De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial tem como finalidade básica
São diversos os documentos usados para comunicação entre as instituições do nosso país. Considerando os documentos comerciais e oficiais, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando os documentos às respectivas descrições.
COLUNA I
1. Relatório administrativo
2. Circular
3. Edital
COLUNA II
( ) É um traslado, uma transcrição autêntica de leis, decretos ou posturas. Pode ser uma ordem oficial, aviso, citação etc., que se prende em local próprio e visível ao público para conhecimento geral.
( ) É uma comunicação que, reproduzida em muitos exemplares, é dirigida a muitas pessoas ou a um órgão. Serve para transmitir avisos, ordens ou instruções. Geralmente contém assunto de caráter ou interesse geral.
( ) É uma comunicação produzida por colaboradores de uma organização, desde que requeridas ou utilizadas pelos solicitantes. Pode ser uma simples
carta, uma conferência, um quadro, um gráfico, uma tabela etc. Pode ser realizado por texto ou oralmente. Saber onde estão as informações e como pesquisá-las é recurso indispensável.
Assinale a sequência correta.
A Mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens são enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da administração pública; para expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; para submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; para apresentar veto; enfim, fazer comunicações do que seja de interesse dos Poderes Públicos e da Nação. Em relação à forma e estrutura das mensagens, analise os itens abaixo e em seguida e assinale a alternativa correta:
A redação oficial tem como características essenciais, exceto
Julgue o item no que se refere à correção gramatical dos trechos apresentados e à adequação da linguagem à correspondência oficial.
Informamos aos senhores, de que o grupo de estudos formado para discutir o Projeto de Sustentabilidade Urbana que se reuniria no dia 14 de abril de 2020, com tudo, por motivos de força maior, a reunião foi adiada por prazo indeterminado.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue, acerca de aspectos da redação oficial.
O expediente denominado ofício é apropriado como forma de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
_____________ é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente por um Ministro de Estado ou por um Ministério.
O preenchimento CORRETO do espaço está na alternativa.
Considere as afirmativas abaixo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, quanto à identificação do expediente, os documentos oficiais
com relação à correção gramatical e à adequação da linguagem dos segmentos de texto à correspondência oficial, julgue:
Cumprimentando‐lhe pelo sucesso do empreendimento, o Presidente deste Conselho convida‐o para uma reunião a ser realizada em dois de março de 2020, às 14 horas, na sala de reunião da Presidência, de modo que, o senhor possa apresentar sua proposta de trabalho aos Conselheiros da Comissão de Administração.
Marcos Paulo, estudante de arquivologia da Universidade Kappa Delta estava em tarde de estudos sobre os pronomes de tratamento utilizados para Redação Oficial. Estava em dúvida sobre o vocativo a ser utilizado em Redação Oficial para se dirigir a um Deputado Federal. Para solucionar tal dúvida, consultou as regras de Redação Oficial e concluiu que o vocativo correto é:
No artigo 37 da Constituição Federal há um princípio do qual decorrem dois aspectos: o primeiro indica a obrigatoriedade de que a administração pública tenha como norte o interesse público; o segundo determina a abstração da subjetividade.
Esse princípio constitucional, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, justifica que a redação oficial deve ter como atributo(s)
Leia as proposições sobre o Padrão Ofício e responda o que se pede.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:
Leia as proposições a seguir sobre esses deveres fundamentais dos servidores públicos ao redigir documentos oficiais e coloque (V) para verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Após a redação fazer uma releitura para evitar erros e equívocos.
( ) Redigir documentos respeitando rigorosamente as normas do Manual de Redação da Presidência da República.
( ) Usar o Manual de Redação da Presidência da República, adequando-o ao perfil de público a que atende.
( ) Redigir documentos oficiais em uma linguagem transparente, clara, inteligível, pois, é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos.
( ) Em alguns documentos, o servidor público pode usar gírias, jargões, linguagem regional para que os cidadãos entendam melhor os documentos oficiais.
Está CORRETA a alternativa:
O tipo de documento oficial que narra ou descreve de forma ordenada, com maior ou menor precisão, aquilo que foi discutido, apresentado, visto ou ouvido é