a taxa determinada de

A vigilância epidemiológica é o conjunto de atividades que permite reunir a informação indispensável para conhecer, a qualquer momento, o comportamento ou história natural das doenças, bem como detectar ou prever alterações de seus fatores condicionantes. As ações previstas pela vigilância epidemiológica visam

Em muitas situações do cotidiano nos consultórios odontológicos e médicos, alguns profissionais acabam se esquecendo de lavar as mãos entre o atendimento de um paciente e outro. Percebe-se ainda que não fazem a devida assepsia das mãos e não desinfectam corretamente seus instrumentos de trabalho. A utilização de técnicas de esterilização são importantes para reduzir os riscos de contaminação. Sobre essas técnicas é CORRETO afirmar que

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) registrou no Estado de Goiás, desde o início da epidemia em 1984 até junho de 2011, um total de 10.034 casos de AIDS em adultos (> 13 anos de idade), sendo 6.763 (67,4%) casos em indivíduos do sexo masculino e 3.267 (32,6%) em indivíduos do sexo feminino. A figura abaixo apresenta o número de casos novos e taxa de incidência (por 100.000 habitantes) de AIDS em adultos no Estado de Goiás.

Imagem 004.jpg

Após a análise do gráfico e tendo em vista o conhecimento sobre a epidemia de AIDS, nota-se que

No atendimento ao paciente, muitas vezes não é possível identificar com segurança e rapidez se ele é portador de doenças e as probabilidades de transmiti-las, o que demanda, por parte dos trabalhadores de saúde, a adoção de medidas de

Observando o gráfico abaixo, relativo à transferência de recursos para o custeio da assistência, é possível afirmar que:


Sobre a constituição do Sistema Único de Saúde, tal como

disposto na Lei n. 8.080/90, é correto afi rmar:

A equipe de Saúde da Família do bairro Pantanal solicitou do secretário municipal de saúde da cidade a abertura de uma nova
microarea, pois as agentes comunitárias de saúde estão acima do limite permitido de pessoas. Esse limite de pessoas é:

O ministério da saúde publicou em 2009 a portaria 3.252 que aprova as diretrizes para execução e financiamento das ações de vigilância em saúde. São componentes das ações de vigilância em saúde, EXCETO:

Julgue as afirmações seguintes sobre a atuação do Agente Comunitário de Saúde em verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ). Depois, assinale a opção com a sequência correta:

( ) Deve realizar visita comunitária às famílias mais necessitadas, além de orientá-las quanto aos cuidados com sua saúde

( ) Deve mapear sua área de atuação de acordo com os critérios que facilitem seu trabalho

( ) Promove a saúde, por meio de ações comunitárias ou domiciliares, individuais e coletivas, desenvolvidas conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde

A Figura abaixo representa o Agente Etiológico (em sua forma adulta) responsável por qual das Patologias de interesse Sanitário a seguir?

Podemos afirmar CATEGORICAMENTE que os Princípios norteadores do SUS são:

O pacto pela vida publicado pela portaria 399/06 estabelece como objetivos para o fortalecimento da atenção básica alguns itens. São objetivos a serem alcançados para o fortalecimento da atenção básica, EXCETO:

Durante a primeira reunião da equipe de Saúde da Família do bairro Velho Monge, o médico da equipe, solicitou a ficha “C” para os agentes comunitários de saúde (ACS). Esta ficha do sistema de informações da Atenção Básica (SIAB) acompanha:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282