Com base nas normas constantes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem.
Em comunicações oficiais endereçadas a senador da República, deve-se empregar o vocativo Excelentíssimo Senhor Doutor.
A eficácia da comunicação oficial depende basicamente do
uso de linguagem simples e direta, chegando ao assunto que se
deseja expor sem passar, por exemplo, pelos atalhos das fórmulas
de refinada cortesia usuais no século passado. Ontem o estilo tendia
ao rebuscamento, aos rodeios ou aos circunlóquios; hoje, a vida
moderna obriga a uma redação mais objetiva e concisa.
Considere–se, entretanto, que não há uma forma específica
de linguagem administrativa, mas, sim, qualidades comuns a
qualquer bom texto, seja ele oficial ou literário, aplicáveis à redação
oficial: clareza, coesão, concisão, correção gramatical. Além disso,
merecem destaque algumas características peculiares identificáveis
na forma oficial de redigir: formalidade, uniformidade e
impessoalidade.
Manual de Redação Oficial do TCDF. — Brasília:
DIPLAN, 2003. p. 11. (com adaptações)
Considerando as informações veiculadas no texto acima e os
elementos fundamentais das práticas de redação oficial, julgue os
itens de 13 a 15, conforme o Manual de redação oficial do TCDF.
De acordo com as exigências de formalidade, uniformidade e
impessoalidade dos atos oficiais, é correta a utilização do fecho
Atenciosamente em documentos destinados a autoridades
superiores ao responsável pelo ato.
Acerca do formato das correspondências oficiais, de sua função e
da linguagem empregada nessas comunicações, julgue os itens a
seguir, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da
República.
O trecho a seguir é adequado para introduzir expediente que encaminha documentos solicitados anteriormente por meio de outro expediente: Encaminho, anexa, cópia do Ofício n.º 123, de 12 de agosto de 2014, da Superintendência de Administração e Finanças, que trata da alocação dos servidores recém–admitidos.
À luz do Manual de Redação da Presidência da República,
julgue os itens a seguir, a respeito dos aspectos formais das
comunicações oficiais.
Os adjetivos empregados em referência aos pronomes de
tratamento em uma comunicação oficial devem sempre estar
flexionados no masculino, de maneira a resguardar o requisito
da uniformidade na redação oficial.
Julgue os itens subsequentes, à luz do Manual de Redação da Presidência da República.
Em comunicações de mero encaminhamento de documento, só deverá haver parágrafos de desenvolvimento se o autor desejar fazer observações a respeito do documento encaminhado.
De acordo com as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens seguintes.
As comunicações assinadas pelo ministro titular do MDIC devem trazer o nome e o cargo, abaixo do local de assinatura, conforme o modelo a seguir.
(espaço para assinatura)
NOME
Ministro de Estado do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior
Segundo um Manual de redação oficial, a referência ao ano do documento deverá ser feita após a espécie e o número do expediente, seguido de sigla do órgão que o expede. Nesse caso, está certa a forma
É uma modalidade de comunicação oficial expedida
exclusivamente por ministros de Estado para autoridades de
mesma hierarquia. Tem como finalidade o tratamento de
assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública
entre si.
Com base nessas informações, assinale a alternativa que
corresponde ao expediente descrito.
O emprego do pronome de tratamento Vossa Excelência não é aceito para
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa que representa a concisão necessária em redação oficial.
Sobre o uso das formas de tratamento, ao dirigir-se a uma determinada autoridade, é correto afirmar que o pronome:
Muitas vezes, na elaboração de um documento oficial é necessária uma exposição de motivos em que se expressa opiniões, com o objetivo de obtenção de um despacho definitivo para um assunto a ser resolvido. Essa exposição de motivos também pode ser chamada
Considere as técnicas de redação para correspondências oficiais para responder à questão.
Estão indicadas, corretamente, como partes do documento no Padrão Ofício, sendo exemplos o aviso, o ofício e o memorando, todas as características citadas abaixo EXCETO:
Com base no documento hipotético acima, julgue os itens seguintes.
O documento apresentado não atende às recomendações do padrão ofício, visto que trata de assuntos distintos em um mesmo parágrafo.
Em relação às correspondências oficiais, julgue os seguintes itens.
O vocativo Prezado colega é adequado para compor um
memorando, modalidade de comunicação entre unidades
administrativas de um mesmo órgão, mas não um ofício, que se
destina à comunicação externa.