Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca da redação oficial, julgue o item a seguir.
Entre as características da redação oficial incluem-se a objetividade, a impessoalidade e a informatividade
Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca da redação oficial, julgue o item a seguir.
O vocativo, nas comunicações oficiais, deverá ser sempre seguido de vírgula.
Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, julgue o próximo item
Na redação de documentos oficiais, o uso do padrão culto é indispensável, uma vez que esse tipo de linguagem ameniza, por exemplo, diferenças regionais
Tradicionalmente, o emprego dos pronomes de tratamento adota a segunda pessoa do plural, de maneira indireta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige. Qual o pronome de tratamento (abreviatura) usado para Senador da República?
Analise a frase a seguir.
O __________ é o documento pelo qual o indivíduo interessado solicita ao Poder Público algo que ele acredite que lhe pertença ou que deva usufruir, ou ainda para se defender de determinada prática ou situação que o lese de alguma maneira.
Marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
Texto CB1A1-I
O número inferior de mulheres criminosas e a desconsideração do feminino fizeram com que há muito a criminalidade feminina fosse incorporada aos estudos da criminalidade masculina, processo este que resultou em total desprezo pelas poucas pesquisas acerca das mulheres em situação de encarceramento. Essa realidade se deve principalmente ao fato de que a criminologia nasceu de um discurso proferido por
homens, para homens e sobre mulheres. Assim, produziu-se invariavelmente o que a criminologia crítica feminista denominou como dupla violência contra a mulher, pois, desde o seu surgimento, agrediu as mulheres e o sistema de relações de que ela fazia parte.
O livro Mulheres na Prisão: um estudo qualititativo, escrito por três pesquisadoras, faz uma imersão corajosa nos submundos das prisões femininas e provoca nosso olhar para as mazelas da vida na prisão, em que o gênero é marcador central da realidade sombria a que estão submetidas as mulheres presas. No entanto, não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere. Mais que um texto voltado a dar visibilidade às questões referentes ao aprisionamento feminino, as autoras constroem um estudo que apresenta experiências concretas e
apontam saídas a partir de propostas de políticas públicas que garantam a atenção aos direitos humanos ou que apontem possibilidades reais de projetos de vida fora da prisão.
Naiara C. Silva. Mulheres na prisão: uma imersão aos submundos do
encarceramento feminino. In: Pretextos - Revista da Graduação em
Psicologia da PUC Minas, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018. (com adaptações).
Considerando o texto CB1A1-I e a redação oficial, nos termos do Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item a seguir.
O primeiro parágrafo do texto poderia ser corretamente utilizado como introdução de ofício cujo conteúdo fosse a apresentação de bibliografia sobre o encarceramento feminino.
Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, julgue:
No endereçamento das comunicações dirigidas às autoridades superiores, devem-se empregar os seguintes pronomes de tratamento: "A Vossa Excelência o Senhor" ou "A Vossa Excelência a Senhora".
Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, julgue:
Nas comunicações oficiais, aboliu-se o uso dos vocativos Digníssimo (DD) e de Ilustríssimo (Ilmo.).
Carlos, servidor público ocupante do cargo de analista administrativo, está redigindo um e-mail de resposta a uma solicitação realizada por João, auxiliar de gestão de pessoas do mesmo órgão em que Carlos trabalha.
Com base nessa situação hipotética e no disposto no Manual de Redação Oficial da Presidência da República, assinale a alternativa que apresenta o fecho que Carlos deverá utilizar no e-mail profissional que está redigindo.
Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca da redação oficial, julgue o item a seguir.
De acordo com a legislação vigente, o e-mail institucional tem valor documental e, por isso, deve ser aceito como documento original.
Em relação a correspondência e redação oficial, o decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019, que dispõe sobre a forma de tratamento empregada na comunicação, oral ou escrita, com agentes públicos da administração pública federal direta e indireta, e sobre a forma de endereçamento de comunicações escritas a eles dirigidas diz que o único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é___________, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião.
Marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna.
As correspondências no âmbito da redação oficial são utilizadas pela administração pública, é o meio pelo qual o poder público redige atos normativos e comunicações oficiais. São exemplos de correspondências oficiais:
Acerca da correção gramatical dos trechos apresentados e da adequação da linguagem à correspondência oficial, julgue o item
Solicito o encaminhamento à esta Comissão de Fiscalização e Controle com a máxima urgência, o documento original de denúncia do registro irregular da Clínica de Odontologia DTL, para o devido apensamento ao Processo que deu origem, conforme os procedimentos legais previstos.
Cada alternativa apresenta uma sugestão de redação (com números identificadores fictícios) para o parágrafo introdutório do documento em questão. Com base nas orientações e determinações contidas no Manual de redação da Presidência da República, assinale a alternativa que apresenta a versão correta (uso da norma padrão da língua portuguesa: pontuação, concordância, regência, colocação pronominal).
Conforme o Manual de Redação da Presidência da República, a clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, não sendo nele admitidas ambiguidades.
Tal característica, necessária ao texto oficial, é encontrada na seguinte frase: