O e-mail passou a ser um meio de comunicação largamente utilizado nos meios oficiais; algumas garantias devem ser tomadas a fim de manter-se a segurança; entre elas:
Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das
correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo
com o Manual de Redação da Presidência da República.
Nos expedientes normalmente classificados com o padrão ofício, independentemente dos seus destinatários, são usados apenas os fechos Atenciosamente ou Respeitosamente, excetuando-se dessa prescrição os casos de comunicações oficiais dirigidas a autoridades estrangeiras.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República,
julgue os itens a seguir, relativos ao formato e à linguagem das
correspondências oficiais.
O relatório é um documento que contém informações sobre tarefas executadas e(ou) sobre fatos ou ocorrências no serviço público.
Com relação à técnica legislativa, julgue os itens subsequentes.
É vedado o aproveitamento do número de dispositivo cuja execução tenha sido suspensa pelo Senado Federal em face de decisão do STF, devendo a lei alterada manter essa indicação, seguida da expressão “execução suspensa pelo Senado Federal, na forma do art. 52, X, da Constituição Federal”.
À luz das orientações presentes no Manual de Redação da
Presidência da República, julgue os próximos itens.
Nas comunicações oficiais dirigidas a ministros de tribunais
superiores, deve–se empregar a forma de tratamento Vossa
Excelência. Caso possua o título de doutor, o ministro
destinatário pode, ainda, ser designado como doutor.
À luz das orientações presentes no Manual de Redação da
Presidência da República, julgue os próximos itens.
No envelope de uma comunicação destinada a um juiz de
direito, deve–se adotar o seguinte modelo de endereçamento:
Ao Senhor
[nome do juiz]
Juiz de Direito
Rua Tal, n.º 456
49000–000 — Aracaju – SE
Com relação às características gerais da redação oficial, julgue
os itens que se seguem.
A redação oficial consiste na comunicação tanto do poder
público quanto do particular, com o objetivo de transmitir
mensagem de interesse público relevante.
Com relação às características gerais da redação oficial, julgue
os itens que se seguem.
Todo expediente oficial deve ser claro, qualidade para a
qual concorrem a impessoalidade, a concisão e o uso do
padrão culto da língua.

Com base no texto de correspondência oficial acima apresentado e nas normas do Manual de Redação Oficial do TCDF, julgue os itens de 15 a 17.
O texto está redigido de acordo com os princípios da impessoalidade, clareza e concisão.
Machado, chefe de setor do MTE, encaminhou uma
mensagem de correio eletrônico a Alencar, chefe de patrimônio do
mesmo ministério, solicitando-lhe o envio, com urgência, de
material de expediente para a sua seção, conforme lista anexa à
mensagem. Machado não acrescentou ao e-mail certificação digital
nem utilizou o recurso “confirmação de leitura”, apesar de
disponível.
Com base na situação hipotética acima e no que dispõe o Manual
de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes
itens.
O e-mail encaminhado por Machado, além de estar inadequado quanto ao recurso “confirmação de leitura”, não pode ser aceito como documento original.
(...) A Sua Excelência o Senhor [nome do ministro] Ministro de Estado da Justiça [endereço completo]
Assunto: Encaminhamento de documento
Considerando a parte inicial da comunicação oficial acima apresentada, assinale a opção correta.

Considerando o endereçamento de comunicação hipotética acima, assinale a opção correta.
Senhor Ministro,
Convido Vossa Excelência a participar da sessão de encerramento do Fórum Nacional
da Educação Básica, a se realizar em 18 de maio de 2014, às 20 horas, no
auditório do Ministério da Educação, localizado na Esplanada dos Ministérios,
nesta capital.
Considerando o fragmento de comunicação oficial acima, julgue os itens a seguir,
com base no Manual de Redação da Presidência da República.
Caso o fragmento apresentado seja parte de um ofício, nele devem ser incluídos o endereço do destinatário, o nome do órgão ou setor do remetente e respectivos endereço postal, telefone e endereço de correio eletrônico.
A respeito das correspondências oficiais, julgue os próximos itens.
Os termos técnicos, as siglas, as abreviações e os conceitos específicos empregados em correspondências oficiais prescindem de explicação.
Considerando as tipologias documentais e a preservação de
documentos, julgue os próximos itens.
O ofício, o memorando e o processo são exemplos de tipos documentais.