Com relação ao emprego dos pronomes de tratamento e fechos de documentos de
comunicação oficial, é INCORRETO afirmar que
Um relatório constrói-se a partir de fatos. Não apresenta,
portanto, meras opiniões ou impressões. Embora não deva
ser relatado tudo o que foi observado, escolhem-se, entre o
material coligido, os aspectos definidores para os fins
desejados. Toda a observação deve ser acompanhada de
reflexão. A exposição dos acontecimentos deve seguir uma
ordem lógica. É de acordo com um espírito de síntese que os
dados são agrupados em torno de uma ideia central, coluna
vertebral que suportará os vários membros que comporão o
relatório. Entre as qualidades para relatar há a honestidade,
a objetividade e imparcialidade, a fidelidade, a utilidade, a
sobriedade e precisão, o método e a clareza.
Quando o relato corresponde fielmente aos
acontecimentos, sem que se tome partido, sem forçar os
fatos, sem dramatizar, o relatório atende a qualidade
denominada:
Machado, chefe de setor do MTE, encaminhou uma
mensagem de correio eletrônico a Alencar, chefe de patrimônio do
mesmo ministério, solicitando-lhe o envio, com urgência, de
material de expediente para a sua seção, conforme lista anexa à
mensagem. Machado não acrescentou ao e-mail certificação digital
nem utilizou o recurso “confirmação de leitura”, apesar de
disponível.
Com base na situação hipotética acima e no que dispõe o Manual
de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes
itens.
Na mensagem eletrônica enviada, para facilitar a organização documental, Machado deveria ter dado informações detalhadas acerca do arquivo anexado, e tê-lo encaminhado preferencialmente no formato pdf.
Assinale a opção correta acerca das comunicações oficiais.
Assinale a opção correta a respeito do padrão ofício.

Considerando o endereçamento de comunicação hipotética acima, assinale a opção correta.
Julgue os itens subsequentes, à luz do Manual de Redação da Presidência da República.
Caso a autoridade competente do MEC pretenda enviar aviso ao ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Informação, sua comunicação deverá obedecer aos princípios de impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e formalidade.
Julgue os itens subsequentes, a respeito do padrão ofício em comunicações oficiais, conforme o Manual de Redação da Presidência da República.
O fecho Respeitosamente não é empregado no aviso; o fecho Atenciosamente é empregado tanto no aviso quanto no ofício.
À luz das orientações presentes no Manual de Redação da
Presidência da República, julgue os próximos itens.
Os atributos da comunicação oficial, a exemplo da clareza,
concisão, formalidade e uniformidade, estão associados aos
princípios que, segundo a Constituição Federal, norteiam a
administração pública, como os da publicidade e da
impessoalidade.
Com relação à técnica legislativa, julgue os itens subsequentes.
Em observância à adequada técnica legislativa na redação de um texto legal, os artigos devem se desdobrar em parágrafos ou em incisos; os parágrafos em incisos, os incisos em alíneas e as alíneas em itens. Para a obtenção de ordem lógica do texto legal, deve-se, entre outros fatores, restringir o conteúdo de cada artigo da lei a um único assunto ou princípio.
À luz do Manual de Redação da Presidência da República,
julgue os itens a seguir, a respeito dos aspectos formais das
comunicações oficiais.
Em toda comunicação oficial, exceto nas direcionadas a
autoridades estrangeiras, deve–se fazer uso dos fechos
Respeitosamente ou Atenciosamente, de acordo com as
hierarquias do destinatário e do remetente.
Com base nas normas estabelecidas pelo Manual de Redação Oficial do TCDF para a elaboração de comunicações oficiais, julgue os itens subsequentes.
Em uma comunicação oficial destinada a administrador regional, cujo signatário seja o presidente do TCDF, é obrigatório o emprego não só da expressão Excelentíssimo Senhor administrador antes do nome do destinatário, mas também do fecho Atenciosamente.
Com base nas normas constantes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem.
Deve-se empregar o fecho Atenciosamente em comunicação oficial enviada a ministro de Estado pelo presidente da República.
De acordo com as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens seguintes.
Para comunicação entre unidades administrativas do MDIC, há dois expedientes do padrão ofício indicados: o memorando, em caso de assuntos urgentes; ou o ofício, quando se tratar de exposição de projetos, ideias e diretrizes.
À luz do disposto no Manual de Redação da Presidência da República a respeito da redação de correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.
Embora não haja uma forma rígida para a estrutura do correio eletrônico, deve-se empregar nesse documento linguagem compatível com as regras da comunicação oficial. Assim, em correio eletrônico destinado a um conselheiro do CADE, por exemplo, é permitido o emprego do vocativo Prezado Senhor Conselheiro e do fecho Cordialmente.