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O esquema representa o processo de determinação do ponto de fusão de sólidos, tais

como o ácido benzoico. As dez etapas, em sequência lógica, que melhor expressam a

montagem do sistema para a determinação do ponto de fusão do ácido benzoico são:

10ª. Repetir o procedimento algumas vezes para comprovar o resultado.

Sabendo que o hidróxido de alumínio é o composto gelatinoso que aglutina impurezas presentes na água, ao tentar diminuir seu efeito, reage-se 1 mol do composto com 1 mol de ácido sulfúrico. Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE ao produto salino originado.

Uma análise química consiste na determinação dos componentes de uma amostra. Quando o objetivo é isolar e identificar os compostos químicos (elementos, íons, moléculas...), denomina-se análise qualitativa. Assinale a alternativa INCORRETA.

A técnica de precipitação é amplamente utilizada na química analítica. Os métodos gravimétricos são quantitativos e se baseiam em medidas de massa. Sobre a gravimetria, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

O laboratório de química é um ambiente no qual estamos sujeitos a muitos riscos químicos, biológicos, e de acidentes com a manipulação de aparelhos. Para manter um ambiente seguro para todos é necessário estar atentos a algumas regras de segurança. Sobra a segurança no laboratório, assinale as alternativas VERDADEIRAS.
I. EPI são equipamentos de proteção individual e podem ser definidos como dispositivos ou produtos de uso individual pelo trabalhador destinados à proteção de riscos à saúde e segurança.
II. Medidas de proteção coletivas, como a utilização de capelas de exaustão, podem ser descartadas, desde que o analista esteja utilizando seu equipamento de proteção individual.
III. Empregados que não utilizam os EPI’s necessários, embora o empregador tenha fornecido, podem sofrer sanções trabalhistas.
IV. EPI’s em mal estado de conservação e higienização podem se tornar fonte de contaminação.

Durante uma aula de Ciências foi montado o

seguinte experimento: dois béqueres foram

preenchidos com uma solução de bicarbonato de

sódio e neles foram colocados funis de vidro

contendo ramos de Elódea (planta aquática). Nos

dois funis, um tubo de ensaio foi emborcado

contendo água e algumas gotas de solução de

fenolftaleína e hidróxido de sódio até a boca (a

fenolftaleína adquire coloração rosada em meio

básico e incolor, em meio ácido). Estas montagens

foram feitas impedindo a entrada de ar nos tubos e

a formação de bolhas.

Um conjunto foi colocado em presença de luz e

outro foi mantido no escuro. Passado algum tempo,

comparou-se a quantidade de gás produzido pelas

plantas em ambos os conjuntos e a coloração da

solução de fenolftaleína. Também se verificou o tipo

de gás produzido, retirando-se os tubos de ensaio

dos sistemas (sem deixar escapar o gás no interior

dos mesmos, tampando-os com o dedo) e

introduzindo em cada um deles, uma piaçava em

brasa.

Sobre o experimento realizado, espera-se que:

Observe a equação da reação química a seguir, onde A, B e

C são valores de coeficientes da equação:


Caso seja feito o balanceamento da equação, os valores

corretos dos coeficientes A, B e C serão:

No laboratório, principalmente de Química, o acondicionamento de soluções ácidas e básicas deve ser uma prática adequada e correta, para evitar alteração na composição e outros danos. Das alternativas a seguir, indique a forma CORRETA de acondicionamento de solução de ácido sulfúrico e de solução de ácido fluorídrico, respectivamente:

Relacione o tipo de resíduo químico (coluna à esquerda)

com o respectivo exemplo (coluna à esquerda):

Tipo de Resíduos

Químicos

I. Básicos

II. Metais preciosos ou recicláveis

III. Oxidantes fortes

IV. Redutores fortes (exceto metais e ligas)

V. Solventes descartáveis

VI. Solventes recicláveis

Exemplo

( ) Soluções ou sais de dicromato, permanganato, hipoclorito, iodato, persulfato, bismuto (III). Solução de bromo, iodo, peróxido de idrogênio. Sólidos: bismutato de sódio, dióxido de chumbo e ácido crômico.

( ) Cabeça e cauda de destilação, solvente de limpeza, solventes contaminados de difícil purificação e misturas azeotrópicas.

( ) Hidrazina, soluções ou sais de sulfito, iodeto, tiossulfato, oxalato, ferro (II), estanho (II) e fósforo vermelho.

( ) Aminas, soluções de hidróxidos, soda cáustica, solução alcoolato e amônia.

( ) Solventes de HPLC, extração Sohxlet e rotaevaporados, e formol.

( ) Sais ou soluções contendo prata, ósmio, ouro, platina e rutênio.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA

de cima para baixo:

As variações de entalpia que ocorrem durante as reações químicas com frequência têm o mesmo interesse prático que as relações de massas, pois, no caso das reações de combustão, que envolvem combustíveis como o gás natural e petróleo, são realizadas cotidianamente mais pela energia térmica que liberam do que pelos seus produtos da combustão. Por exemplo, a combustão de 1,00 mol de metano, CH4, produz dióxido de carbono e água e libera 802 kJ mol–1 . Quando 3,00 mol de oxigênio reagem com uma quantidade estequiométrica de metano, qual é ?H para a reação?

Devido à grande emissão de gases lançados na

atmosfera, nas regiões mais populosas é evidente a

ocorrência da chuva ácida. Na sua precipitação, um

dos ácidos responsáveis pela acidez é o sulfúrico.

Um equilíbrio envolvido na formação desse ácido na

água da chuva está representado pela equação:

Considere que são colocados 6 mol de SO2, 5 mol

de O 2 e 4 mol de SO3 num recipiente fechado de 5,0 L

para reagirem até o sistema atingir o equilíbrio a dada

temperatura. A variação do número de mol dos gases

participantes está registrada no gráfico.

Nestas condições, a constante de equilíbrio, KC, é igual a:

Existem muitos motivos para estudar a velocidade

de uma reação, do ponto de vista prático, o

conhecimento das velocidades de reações é útil na

concepção de medicamentos, no controle da

poluição e no processamento de alimentos, bem

como nas aplicações de setores produtivos em

geral. Então para exemplificar, considere que a

velocidade de uma reação entre os compostos A e

B segue a lei de velocidade, . Com base nos dados da tabela abaixo, determine a

velocidade do Experimento 2 observada a mesma

temperatura do Experimento 1.

Qual o número de moléculas de glicose que existem em 200 mL de uma solução aquosa que, em seu preparo, se tenha dissolvido 18 g desse açúcar em água, completando-se o volume final com esse solvente para 2 L? Dado: 1 Da= 1,66 x10-24 g.
Assinale a alternativa CORRETA:

A Lei Federal nº 12.490/2011 regula e autoriza as várias atividades relacionadas a, entre outros, um biocombustí- vel líquido derivado de biomassa renovável. O principal componente desse biocombustível é o álcool etílico, que pode ser utilizado, diretamente ou mediante alterações, em motores a combustão interna com ignição por centelha, em outras formas de geração de energia ou em indústria petroquímica. Podendo ser obtido por rotas tecnológicas distintas, conforme especificado em regulamento, o biocombustível de que a Lei trata é o

Um litro de solução de fluoreto de amônio a 1000 ppm possui quantos g/L do soluto?

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