Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, “Uma das convenções estabelecidas na linguagem escrita 'consiste em apresentar ideias similares numa forma gramatical idêntica', o que se chama de paralelismo. Assim, incorre-se em erro ao conferir forma não paralela a elementos paralelos". (BRASIL, 2002).
Mariana Silva, servidora pública, lotada na UNIFAL-MG, ao elaborar um memorando, observou o uso do paralelismo na produção de gêneros do discurso oficiais, conforme determina o Manual de Redação.
Desse modo, qual foi o trecho escrito por Mariana?
Julgue o item a seguir no que diz respeito à forma de apresentação de documentos do Padrão Ofício, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.
Deve ser utilizado espaçamento duplo entre as linhas do texto e entre os parágrafos.
Considerando as características das comunicações oficiais, assinale a alternativa correta.
I. Em se tratando de encaminhamento de documento solicitado, deve-se mencionar a referência do expediente por meio do qual foi realizada a solicitação de encaminhamento, a exemplo deste excerto: “Encaminhamos, em anexo, o Relatório circunstanciado de acessibilidade do Instituto Federal do Tocantins - IFTO -, em resposta ao ofício-circular n.º 34/2016/GAB/SETEC-MEC, de 9 de dezembro de 2016."
II. O redator do documento oficial, a fim de tornar a mensagem mais rica de significados, pode se valer de figuras de linguagem.
III. Independente da formação escolar de seu destinatário, a comunicação oficial deve ser registrada em conformidade com a norma-padrão da língua.
IV. Caso o destinatário da comunicação oficial seja bacharel em Direito, não há oposição quanto ao uso de jargões jurídicos e de vocábulos de uso restrito à área de formação do destinatário.
V. É permitido ao signatário da comunicação oficial, em se tratando de chefe de setor, registrar em ofício ou memorando suas impressões pessoais a respeito do assunto tratado.
Assinale a alternativa correta:
A forma de tratamento e vocativo na correspondência oficial deve estar relacionada ao cargo e autoridades a quem a correspondência for dirigida.
Nesse contexto, está correto:
O processo de comunicação só se realiza plenamente satisfazendo as expectativas do emissor e do receptor, quando o texto for exposto em linguagem que atenda a certos requisitos. É INCORRETO afirmar que o requisito clareza, na redação oficial, decorre:
Considerando os documentos oficiais, o documento de comunicação formal entre agentes administrativos e o documento pelo qual autoridades transmitem ordens uniformes são, respectivamente:
Sobre a formas de Tratamento em comunicações oficiais, assinale a alternativa INCORRETA:
Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical do trecho apresentado e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Vimos agradecer a prestimoza colaboração de Vossa Senhoria no seminário de abertura da Semana de Odontologia realizado no mês de fevereiro desse ano.
Julgue o item que se segue, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Esclarecemos que, entre as competências do órgão, inclui‐se a execução de ações de controle e avaliação com vistas a monitorar o Sistema de Habitação do Distrito Federal.
Conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência, os documentos do padrão Ofício devem obedecer a seguinte forma de apresentação:
No envelope, o endereçamento das comunicações dirigidas às autoridades tratadas por Vossa Excelência, terá a seguinte forma:
Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o seguinte item, de acordo com o disposto no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).
A concisão é uma qualidade da redação oficial que atende ao princípio da economia linguística, segundo o qual se deve reduzir ao mínimo de palavras possível o conteúdo a ser comunicado, evitando-se redundâncias ou trechos inúteis.
Com relação a comunicações oficiais, julgue o item a seguir, com base nos preceitos do Manual de Redação da Presidência da República.
Entre outros objetivos, os atos oficiais visam regular o funcionamento dos órgãos públicos, o que só será alcançado se, em sua elaboração, for empregada a linguagem adequada. O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja principal finalidade é a de informar com clareza e objetividade.
De acordo com o Manual de Redação e Estilo da Apex-Brasil, assinale a alternativa que indica a oração na qual o emprego do sinal indicativo de crase é facultativo.
É a expressão de tratamento de nível mais elevado, usada na redação oficial para, entre outros, o Presidente da República, o Presidente do Congresso Nacional e o Presidente do Supremo Tribunal Federal: