A afirmação “se é domingo, então acordo tarde e tomo café na cama” é logicamente equivalente a:
Considere a afirmação:
Se os carregadores são fortes, então eles terminam rápido e não ficam cansados.
Uma alternativa que contém a negação lógica dessa afirmação é:
Nas figuras da sequência a seguir, a letra A sempre ocupa uma posição que será chamada de ponta. Já a letra B sempre ocupa uma posição que será chamada de fundo. Na 4ª figura da sequência, as duas letras estão em posições consecutivas, o que acontece também na 5ª figura e não acontece nas três primeiras figuras.
Sabendo que essa sequência foi criada com um padrão lógico, e que é ilimitada, então o número de vezes em que as duas letras estão em posições consecutivas, nas cento e nove primeiras figuras, é igual a
Duas torneiras abertas e com mesma vazão enchem um tanque, que estava vazio, em 18 horas. Se mais uma torneira, idêntica às duas, e com mesma vazão, fosse aberta, então o tanque seria completamente cheio em:
Cinco carros de corrida estão enfileirados aguardando a largada. Sabe-se que atrás do vermelho só há um carro e que na frente do azul só há um carro. O total de carros na frente e atrás do carro marrom são iguais. Se o carro amarelo está na frente do carro azul, então o carro laranja é o:
Considere verdadeiras as seguintes afirmações: • Todo professor é formado. • Nenhum formado é estrangeiro. Assinale a alternativa correta:
Sejam os conjuntos A = {-2,-1,0,1,2,3} , B = {0,2,3,5,6} e C = {-1,0,2,3,7} é correto afirmar que:
A: Se Marcelo compra um sorvete, ele está acompanhado.
B: Se Vânia acompanha Marcelo, ela toma um café.
C: Se alguém toma um café, paga o consumo de todos.
Com base nas proposições acima, julgue o próximo item.
Se Vânia e Marcelo acompanham um ao outro, então Vânia pagou o consumo de Marcelo.
Para analisar 12 processos, 3 técnicos demoram 8 dias, trabalhando 4 horas por dia. A eficiência de trabalho é uniforme.
Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item.
Se 4 técnicos analisam 15 processos em 6 dias, então são necessárias menos de 6 horas por dia para concluir o trabalho.
João, Felipe, Ana, Carla e Eduardo são cinco amigos que moram com seus avós viúvos: Antônio, Juvenal, Lucas, José e Maria, nas cidades de Teresina, Altos, Campo Maior, Timon e Parnaíba, não necessariamente nesta ordem.
Além disso, sabe-se que:
• Felipe não é neto de Antônio, Ana mora em Altos com sua avó e João não mora em Campo Maior.
• Quem mora em Teresina é neto de Juvenal, e quem mora em Campo Maior é neto de Antônio.
• Carla nunca foi em Parnaíba, mas conhece Teresina. Além disso, João não mora em Teresina.
• Por fim, a neta de Lucas toca violão e tem amigos em Campo Maior e Teresina.
Pode-se afirmar, com certeza, baseado nas informações acima, que:
Em uma sala de espera da Defensoria Pública, 20 pessoas estão aguardando o atendimento. São brasileiros, todos naturais da região sudeste do país.
Supondo que o local de nascimento dessas pessoas seja aleatório, a probabilidade de que os três primeiros a serem atendidos tenham nascido em diferentes unidades da federação é igual a:
Uma equipe formada por assistentes administrativos de um órgão público, trabalhando 5 horas por dia, realizou um certo trabalho administrativo em 32 dias. Se o número de horas diárias de serviço fosse aumentado para 8, nas mesmas condições de dificuldade, em quantos dias essa equipe de assistentes faria o mesmo trabalho?
Determine o valor lógico da sentença “ 52=25 ou 3 é par":
Um grupo de telefonista é constituído por cinco mulheres e três homens. Três telefonistas são selecionados ao acaso, a probabilidade de que ao menos um deles sejam mulher é:
O número de anagramas da palavra CONTADOR, que começam e terminam com consoantes é: