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O Manual de Redação da Presidência da República apresenta, de forma clara e detalhada, os princípios a serem seguidos na redação das comunicações oficiais. Considerando aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais registrados nesse Manual, marque V para o que for VERDADEIRO e F para o que for FALSO. ( ) Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares. ( ) Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário (exemplos: Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Senhora Ministra, Senhor Chefe de Gabinete). ( ) O cabeçalho e o rodapé do ofício não precisam conter as informações a seguir: nome do órgão ou setor; endereço postal; telefone e endereço de correio eletrônico. ( ) Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa, como atestam os exemplos: Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração / Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos. ( ) O correio eletrônico ("e-mail"), não tem uma forma rígida para sua estrutura, e, no que tange ao uso da língua, só não é permitido o uso de gírias. Por fim, nos termos da legislação em vigor, o correio eletrônico já tem valor documental e é aceito como documento original. A opção que contém a sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é

O ato de correspondência cujo objetivo do expediente é informar, propor uma medida, submeter projeto de ato normativo ou anteprojeto de lei denomina-se:

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais previstos no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item que se segue.

O pronome de tratamento adequado para se dirigir a vice-governadores e secretários de Estado é Vossa Excelência.

Ainda com base no Manual de Redação da Presidência da

República, assinale a opção correta a respeito das características

gerais dos diversos tipos de comunicação oficial.

Assinale a opção correta no que se refere às características dos

expedientes oficiais.


Com base no Manual de Redação da Presidência da República,

julgue os itens seguintes, relativos à correspondência oficial

hipotética apresentada.

A substituição do fecho “Atenciosamente” por Respeitosamente, apesar de denotar impessoalidade, característica dos textos oficiais, seria inadequada no expediente oficial em questão.

Xxx. 1032/SeTec

Goiânia, 15 de janeiro de 2015.

Ao Senhor Chefe do Setor de Documentação

Assunto: Oficinas de apresentação do novo sistema operacional

1. Como é sabido, recentemente adquirimos um novo sistema

operacional. Como se trata de um sistema muito diferente do

anterior, informo a Vossa Senhoria que o Setor de Tecnologia

(SeTec) oferecerá, entre os dias 26 e 30 de janeiro deste ano, uma

série de oficinas práticas para apresentação desse novo sistema aos

funcionários.

2. Por essa razão, solicito que, no período acima indicado,

Vossa Senhoria libere todos os funcionários do seu setor duas horas

antes do fim do expediente para que eles possam frequentar as

oficinas.

3. Devo mencionar, por fim, que a participação dos

funcionários nas oficinas é obrigatória, pois o novo sistema já

entrará em funcionamento no dia 20 de julho do corrente ano. Nessa

data, todos já deverão conhecê-lo e saber como operá-lo.

Atenciosamente,

(espaço para assinatura)

[nome do signatário]

Chefe do Setor de Tecnologia

!FimDoTexto!

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da

República, julgue os itens que se seguem, a respeito da

correspondência oficial hipotética Xxx. 1032/SeTec, anteriormente

apresentada, na qual o remetente e o destinatário são funcionários

de igual nível hierárquico de um mesmo órgão da administração

pública.

Dada a presença, no texto, do pronome de tratamento “Vossa Senhoria”, estaria adequada a substituição, no segundo parágrafo da correspondência em apreço, da forma verbal “libere” por libereis e do trecho “todos os funcionários do seu setor” por todos os funcionários do vosso setor.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da

República, julgue os seguintes itens.

A introdução de comunicação oficial de mero encaminhamento de documentos deve ser iniciada com a referência ao expediente que solicitou o envio de tais documentos, se for esse o caso.

Levando-se em conta o Manual de Redação da Presidência da República e as normas da língua culta no Brasil, as lacunas do memorando são preenchidas CORRETAMENTE por

Documento oficial destinado a funcionários de um setor, remetido pelo chefe do departamento com o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas:


Considerando o fragmento da comunicação oficial hipotética

anteriormente apresentado, julgue os próximos itens com base no

Manual de Redação da Presidência da República.

A linguagem empregada no documento hipotético em questão atende aos princípios de clareza, concisão e uso de linguagem formal e, portanto, é adequada à comunicação oficial.


Considerando o fragmento da comunicação oficial hipotética

anteriormente apresentado, julgue os próximos itens com base no

Manual de Redação da Presidência da República.

A estrutura do documento apresentado é adequada à composição de um ofício.


Acerca de aspectos gerais das correspondências oficiais

e com fundamento no Manual de Redação da Presidência

da República, julgue os próximos itens, relativos ao documento

oficial hipotético anteriormente apresentado — PORTARIA

STJ/GDG N.º 205

Caso o artigo primeiro do documento em apreço constituísse um caput seguido de um único parágrafo, este deveria ser identificado por extenso e seu texto deveria iniciar-se com letra maiúscula e encerrar-se com ponto final.



Acerca de aspectos gerais das correspondências oficiais e com

fundamento no Manual de Redação da Presidência da

República, julgue os próximos itens, relativos ao documento oficial

hipotético anteriormente apresentado — PORTARIA STJ/GDG

N.º 205

Em uma portaria, denomina-se epígrafe o trecho do texto que sintetiza seu conteúdo, de modo a permitir o conhecimento imediato da matéria, como na hipótese em questão: “Prorroga o prazo (...) dezembro de 2014”.


Acerca de aspectos gerais das correspondências oficiais e com

fundamento no Manual de Redação da Presidência da

República, julgue os próximos itens, relativos ao documento oficial

hipotético anteriormente apresentado — PORTARIA STJ/GDG

N.º 205

Caso o artigo primeiro do documento em apreço constituísse um caput seguido de um único parágrafo, este deveria ser identificado por extenso e seu texto deveria iniciar-se com letra maiúscula e encerrar-se com ponto final.

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