Especificamente com relação à organização e ao funcionamento dos serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. ( ) O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, independente do desejo expresso pelo paciente e família. ( ) Os serviços de saúde do SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. ( ) O dever do Estado de garantir saúde não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade. ( ) A assistência à saúde é livre à iniciativa privada. Assinale a sequência correta.
A Lei nº 8.080 de 1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Seu artigo 5º arrola os objetivos do Sistema Único de Saúde SUS, que são:
I. identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
II. formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º desta lei.
III. assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
IV. preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.
Os objetivos dispostos pelo artigo 5º são aqueles expressos apenas nas asserções
Com base nas disposições da Lei 8.080/90 acerca da Saúde do Trabalhador, analise as afirmativas a seguir. I. A assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho faz parte da Saúde do Trabalhador. II. A avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde, não está diretamente incluída na Saúde do Trabalhador, embora possa, eventualmente, fazer parte dela. III. A Saúde do Trabalhador abrange a revisão periódica da listagem oficial de doenças originadas no processo de trabalho, tendo na sua elaboração a colaboração das entidades sindicais. Está correto o que se afirma em
Quanto ao direito das crianças com deficiência:
A organização dos serviços de saúde em níveis de atenção diferenciados, de forma a garantir o acesso conforme a complexidade requerida para cada caso, diz respeito ao princípio da:
De acordo com a Lei 8.080/90, a qual dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, assinale a alternativa que apresenta de forma correta os princípios do SUS.
Conforme a Lei nº 8.080/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, compete à direção municipal do Sistema Único de Saúde (SUS):
No Artigo 6º da Lei nº 8080/1990, estão descritas as ações que devem ser executadas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa incorreta:
De acordo com a Constituição Federal de 1988, o atendimento integral à saúde deve priorizar as atividades:
Com base na Lei n.º 8.080/1990 e no parâmetro para atuação de assistentes sociais na política de saúde, julgue o próximo item.
A execução de ações na área da assistência terapêutica integral e a colaboração na proteção do meio ambiente estão listadas como campo de atuação do Sistema Único de Saúde.
De acordo com a Lei Orgânica da Saúde – Lei nº 8.080/90, estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):
I - A ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde;
II - A fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano;
III - A formulação e execução da política de sangue e seus derivados.
Dos itens acima:
A descentralização politico-administrativa deve:
A garantia que todos os cidadãos brasileiros têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde, diz respeito ao seguinte princípio do SUS:
Considerando a Lei 8.080/90, analise as alternativas e marque a opção incorreta.
Das Atribuições e Competências dispostas na Lei 8.080/90, marque a alternativa correta.