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O tipo de documento oficial que narra ou descreve de forma ordenada, com maior ou menor precisão, aquilo que foi discutido, apresentado, visto ou ouvido é

É a modalidade de comunicação pela qual se faz a narração ou descrição, ordenada, mais ou menos minuciosa, daquilo que se viu, ouviu ou observou. Essa modalidade faz parte das redações técnicas sendo muito importante para registrar uma atividade (participação num evento, visita a um equipamento cultural, atividade em sala e em grupo, relatar uma experiência, detalhes de uma pesquisa, apreciações sobre um livro, um filme, etc.). Essa é uma característica ____________________________ .

Analise as afirmativas acerca da correspondência técnico-oficial, usando a letra C para indicar a(s) certa(s) e a letra E para a(s) errada(s). Após, marque a alternativa correta com a sequência das letras de cima para baixo.

( ) O Atestado é um documento firmado por uma pessoa a favor de outra, atestando a verdade a respeito de determinado fato. Difere da certidão, porque enquanto esta prova fatos permanentes, o atestado se refere a fatos transitórios.

( ) Relatório é o documento através do qual se expõem os resultados de atividades variadas de uma organização, permitindo aos diretores e administradores conhecer e acompanhar fatos, situações e problemas que devam ser de seu conhecimento. Portanto, deve ser objetivo, informativo e apresentável.

( ) Considerando a natureza e finalidade do Parecer e do Relatório, pode-se dizer que os mesmos atendem a uma mesma estrutura textual e podem ser empregados em situações análogas.

( ) Procuração é o instrumento por meio do qual uma pessoa – física ou jurídica – outorga poderes a outra para agir em seu nome, a fim de cumprir com um determinado mandato. A pessoa que autoriza a outorga denomina-se outorgante e a pessoa que recebe a outorga como mandatário denomina-se outorgado.

( ) O instrumento utilizado para notificação pública, afixado em local de acesso dos interessados e publicado (integral ou resumidamente) nos órgãos da imprensa (oficial ou particular) denomina-se Edital.

( ) O Requerimento é um documento específico de solicitação coletiva, em que não se coloca a assinatura dos requerentes, mas apenas uma referência para identificá-los, usado especialmente para reivindicar algo a que julgam ter direito, como, por exemplo, o asfaltamento de uma determinada rua do bairro da cidade onde residem.

Em um órgão público, o chefe de um setor solicita a um funcionário a narração escrita de um fato ocorrido. Para atender, de modo coerente, à solicitação do chefe, esse funcionário deve produzir

O documento que se caracteriza pela descrição de fatos passados, analisados com o objetivo de orientar o servidor interessado ou o superior imediato para uma determinada ação, sendo, ainda, um documento oficial, no qual uma autoridade expõe a atividade de uma repartição ou presta conta de seus atos a uma autoridade de nível superior, é chamado de

Com base no Manual de Redação da Presidência da República,

julgue os itens a seguir, relativos ao formato e à linguagem das

correspondências oficiais.

O relatório é um documento que contém informações sobre tarefas executadas e(ou) sobre fatos ou ocorrências no serviço público.

Um relatório constrói-se a partir de fatos. Não apresenta,

portanto, meras opiniões ou impressões. Embora não deva

ser relatado tudo o que foi observado, escolhem-se, entre o

material coligido, os aspectos definidores para os fins

desejados. Toda a observação deve ser acompanhada de

reflexão. A exposição dos acontecimentos deve seguir uma

ordem lógica. É de acordo com um espírito de síntese que os

dados são agrupados em torno de uma ideia central, coluna

vertebral que suportará os vários membros que comporão o

relatório. Entre as qualidades para relatar há a honestidade,

a objetividade e imparcialidade, a fidelidade, a utilidade, a

sobriedade e precisão, o método e a clareza.

Quando o relato corresponde fielmente aos

acontecimentos, sem que se tome partido, sem forçar os

fatos, sem dramatizar, o relatório atende a qualidade

denominada:

Relatórios administrativos são comunicações produzidas pelos membros de uma organização, desde que requeridos ou utilizados pelos administradores. Eles podem ser, dentre outros, uma simples carta ou, ainda uma conferência, um quadro, um gráfico, uma tabela. Se o relato do fato ocorrer em conversa, o relatório administrativo será oral. Sendo assim, para maior eficácia de um relatório, ele deve ser elaborado a partir de técnicas como:

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