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O e-mail passou a ser um meio de comunicação largamente utilizado nos meios oficiais; algumas garantias devem ser tomadas a fim de manter-se a segurança; entre elas:

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das

correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo

com o Manual de Redação da Presidência da República.

Nos expedientes normalmente classificados com o padrão ofício, independentemente dos seus destinatários, são usados apenas os fechos Atenciosamente ou Respeitosamente, excetuando-se dessa prescrição os casos de comunicações oficiais dirigidas a autoridades estrangeiras.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República,

julgue os itens a seguir, relativos ao formato e à linguagem das

correspondências oficiais.

O relatório é um documento que contém informações sobre tarefas executadas e(ou) sobre fatos ou ocorrências no serviço público.

Com relação à técnica legislativa, julgue os itens subsequentes.

É vedado o aproveitamento do número de dispositivo cuja execução tenha sido suspensa pelo Senado Federal em face de decisão do STF, devendo a lei alterada manter essa indicação, seguida da expressão “execução suspensa pelo Senado Federal, na forma do art. 52, X, da Constituição Federal”.

À luz das orientações presentes no Manual de Redação da

Presidência da República, julgue os próximos itens.

Nas comunicações oficiais dirigidas a ministros de tribunais

superiores, deve–se empregar a forma de tratamento Vossa

Excelência. Caso possua o título de doutor, o ministro

destinatário pode, ainda, ser designado como doutor.

À luz das orientações presentes no Manual de Redação da

Presidência da República, julgue os próximos itens.

No envelope de uma comunicação destinada a um juiz de

direito, deve–se adotar o seguinte modelo de endereçamento:

Ao Senhor

[nome do juiz]

Juiz de Direito

Rua Tal, n.º 456

49000–000 — Aracaju – SE

Com relação às características gerais da redação oficial, julgue

os itens que se seguem.

A redação oficial consiste na comunicação tanto do poder

público quanto do particular, com o objetivo de transmitir

mensagem de interesse público relevante.

Com relação às características gerais da redação oficial, julgue

os itens que se seguem.

Todo expediente oficial deve ser claro, qualidade para a

qual concorrem a impessoalidade, a concisão e o uso do

padrão culto da língua.

Com base no texto de correspondência oficial acima apresentado e nas normas do Manual de Redação Oficial do TCDF, julgue os itens de 15 a 17.

O texto está redigido de acordo com os princípios da impessoalidade, clareza e concisão.

Machado, chefe de setor do MTE, encaminhou uma

mensagem de correio eletrônico a Alencar, chefe de patrimônio do

mesmo ministério, solicitando-lhe o envio, com urgência, de

material de expediente para a sua seção, conforme lista anexa à

mensagem. Machado não acrescentou ao e-mail certificação digital

nem utilizou o recurso “confirmação de leitura”, apesar de

disponível.



Com base na situação hipotética acima e no que dispõe o Manual

de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes

itens.

O e-mail encaminhado por Machado, além de estar inadequado quanto ao recurso “confirmação de leitura”, não pode ser aceito como documento original.

(...) A Sua Excelência o Senhor [nome do ministro] Ministro de Estado da Justiça [endereço completo]

Assunto: Encaminhamento de documento

Considerando a parte inicial da comunicação oficial acima apresentada, assinale a opção correta.



Considerando o endereçamento de comunicação hipotética acima, assinale a opção correta.

Senhor Ministro,

Convido Vossa Excelência a participar da sessão de encerramento do Fórum Nacional da Educação Básica, a se realizar em 18 de maio de 2014, às 20 horas, no auditório do Ministério da Educação, localizado na Esplanada dos Ministérios, nesta capital.

Considerando o fragmento de comunicação oficial acima, julgue os itens a seguir, com base no Manual de Redação da Presidência da República.

Caso o fragmento apresentado seja parte de um ofício, nele devem ser incluídos o endereço do destinatário, o nome do órgão ou setor do remetente e respectivos endereço postal, telefone e endereço de correio eletrônico.

A respeito das correspondências oficiais, julgue os próximos itens.

Os termos técnicos, as siglas, as abreviações e os conceitos específicos empregados em correspondências oficiais prescindem de explicação.

Considerando as tipologias documentais e a preservação de

documentos, julgue os próximos itens.

O ofício, o memorando e o processo são exemplos de tipos documentais.

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