Atualmente, a extração em fase sólida é uma das
técnicas mais empregadas para a extração e/ou pré-
concentração de analitos presentes em matrizes
complexas. São realizadas cinco etapas entre os
procedimentos para uso deste método de extração:
I. Ativação do sorvente
II. Condicionamento do sorvente
III. Introdução da amostra
IV.Limpeza da coluna
V. Eluição e coleção do analito
É INCORRETO afirmar:
A introdução da amostra na cromatografia gasosa pode ser realizada por diferentes métodos de injeção de amostra. Leia atentamente as alternativas a seguir e escolha a INCORRETA:
Ao analisar por inserção direta em ESI-MS, no modo
positivo, uma amostra desconhecida dissolvida em
metanol, um técnico de laboratório observou apenas
picos com baixa relação sinal/ruído. Para melhorar a
qualidade da análise da amostra, o técnico pensou
em diversas alternativas:
I. Concentrar a amostra evaporando parte do
solvente e analisar novamente.
II. Analisar a amostra no modo negativo.
III. Adicionar TFA em uma alíquota da amostra e
analisar novamente.
IV.Adicionar ácido fórmico em uma alíquota da
amostra e analisar novamente.
V. Diluir em metanol uma alíquota da amostra e
analisar novamente.
VI.Limpar o equipamento, principalmente a fonte de
íons, e analisar novamente.
Assinale a opção correta:
Assinale a alternativa INCORRETA:
Para que os alunos verificassem a composição química de alguns
alimentos, o professor distribuiu seis diferentes tipos de
alimentos numerados, pedindo que os submetessem aos
seguintes testes:
I.esfregassem cada um deles sobre um papel absorvente; e
II.Pingassem uma gota de iodo diluído sobre cada um.
Os resultados desses testes foram registrados, de comum acordo
com a turma, no quadro.
A tabela a seguir mostra os resultados obtidos.

Em seguida, o professor pediu que os alunos escrevessem o
número dos alimentos que contivessem apenas gordura no
círculo da esquerda e, os que contivessem apenas amido, no
círculo da direita.
Na intercessão dos dois círculos deveriam ser colocados os
alimentos que contivessem gordura e amido. Para indicá-los, os
alunos deveriam escrever
Para demonstrar como as correntes de ar se formam, o professor de Ciências colocou um bastão de incenso aceso próximo à porta da sala, que estava ligeiramente aberta, e pediu aos alunos que, ao observarem o movimento da fumaça, constatassem que o ar entrava por baixo da porta e saía por cima. O experimento permitiu que os alunos concluíssem que o ar frio
Com relação às propostas construtivistas e suas derivações
pedagógicas na educação em ciências, analise as afirmativas a
seguir.
I. Buscam o engajamento ativo dos estudantes em seu processo
de aprendizagem.
II. Possuem uma organização conceitual constituída de forma
hierárquica.
III. Contribuíram muito para trazer modificações para as aulas de
ciências, apesar dos problemas epistemológicos e filosóficos
apontados por alguns autores.
Assinale:
Com relação à abordagem histórico-cultural nas aulas de
Química, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) As ideias de Vygotsky e Bakhtin constituem-se como
referenciais teóricos coerentes.
( ) A linguagem assume, nessa perspectiva, um papel
constitutivo na elaboração conceitual.
( ) A história das ciências assume, nesta perspectiva, um papel
constitutivo na elaboração conceitual.
As afirmativas são, respectivamente,
O triângulo apresentado a seguir representa objetos de interesse
da Química, colocando no centro os materiais e substâncias e, em
cada um dos vértices, aspectos diferentes do conhecimento
químico com eles relacionados.

Segundo a proposta de MACHADO, (2014, p. 157) os vértices
desse triângulo devem corresponder aos seguintes aspectos:
O uso de detergentes na limpeza doméstica e a aplicação de fertilizantes nas lavouras provocam sérios problemas de poluição aquática porque os fosfatos presentes nessas substâncias, como são excelentes nutrientes, podem provocar um excessivo crescimento de algas, o que pode causar o fenômeno da
Os efluentes domésticos e industriais são importantes fontes de
matéria orgânica para águas superficiais. Geralmente, as estações
de tratamento de efluentes apresentam níveis de tratamento
primário, secundário e terciário que dependem do tipo de
efluente que entra e da qualidade desejada para o efluente que
sai.
Sobre os níveis de tratamento de efluentes, analise as afirmativas
a seguir.
I. O tratamento primário consiste na remoção de sólidos
grosseiros e areia, aumentando a demanda bioquímica de
oxigênio.
II. O tratamento secundário consiste na remoção da matéria
orgânica dissolvida e em suspensão.
III. O tratamento terciário consiste na remoção de poluentes
específicos e dos que não foram eficientemente removidos
no tratamento secundário.
Assinale:
A quantidade de matéria orgânica em águas superficiais e
residuais pode ser expressa por meio da demanda química de
oxigênio (DQO).
A principal reação para estimar o teor de material orgânico em
águas pode ser representada como:

Sobre essa reação, analise as afirmativas a seguir.
I. A matéria orgânica é reduzida formando CO2.
II. O dicromato atua como agente oxidante.
III. O dicromato doa elétrons para a matéria orgânica formarCO2.
Está correto o que se afirma em
Em relação aos princípios básicos de
segurança no laboratório, assinale os itens
abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
I - Em caso de ingestão de produtos químicos,
recomenda-se provocar vômito, se a vítima
estiver consciente e o produto ingerido não for
corrosivo, tipo ácido e base.
II - Nunca armazenar soluções em vidrarias
de preparo, pois alguns sais pouco solúveis
podem levar muito tempo para se dissolver;
nunca abrir frascos reagentes antes de ler
o rótulo; e não testar substâncias químicas
pelo odor ou sabor são recomentações para uso
correto de laboratório.
III - O armazenamento de produtos químicos
deve levar em consideração o tipo de produto
a ser armazenado: voláteis, corrosivos, tóxicos,
inflamáveis, explosivos e peroxidáveis, bem
como a incompatibilidade entre produtos.
IV - EPCs são equipamentos destinados a
proteger os usuários do laboratório em operações
com risco de exposição em que se podem ter
emanações de produtos químicos, risco de quebra
ou explosões de aparelhos de vidro, cortes com
vidrarias e ferramentas perfurocortantes.
Assinale a alternativa que apresenta uma série homóloga:
Em 1911, Rutherford elaborou uma experiência, na qual ele bombardeou com partículas alfa (provenientes de uma amostra do elemento polônio, que é radioativo) uma fina placa de ouro e atrás dessa placa colocou um anteparo recoberto com sulfeto de zinco, que é uma substância fluorescente, onde era possível visualizar o caminho percorrido pelas partículas alfa. Ele notou que a maior parte dessas partículas atravessava a lâmina, e pouquíssimas eram repelidas ou desviadas. Então, com essa experiência, Rutherford provou que o átomo consiste em: