Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 29 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado

Acerca da formação da opinião pública, julgue o item que se segue.

A opinião pública decorre das massas que, tendo um objetivo de observação, expressam seu apoio ou sua discordância durante a análise das proposições controvertidas.

Julgue o item a seguir, referente à opinião pública e seus conceitos.

A opinião pública tem sua origem no debate público, tendo em vista que, dificilmente, uma pessoa, isoladamente, conceba uma opinião. Diversas fontes são levadas em conta na formação da opinião de uma pessoa, tais como as pessoas com que ela se relaciona e as informações que recebe diariamente das diversas mídias com que convive.

A comunicação organizacional, segundo a estudiosa da área Margarida Kunsch, aglutina várias modalidades comunicacionais que se expressam no interior das organizações, tais como a

Considere as seguintes asserções:

I. O gerente de comunicação de uma organização deve, ele próprio, ser um comunicador hábil capaz de gerenciar e liderar uma equipe que se faça realizar o planejamento em sua área

PORQUE

II. toda a equipe deve compartilhar visão abrangente da economia, da política e do mundo que a cerca em sua prática profissional (mundo dos negócios em empresas privadas, leis e regulações na gestão pública, por exemplo). É correto afirmar que

Os fatores que determinam o planejamento das áreas que integram a comunicação integrada são

Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.

O relações-públicas tem uma visão sistêmica da organização; por isso, é exigência dos conselhos de relações públicas que as áreas de comunicação nas empresas devam ser comandadas por esse profissional.

Os veículos de comunicação dirigida são instrumentos por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade de atingir o público receptor. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Correspondências, mala direta, relatórios e spots são veículos de comunicação dirigida.

Julgue o item a seguir, referente à opinião pública e seus conceitos.

É difícil conceituar opinião pública, tendo em vista que existem dezenas de conceitos e muitos deles já se popularizaram. Entretanto, o conceito de opinião pública está frequentemente relacionado aos resultados de pesquisas. Dessa forma, opinião pública seria a somatória do conjunto de opiniões individuais.

No que se refere à comunicação, julgue o item subsequente.

A audiência é composta por um grande número de pessoas que podem ou não ter algo em comum, exceto o fato de todas estarem recebendo a mesma comunicação transmitida, para serem caracterizadas como tal.

Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.

O relações-públicas tem a responsabilidade de assessorar as decisões da empresa, criar planos de desenvolvimento do público interno e estabelecer programas que minimizem situações indesejadas, como gerenciamento de crises, antecipando situações que possam vir a causar impactos negativos na empresa.

Acerca da formação da opinião pública, julgue o item que se segue.

A opinião pública substituiu as intensas demonstrações das multidões instadas por oradores brilhantes, que, por meio da retórica e de símbolos, determinavam o comportamento coletivo.

No que se refere à comunicação, julgue o item subsequente.

De modo simplificado, o processo da comunicação pode ser representado pelo seguinte esquema: um transmissor dirige uma mensagem através de alguma forma ou meio para um receptor, sobre o qual ela, mensagem, causa determinado efeito.

Julgue o próximo item, relativo a comunicação e sociedade.

As representações sociais dão uma forma definitiva a objetos, pessoas ou acontecimentos, sintetizando novos elementos aos já existentes. Mesmo quando não se encaixa perfeitamente na forma pré-estabelecida, o objeto ou pessoa é forçado a assumir determinada forma, sob pena de não ser compreendido nem codificado.

No que se refere a relações públicas e comunicação organizacional, julgue o item subsequente.

Em uma organização, o relações-públicas é o profissional que possui a competência necessária para efetivar diálogos duradouros com os diversos públicos da organização, sendo uma de suas atribuições superar uma situação atual desfavorável para um posicionamento futuro mais coeso e direcionado ao objeto social que se pretende modificar.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282