São Especialidades da Psicologia, reconhecidas pelo Conselho Federal dessa profissão, exceto:
Na visão de Montezuma (2000), um dos dispositivos imprescindíveis no trabalho das equipes multiprofissionais em saúde mental, cuja “eficácia é barrar as predisposições imaginárias que vêm da cultura da instituição”, é:
Quando discute a questão dos direitos humanos de forma bastante crítica e atual, Santos (2009) defende a importância da interculturalidade, para a qual são necessárias algumas condições. Assinale a alternativa que apresenta uma destas condições.
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo. Sobre a Atenção Básica em Saúde, é correto afirmar.
Podemos dizer que os CAPS representem um dos importantes operadores das práticas inovadoras de transformação da vida das pessoas com sofrimento psíquico e a reabilitação psicossocial a estratégia utilizada para o alcance desse objetivo. Sobre a Reabilitação Psicossocial, é correto afirmar.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
Sobre a utilização da Intervenção Breve (IB) para abordagem do uso de álcool e outras drogas, é correto afirmar.
Leia as informações contidas nos parágrafos seguintes: Entre 08/11/2015 e 02/12/2017, o Ministério da Saúde foi notificado sobre 15.150 casos suspeitos de alterações no crescimento e desenvolvimento possivelmente relacionadas infecção pelo v rus i a e outras etiologias infecciosas, dos quais 1.987 (13,1%) foram excluídos após criteriosa investigação, por não atenderem às definições de caso vigentes. Quanto aos casos com investigação concluída, 6.718 (44,3%) foram descartados, 3.037 (20,1%) foram confirmados, 310 (2,0%) foram classificados como prováveis para relação com infecção congênita durante a gestação e 195 (1,3%) categorizados como inconclusivos. (Adaptado da Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico. Secretaria de Vigilância em Saúde, v. 49, n. 3, 2018). A Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) é um componente do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde que visa a promoção da saúde e a redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos agravos e doenças, bem como em seus determinantes, decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processo produtivos. Para tanto, a Visat promove ações, tais como: realização de análise das condições de saúde do trabalhador em ambientes e processos de trabalho; elaboração de protocolos, normas e regulamentos como forma de orientar organizações e trabalhadores recebimento de denúncias e reclamações proposição de políticas públicas de promoção saúde; de entre outras. (Adaptado da Fonte BRASIL . Ministério da Saúde de. Secretaria de Vigilância em Saúde de. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: [recurso eletrônico]/Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação - Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. – 2. ed. atual. – Brasília: Ministério da Saúde, 2017, p. 653 -662). Como é possível de se verificar pelas informações acima apresentadas, a Vigilância em Saúde compreende processos amplos de trabalho e de atuação em toda a rede de atendimento à saúde, incluindo o trabalhador psicólogo em diversas das ações. As responsabilidades e diretrizes para a execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde estão previstas, primordialmente, na Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013, e na Portaria de Consolidação no 4, de 28 de setembro de 2017. Acerca da Vigilância em Saúde é incorreto afirmar que:
Sobre a atuação em Psicologia, analise se as assertivas seguintes estão de acordo com o que está previsto no Código de Ética Profissional: I. Atuar com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural, é um dos deveres do profissional da Psicologia. II. Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente, é um dos princípios fundantes. III. Nos documentos que embasam as atividades em equipe multiprofissional, o psicólogo registrará, detalhadamente, todas as informações de seus atendimentos, deixando-as à disposição dos demais integrantes da equipe, para o cumprimento dos objetivos do trabalho. IV. O psicólogo, ao participar de atividade em veículos de comunicação, zelará para que as informações prestadas disseminem o conhecimento a respeito das atribuições, da base científica e do papel social da profissão. V. Para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente. Sobre as assertivas anteriores, quais estão corretas?
Os numerosos diagnósticos na infância têm levado à medicalização recorrente de crianças em idade escolar, em uma proporção que poderia ser classificada como epidêmica. Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP) "Medicalização é a transformação artificial de questões não médicas em problemas médicos [...] Questões coletivas são tomadas como individuais; problemas sociais e políticos são tornados biológicos" (CFP,2013,p 17). (Adaptado da Fonte: Conselho Federal de Psicologia (CEP) (2013). Subsídios para a Campanha Não à Medicalização da Vida: Medicalização na Educação. Brasília. Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Caderno_AF.pdf. Acesso em: 28 mai. 2018). Dentre os transtornos de neurodesenvolvimento mais frequentes na contemporaneidade, descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), está o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Sobre o TDAH analise as assertivas seguintes, se verdadeiras V ou falsas F: I. Os sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade devem ocorrer em conjunto, podendo ser leves ou não, podendo causar ou não prejuízos à vida social, familiar e escolar da criança. II. O TDAH é mais frequente no sexo feminino do que no masculino na população em geral, com uma proporção de cerca de 2:1 nas crianças e de 1,6:1 nos adultos. III. Manifesta-se antes dos 12 anos de idade, embora o diagnóstico possa se dar fora dessa idade, e se estende por toda a vida do indivíduo. IV. As manifestações do transtorno devem estar presentes em mais de um ambiente (por exemplo, em casa e na escola), embora seja comum os sintomas variarem conforme o contexto em um determinado ambiente. V. A escola pode ser central para o diagnóstico precoce. No entanto, equívocos de diagnósticos têm ocorrido, pela tendência em considerar o comportamento indisciplinado ou desatento como sendo o TDAH. A sequência correta, de cima para baixo, é:
As psicopatologias no contexto de trabalho do setor bancário têm chamado a atenção pelo aumento dos casos e pelas variadas formas com que se apresentam. Autores têm caracterizado este setor como de muita pressão pelo alcance de metas, competitividade entre colegas de trabalho, frequentes situações de assédio moral e de estresse, entre outros aspectos. Diante do contexto apresentado, analise o caso fictício seguinte “Um trabalhador do setor bancário privado, com 35 anos de idade, ocupante de cargo gerencial, procura por atendimento psicológico com as queixas de: falta de energia e de entusiasmo, sentimento de exaustão emocional, impaciência, irritabilidade, auto avaliação e realização negativas no trabalho, bem como dificuldade nos relacionamentos interpessoais com colegas, mencionando que pessoas próximas e queridas passaram a não ser importantes, sendo tratadas com insensibilidade emocional, como se fossem objetos. Também, foram relatadas ocorrências de esgotamento físico, cefaleias, náuseas, tensão muscular, dor lombar ou cervical, e distúrbios do sono”. Identifique a psicopatologia relacionada ao trabalho que melhor se relaciona ao relato de caso apresentado:
Vitor tem 7 anos, é órfão de pai e convive com a mãe, que detém a sua guarda. A avó paterna, Neuza, possui forte afeto pelo neto e o visita todos os finais de semana. A mãe de Vitor passa a se incomodar com tal situação no momento em que Neuza começa a invadir sua privacidade. Ela comunica a Neuza a intenção de residir em bairro mais distante e, em seguida, se muda com Vitor.
A criança é matriculada em outra escola e sua mãe recomenda que, caso a avó queira ver o neto no estabelecimento, seja fora dos horários de aula. As visitas de Neuza tornam-se menos frequentes e Vitor mostra-se cada vez mais frio, até o momento em que se recusa a ir para a casa da avó, preferindo permanecer no lar materno nos finais de semana. Neuza pretende ajuizar uma ação de alienação parental.
Com base na Lei nº 12.318/10, assinale a afirmativa correta.
Sobre a atuação do psicólogo como perito nos diversos contextos, segundo a resolução nº 017/2012 do CFP, analise as afirmativas a seguir.
I. O periciado deve ser informado acerca dos motivos, das técnicas utilizadas, das datas e do local da avaliação pericial psicológica.
II. A recusa do periciado ou de seu dependente em submeter-se às avaliações para fins de perícia psicológica deve ser registrada devidamente nos meios adequados.
III. A devolutiva do processo de avaliação deve direcionar-se para as impressões do perito, os resultados, as técnicas utilizadas e o prognóstico.
Está correto o que se afirma em
A guarda compartilhada foi introduzida no ordenamento jurídico a partir da Lei nº 11.698/08, que alterou alguns artigos do Código Civil de 2002. Contudo, havia certa dualidade no texto da lei que precisaram ser corrigidas em uma nova redação, resultando na publicação da Lei nº 13.058/2014.
Assinale a opção que apresenta uma mudança introduzida pela segunda versão da Lei da Guarda Compartilhada.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, transtorno que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro, é celebrado no dia 02 de abril.
Sobre os critérios essenciais para o diagnóstico desse transtorno, presentes nas suas diferentes formas de manifestação, analise os itens a seguir.
I. Altas habilidades e inteligência acima da média.
II. Padrões restritos e repetitivos de comportamento.
III. Déficits na comunicação e na interação social.
IV. Surgimento dos sintomas na primeira infância
Está correto o que se afirma em