O termo e-mail pode ser definido de três formas diferentes: I. e-mail é um gênero textual; II. e-mail é um sistema de transmissão de mensagens eletrônicas; III. e-mail é um endereço eletrônico.
Em relação à definição de e-mail como gênero textual (I), é correto afirmar que
A redação oficial deve obedecer às regras da norma culta e aos princípios estabelecidos pelos manuais oficiais. Desse modo, para dirigir-se aos chefes de Poder, utiliza-se a expressão “Excelentíssimo” ou Excelentíssima”, seguida do cargo respectivo.
As demais autoridades:
Considerando a importância da manutenção do paralelismo sintático na redação de documentos oficiais, assinale a alternativa em que o
paralelismo é mantido.
No que diz respeito à identificação do expediente, o Manual de Redação da Presidência da República orienta que os documentos oficiais devem ser identificados com o nome do documento, a indicação de numeração e as informações do documento, que estão corretamente exemplificados em:
Uma característica da redação oficial é a impessoalidade, devidamente exemplificada com o seguinte enunciado:
É correto afirmar que, na elaboração de um ofício,
Para manter a formalidade e a padronização nas documentações oficiais, não basta utilizar corretamente os Pronomes de Tratamento.
Qual das recomendações abaixo NÃO contribui para a formalidade e padronização nas documentações oficiais?
O Texto a seguir refere-se aos itens 16 a 25.
OFÍCIO Nº 155/2017/CMNS
Nova Serrana-MG, 03 de maio de 2017.
A Sua Excelência o Senhor
José de Souza
Prefeito
Prefeitura de Nova Serrana-MG
Assunto: Solicitação
Senhor Prefeito,
1 Com cordiais cumprimentos deste gabinete, venho solicitar a Vossa Excelência maior detalhamento e justificativa sobre os processos licitatórios 56/2017, pregão presencial 27/2017 (empresa, planejamento e organização de práticas esportivas para a festa do trabalhador) e 28/2017, PL 57/2017, RP 19/2017 (aquisição de picolés).
2 Tendo em vista a necessidade de transparência e de otimização dos recursos públicos sob nossa responsabilidade, e ante as demandas tão complexas e urgentes em nosso município, solicito mais informações sobre as questões supracitadas.
3 Diante do exposto, deixo meus votos de estima e consideração.
Respeitosamente,
João da Silva
Vereador
Adaptado de: https://www.novaserrana.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/1559/comunicado--respostas-de-oficios. Acesso em: 16 mar. 2022.
Considerando os aspectos linguísticos e semânticos do texto, julgue o seguinte item.
As expressões “Sua Excelência” e “Vossa Excelência” são empregadas no texto para se referir à terceira e à segunda pessoa do discurso, respectivamente.
O Texto a seguir refere-se aos itens 16 a 25.

Considerando as orientações referentes à Redação Oficial, julgue o seguinte item.
A utilização de “Sua Excelência” no endereçamento e de “Vossa Excelência” no corpo do texto fere o princípio da padronização na escrita oficial.
De acordo com as normas oficiais apontadas para esse tipo de documento, assinale a alternativa correta.
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, a estrutura dos atos normativos é composta por dois elementos: a ordem legislativa e a matéria legislada. A ordem legislativa compreende a parte preliminar e o fecho da lei ou decreto e a matéria legislada diz respeito ao texto ou ao corpo do ato. Na ordem legislativa sobre as partes do ato normativo, este é estruturado em três partes: parte preliminar, parte normativa e parte final.
Assinale a alternativa incorreta quanto aos componentes da parte preliminar.
Para a produção de documentos oficiais que mantenham a correção gramatical, a concisão, a precisão e a formalidade, é importante
compreender a estrutura da língua portuguesa, sabendo identificar, evitar e corrigir problemas sintáticos, quando for necessário. Dessa forma, uma das regras a se observar indica que o sujeito da oração não pode ser preposicionado.
Em qual alternativa há uma oração que atende corretamente a essa regra?
A respeito da redação de expedientes, julgue o item a seguir.
A redação oficial deve atender sempre ao interesse geral dos cidadãos

Considerando o texto CB1A1-I, constituído de uma portaria hipotética, e as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item seguinte.
Inexiste ementa nessa portaria porque o propósito comunicativo do documento apresentado é tratar de uma questão de pessoal.