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Folha de respostas:

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    • Certo
    • Errado
  • 12
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    • c
    • d
    • e

No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes. 
(Manual de Redação da Presidência da República, 2018, p.16.)

Qual dos atributos da Redação Oficial mais contribui para a afirmativa acima?

Para manter a formalidade e a padronização nas documentações oficiais, não basta utilizar corretamente os Pronomes de Tratamento.
Qual das recomendações abaixo NÃO contribui para a formalidade e padronização nas documentações oficiais?

Com base no Manual de Comunicação e Escrita Oficial da Prefeitura Municipal de Curitiba, considere as seguintes afirmativas com relação à assinatura de documentos:

  1. Não deve constar linha no local da assinatura.
  2. Não se deve antepor título ao signatário (por exemplo, Dra. Fulana ou Cel. Sicrano), devendo ser usado apenas o nome do signatário.
  3. Quando duas pessoas assinam um documento, a superior assina à esquerda e a responsável pelo documento assina à direita. No caso de assinaturas dispostas verticalmente, a de cargo superior assina antes.

Assinale a alternativa correta.

Com base no Manual de Comunicação Escrita Oficial da Prefeitura Municipal de Curitiba, numere a coluna da direita, relacionando os tipos de documento com as respectivas definições.

  1. Declaração.
  2. Certidão.
  3. Despacho.
  4. Decreto.
  5. Atestado.

( ) Ato administrativo da competência dos chefes do Executivo (presidente da República, governadores, prefeito), utilizado para determinar o cumprimento de uma resolução.

( ) Decisão ou nota de autoridade pública em petições, requerimentos, etc., deferindo ou indeferindo caso submetido à sua apreciação.

( ) Documento que pode ser utilizado por qualquer pessoa, física ou jurídica, pública ou privada, para afirmar a existência ou inexistência de fatos, o conhecimento ou desconhecimento de algo.

( ) Documento pelo qual se afirma a veracidade de um fato ou a existência de uma obrigação. É emitido por pessoa que exerce cargo ou função e que, com sua autoridade, se responsabiliza pelo que está afirmando.

( ) Documento fornecido por autoridade competente a partir de solicitação ou requisição formal do interessado. Destina-se a comprovar a existência ou inexistência de fatos, dados ou atos que se encontram registrados ou arquivados em poder do expedidor.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

O documento firmado por servidor em razão do cargo que ocupa, ou função que exerce, declarando um fato existente, mas que não consta em livros, papéis ou documentos em poder da Administração é denominado:

Referindo aos tipos de CORRESPONDÊNCIA E DOCUMENTOS, é INCORRETO afirmar, EXCETO:

Conforme BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República. Referente ao emprego dos pronomes de tratamento obedece a secular tradição. São de uso consagrado: Vossa Excelência, para algumas autoridades, assinale a alternativa CORRETA:

De acordo com BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República: Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a:

De acordo com BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República. Assinale a alternativa que apresenta palavras escritas de forma CORRETA com a letra E:

Quanto ao Protocolo, assinale a alternativa CORRETA.

Considerando o documento hipotético XXXX n.º 01/2016/MRT, julgue os próximos itens com base nas NPD/UnB.

A numeração do ofício citado no segundo parágrafo do

documento está em conformidade com o padrão preconizado

nas NPD/UnB.

Assinale a alternativa correta em relação ao memorando.

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