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Folha de respostas:

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Segundo o Manual de Redação da Presidência, redação oficial é:

Redação oficial pode ser definida como a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. A Constituição Federal, no art. 37, fundamenta em seu texto: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios de __________________, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”. Completa-se a lacuna com o princípio de:

O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes, exceto:

Quanto à linguagem dos documentos oficiais, pode-se afirmar que


Leia o trecho de texto oficial abaixo. “XXXXXX Nº5, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2002. Aprova o Regimento Interno do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ. O CHEFE DA CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 9º do Decreto no 4.073, de 3 de janeiro de 2002, R E S O L V E: Art. 1º Fica aprovado, na forma do Anexo, o Regimento Interno do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ. Art. 2º Esta XXXXXXXX entra em vigor na data de sua publicação.” O texto, por sua estrutura formal e contexto sócio comunicativo, é chamado de

O domínio da correção ortográfica, do vocabulário e da maneira de estruturar as frases certamente contribui para uma melhor redação. Preencha os espaços abaixo com as palavras mais adequadas ortograficamente e, em seguida, responda o que se pede “A ___________ do resultado do concurso provoca uma grande ___________ nos candidatos e deixa ___________ quanto ao futuro”. Estão CORRETAS as grafias das palavras na alternativa

São características da redação oficial, EXCETO:

O servidor ocupante do cargo de Assistente Administrativo da Prefeitura Municipal de Quarto Centenário foi designado para elaborar os documentos oficiais da Secretaria Municipal da qual está lotado, pretende elaborar um documento para enviar ao Governo do Estado do Paraná solicitando apoio para um Projeto Social da municipalidade. Sobre o referido documento, é correto afirmar que:

A forma de tratamento empregada para Reitores das Universidades é:

A redação de um documento oficial, como um ofício, deve: I. caracterizar-se pelo uso do padrão culto de linguagem, pela clareza, concisão, formalidade e uniformidade;
II. usar, nos pronomes de tratamento, o gênero gramatical coincidindo com o sexo da pessoa a que se refere e não com o substantivo que compõe a locução;
III. usar Vossa Santidade para referir-se aos padres e demais sacerdotes.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

No que se refere à correspondência oficial, julgue o próximo item.

Em ofício encaminhado a ministro de Estado, deve ser empregado o vocativo Vossa Excelência Senhor Ministro.

O pronome de tratamento Vossa Excelência deve ser empregado oficialmente para se dirigir, entre outros,

Considere a seguinte introdução de um documento oficial:
Realizou-se, no Salão Nobre do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, a Reunião do Conselho Judiciário Estadual, sob a presidência do Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Guimarães Rosa, com o propósito de discutir as ações para promover a agilidade na tramitação de processos judiciais. Presentes o Senhor Juiz Titular da comarca de Natal, Joaquim Maria Machado de Assis, e a Senhora Juíza da Comarca de Mossoró, Clarice Lispector. Havendo número regimental, o Senhor Presidente do Tribunal de Justiça declarou abertos os trabalhos [...] Esse trecho é ilustrativo de um documento denominado

Na redação oficial, há três tipos de expedientes que se diferenciam mais pela finalidade que

pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Quanto a estes três expedientes, assinale a

alternativa CORRETA.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa CORRETA.

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