Uma mistura de hidrazina (N2H4) e peróxido de hidrogênio (H2O2) é utilizada como propelente para foguetes, segundo a equação de reação: N2H4 + 7H2O2 →2HNO3 + 8H2O
I. A massa de peróxido de hidrogênio necessária para reagir com 53,76 kg de hidrazina será de 399,84 kg.
II. A quantidade de água produzida a partir de 93,50 g de peróxido de hidrogênio será de 3,14 mol.
III. A massa de hidrazina (em kg) utilizada quando se obtém 7 kg de água é 1,56 kg.
IV. A quantidade de ácido nítrico obtida a partir de 0,8 kg de N2H4 é 50 mol.
V. Se misturarmos 272 g de hidrazina com 1190 g de peróxido de hidrogênio 160 g de hidrazina permanecerão em excesso.
Após analisar as afirmativas de I a V, assinale a alternativa correta:
A determinação da concentração total de Cálcio ( Ca ) por espectrometria de absorção atômica em chama ( F AAS ) pode ser realizada empregando-se a chama ar-acetileno ou a chama óxido nitroso-acetileno. Considerando que uma amostra de interesse para a determinação do referido elemento contenha fósforo (P ) na forma de fosfato ( PO 43- ), em concentração relativamente elevada em relação à concentração do analito, qual a alternativa com as afirmações corretas?
I) Recomenda-se a adição de concentração elevada de La3+ na forma de cloreto a todas as soluções envolvidas na análise, considerando-se a utilização da chama aracetileno como sistema de atomização.
II) Recomenda-se a adição de K+ ou Cs+ na forma de cloretos, a todas as soluções envolvidas na análise, considerando-se a utilização da chama óxido nitroso-acetileno como sistema de atomização.
III) A interferência de ionização pode ser eliminada utilizando-se a chama óxido nitrosoacetileno como sistema de atomização, ou adicionando-se um supressor (tampão) de ionização a todas as soluções envolvidas na análise.
IV) A interferência de ionização pode ser evitada empregando-se a chama ar-acetileno como sistema de atomização.
V) A determinação de Ca mediante o uso da chama ar-acetileno, independentemente de sua concentração em uma amostra, não exige a utilização de agente de liberação, até mesmo quando presente em uma matriz que contém uma concentração relativa muito elevada de P.
Qual dos fatores abaixo não afeta o tempo de retenção na cromatografia em fase gasosa?
O pico base em um espectro de massas é definido como
Ao comprar um xampu, vendido em supermercados, um consumidor verificou a seguinte informação no rótulo: sem sal. A composição do produto apresentava os seguintes compostos: lauril éter sulfato de sódio, formaldeído, ácido cítrico, perfume e silicone.
Esse xampu não pode ser considerado sem sal devido à presença de
O fermento biológico constitui-se de um fungo unicelular muito utilizado no preparo em receitas de pão caseiro. Há o costume, entre alguns cozinheiros, de colocar uma bolinha da massa em um copo com água. No início, a bolinha vai para o fundo do copo, porém, depois de algum tempo a bolinha fica flutuando na água. A flutuação da bolinha de massa indica o momento de levar a massa para assar.
A bolinha de massa flutua na água porque ocorre a liberação de gás
Ao separar as camisas coloridas de algodão, antes de colocá-las para lavar na máquina, uma pessoa percebeu que o colarinho de uma delas estava muito sujo e engordurado. Para retirar esse tipo de sujeira, ela utilizou um truque: aplicou xampu neutro sobre o colarinho da camisa, pois sabe que o xampu ajuda a tirar as manchas de gordura mais resistentes.
Na falta desse produto, um que o substitui para a mesma finalidade, conservando suas propriedades, é o(a)
Determine a estrutura da substância desconhecida baseando-se em sua fórmula molecular e nos seus espec-tros de RMN 1H e IV.
Sobre cromatografia gasosa, assinale V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas a seguir:
( ) Gás nitrogênio pode ser empregado como fase móvel.
( ) A temperatura do injetor influencia o tempo de retenção.
( ) O tempo de retenção é o tempo necessário que o analito injetado atinja o detector.
( ) A eficiência cromatográfica aumenta à medida que o número de pratos se torna menor.
( ) O detector de ionização de chama é adequado para hidrocarbonetos, como aqueles presentes nos óleos essenciais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de V e F de cima para baixo:
As técnicas COSY, HETCOR, 13C DEPT e desacoplamento de próton fora da ressonância foram desenvolvidas para, respectivamente:
Existem vários tipos de extintores para uso em diferentes classes de incêndio. Os principais deles são: o extintor de pó químico (NaHCO 3), que age por abafamento, interrompendo a combustão; o extintor de gás carbônico (CO2), que age por abafamento e resfriamento; o extintor de água (H2O), que age por resfriamento e, em parte, por abafamento; e o extintor de espuma mecânica, que age por abafamento e por resfriamento.
Com relação ao funcionamento desses tipos de extintores e aos seus componentes químicos, julgue os itens a seguir.
A primeira substância citada no texto — NaHCO3 — pode ser formada pela adição de CO2 a uma solução de hidróxido de sódio.
A respeito das propriedades químicas e físicas de determinados combustíveis, julgue o próximo item.
A gasolina é uma substância orgânica que reage com o oxigênio do ar.
Para uma molécula com mais de dois átomos o momento de dipolo depende tanto das polaridades das ligações individuais quanto da geometria da molécula. Considerando as seguintes moléculas poliatômicas, BF3, CO, SO2, CF4, NCl3 e SF2, quais são polares?
Substâncias no equilíbrio que estejam em fases diferentes dão origem aos equilíbrios heterogêneos. Um exemplo é representado pela equação a seguir:
A expressão da constante de equilíbrio que representa a referida equação é:
Um analista precisa preparar 500 mL de uma solução aquosa 0,2 mol L -1 de ácido clorídrico a partir de uma solução comercial da qual extrai-se do rótulo do recipiente as seguintes informações: Teor mínimo = 37% (m/m); Densidade = 1,18 g mL-1; Massa molar = 36,5 g mol-1 .
O volume da solução comercial, em mL, a ser utilizado pelo analista, deve ser de, aproximadamente,