A adolescência é uma etapa da vida compreendida entre a infância e a fase adulta, marcada por um complexo processo de crescimento e desenvolvimento físico, moral e psicológico. Você deve identificar os adolescentes de sua área e planejar suas atividades considerando que é necessário orientá-los sobre vários aspectos e desenvolver várias ações.
Nesse sentido, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) Os cuidados de higiene bucal nessa fase da vida devem ser motivados, como a escovação correta e o uso do fio dental, abordando temas como a valorização estética para aceitação em grupo.
( ) As orientações sobre sexualidade: doenças sexualmente transmissíveis (DST), HIV/Aids, anticoncepção e gravidez deverão ser feitas exclusivamente pelo médico da equipe.
( ) Orientar sobre a importância da educação; como evitar a violência e acidentes.
( ) São sinais de alerta para o cuidado com o adolescente: indícios de uso de álcool, cigarro, e outras drogas, fugas frequentes de casa e indícios de exploração sexual.
( ) Orientar para procurar a UBS quando o adolescente não tiver a carteira de vacinação ou caderneta de saúde do adolescente e/ou se estiver com o esquema de vacinação incompleto ou atrasado.
( ) Os transtornos alimentares acontecem somente na vida adulta; na adolescência é normal, pois eles não se alimentam.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
O mapa retrata o território onde acontecem mudanças, portanto, ele é dinâmico e deve ser constantemente atualizado. O ACS deve sempre ter a cópia do seu mapa para facilitar o acompanhamento das mudanças na sua comunidade.
Com relação ao mapa do território, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) Possibilita conhecer os caminhos mais fáceis para chegar a todos os locais.
( ) Permite identificar as barreiras geográficas que dificultam o caminho das pessoas até os serviços de saúde (rios, morros, mata cerrada etc.).
( ) As microáreas de risco deverão ser mapeadas somente pela equipe de enfermagem e médico.
( ) O enfermeiro, como responsável pela equipe, deve mapear cada área e identificar com símbolos as situações de risco.
( ) O mapa, juntamente com as informações coletadas no cadastramento das famílias, ajuda toda a equipe no diagnóstico de saúde da área.
( ) Auxilia no planejamento das visitas de cada dia, sem perder tempo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Uma dessas prioridades é o fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, sendo solicitada ênfase nas seguintes doenças, EXCETO:
Em 01/01/08 existiam 110.000 pacientes hipertensos em um grande município. Até 31/12/08 foram cadastrados 5.000 novos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica HAS no Sistema de Gestão Clínica de Hipertensão Arterial e da Atenção Básica (SISHIPERDIA). A população residente, estimada para 2008, era de um milhão de habitantes.
Com base na si tuação anter iormente apresentada, responda às questões.
A prevalência pontual da HAS em 31/12/08 foi de:
O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impactos sobre a situação de saúde da população brasileira. São seis as prioridades pactuadas, EXCETO
Considerando a Política Nacional de Humanização e a construção de uma política de qualificação do SUS, é correto afirmar que:
A Lei n.º 8.142/1990 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros da área de saúde. Ao tratar da participação da comunidade, essa lei estabelece que cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, deve contar com conselho de saúde. O conselho de saúde
Com relação à Lei n.º 8.142/1990 (SUS) e aos Pactos pela Vida, em
Defesa do SUS e de Gestão, julgue os itens a seguir.
A cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos municípios, estados e DF é uma das formas de alocar os recursos do Fundo Nacional de Saúde.
Com relação à Lei n.º 8.142/1990 (SUS) e aos Pactos pela Vida, em
Defesa do SUS e de Gestão, julgue os itens a seguir.
O Pacto de Gestão estabelece que a Comissão Intergestores Tripartite e o Ministério da Saúde promoverão e apoiarão o processo de qualificação permanente para as comissões intergestores bipartite.
Assinale a alternativa INCORRETA. Entende-se por saúde do trabalhador a promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, abrangendo
Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos:
Sobre a diferenciação dos termos relacionados à Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica descritos na Lei n° 8.080/1990, pode-se afirmar que I.a análise de dados sobre ocorrência de doenças e sua distribuição geográfica é papel exclusivo da Vigilância Sanitária. II.a análise de dados sobre grupos populacionais de ^ risco a contrair determinada doença é papel da Vigilância Sanitária. III as ações que previnem os riscos à saúde é papel da Vigilância Sanitária. IV.as ações de fiscalização sobre bens que se relacionem diretamente com a saúde populacional é papel da Vigilância Epidemiológica. É correto o que se apresenta em
São competências de caráter ambiental da Anvisa: I.estabelecer normas e padrões sobre limites de contaminantes, resíduos tóxicos, desinfetantes, metais pesados e outros que envolvam risco à saúde. II.estabelecer, coordenar e monitorar os sistemas de vigilância toxicológica e farmacológica. III.conceder registros de produtos segundo as normas de sua área de atuação. É correto o que se afirma em
Uma proposta de fiscalização sanitária para alimentos de origem animal é elaborada pelo Conselho Consultivo da Anvisa. Nesse caso, o papel regulador é feito somente pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Diante do exposto, pode-se afirmar que essa proposição
Saúde da Família (ESF) é a estratégia priorizada pelo Ministério da Saúde para organizar a Atenção Básica, e tem como principal desafio promover a reorientação das práticas e ações de saúde de forma integral e contínua, levando-as para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida da comunidade. Incorpora e reafirma os princípios básicos do SUS, mediante o cadastramento e a vinculação dos usuários.
São princípios do SUS reafirmados pela ESF, exceto: