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Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, julgue:

Quando da redação de e-mail que possa ser considerado um documento oficial, devem-se usar os mesmos parâmetros de redação dos demais documentos oficiais, o que inclui linguagem adequada

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O correio eletrônico tem sido amplamente utilizado nos ambientes corporativos e, enquanto gênero textual, o e-mail pode ser considerado como uma comunicação oficial. De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, assinale a alternativa correta a respeito dos e-mails profissionais.

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Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca da redação oficial, julgue o item a seguir.   

De acordo com a legislação vigente, o e-mail institucional tem valor documental e, por isso, deve ser aceito como documento original.

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Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, julgue o próximo item  

O email, como gênero textual, não é considerado um documento oficial

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Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue:

Entre os documentos oficiais, o email é o que apresenta maior flexibilidade formal, uma vez que, nesse tipo de comunicação, se admite o uso de abreviações como vc e pq.

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Analise as afirmações sobre o uso do Correio Eletrônico (E-mail) nas redações oficiais e responda o que se pede.

( ) Sua utilização tornou-se prática comum apenas nas correspondências do âmbito privado.
( ) Atualmente o e-mail pode ser considerado um documento oficial.
( ) Por ter baixo custo e ser muito rápido, o e-mail transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos oficiais.
( ) A estrutura do e-mail é muito flexível, por isso, pode-se usar uma linguagem incompatível com a dos documentos oficiais.
( ) O local e a data são obrigatórios no corpo da mensagem.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

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Assinale a alternativa que apresenta os parâmetros da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira que devem ser atendidos para que o correio eletrônico seja aceito como documento original e tenha valor documental.

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O correio eletrônico (e-mail) é, sem dúvida, atualmente um dos mecanismos mais utilizados para a troca de mensagens entre órgãos e instituições e para o envio de documentos oficiais. Considerando-se as regras da redação oficial para este gênero, é correto afirmar que

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Leia este texto para responder à questão.

O Manual de Redação da Presidência da República recomenda que, na comunicação oficial, os e-mails NÃO devem:

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Por seu baixo custo e celeridade se transformou na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. A afirmação acima refere-se à definição de:

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Leia as proposições sobre o Correio Eletrônico. I- O e-mail tem uma estrutura flexível, entretanto, deve-se empregar uma linguagem compatível com a redação oficial. II- O correio eletrônico (e-mail), por ser uma forma de comunicação, relativamente nova, é proibido nas correspondências oficiais. III- O campo “Assunto” do formulário do e-mail mensagem deve ser preenchido de modo a facilitar tanto a organização documental do destinatário quanto do remetente. IV- O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem NÃO deve ser preenchido para garantir o sigilo que é exigido nos documentos oficiais. Está CORRETO o que se afirma em

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De acordo com o Manual de redação da Presidência, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceita como documento original, é necessário que se ateste a identidade do remetente, através de:

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De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa CORRETA.

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De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, marque a alternativa INCORRETA no que se refere ao correio eletrônico:

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Sobre o Correio Eletrônico (e-mail) nas correspondências oficiais, NÃO é verdadeiro:

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GABARITO:

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