Considerando que, frustrado com os resultados das ações de qualidade de vida empreendidas em um determinado órgão público, o setor competente opte por elaborar um programa preventivo, julgue os itens seguintes.
Além de avaliar fatores originários da qualidade de vida no trabalho, como a organização do trabalho, as relações socioprofissionais e o elo trabalho-vida social, um diagnóstico que subsidie o programa deverá considerar também o custo humano físico, cognitivo e afetivo do trabalho e as estratégias operatórias de mediação individuais ou coletivas.
Ante os resultados de uma pesquisa de planejamento da força de trabalho que apontam para a iminência de que 27% de seu corpo de servidores estejam aposentados nos próximos cinco anos, determinado órgão público optou pelo desenvolvimento de um programa de preparação para a aposentadoria.
A partir dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
O uso proeminente de vivências grupais com vistas ao diálogo reflexivo entre os participantes sobre aspectos psicológicos arraigados aproxima os objetivos do programa de preparação para a aposentadoria daqueles pretendidos por terapias grupais, sendo os psicólogos, portanto, os profissionais mais indicados para atuar como orientadores no referido programa.
Após inúmeros cortes orçamentários, o setor de capacitação e desenvolvimento de determinado órgão público decidiu ampliar a oferta de treinamentos a distância conduzidos por instrutores internos. Prevendo a resistência dos servidores, acostumados aos tradicionais treinamentos presenciais ministrados por instrutores externos, o setor optou pela implantação de um projeto com vistas a facilitar a aceitação da mudança organizacional anunciada.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Para evitar problemas de aprendizagem devido à resistência ao serviço prestado pelos instrutores internos dos treinamentos à distância podem ser usados o treinamento de sensitividade — técnica útil para reduzir a hostilidade dos servidores em relação aos instrutores internos — e a análise transacional — útil para reduzir hábitos destrutivos de comunicação entre tais grupos.
Julgue os itens que se seguem, pertinentes a recrutamento e seleção de pessoal.
Durante um processo de seleção, a análise de aspectos relativos às entregas de produtos ou serviços por um candidato é uma forma de avaliar as competências por ele apresentadas.
Com relação aos procedimentos para análise de cargos, julgue os seguintes itens.
A exigência de manter confidencialidade das informações é classificada como um requisito mental para o exercício de um cargo na administração pública.
Com relação aos procedimentos para análise de cargos, julgue os seguintes itens.
A exigência de 80% das vagas de uma instituição pública serem preenchidas por candidatos com curso superior completo atende ao critério da generalidade no que se refere à seleção dos fatores de especificações.
Com referência a avaliação de perfil comportamental e a instrumentos psicológicos, julgue os próximos itens.
É recomendável a aplicação de teste de avaliação cognitiva para provimento de um cargo na administração pública que demande elevado grau de atenção e memorização.
Julgue os seguintes itens, acerca de treinamento e desenvolvimento.
Os treinamentos com foco em competências são inadequados para cumprir os objetivos estratégicos de uma organização.
Em relação aos procedimentos de avaliação e gestão do desempenho, julgue os itens a seguir.
Identificar capacidades humanas instaladas e definir necessidades de capacitação em decorrência dos resultados da avaliação de desempenho são medidas benéficas para uma organização.
Considerando o Código de Ética Profissional do Psicólogo, julgue os itens que se seguem.
É facultado ao psicólogo negar aos candidatos o acesso aos resultados de testes e avaliações psicológicas aplicados em processo seletivo realizado para identificar candidatos com maior possibilidade de sucesso no trabalho.
O perfil do professor universitário não perpassa, de modo geral, a formação pedagógica. Ferreira e Andrade (2016) afirmam que “na maioria das vezes, não há preocupação com a formação pedagógica do professor do Ensino Superior", cabendo assim à formação continuada suprir esta lacuna. Sobre o tema, analise as afirmativas seguintes.
I - No âmbito do ensino superior, a formação continuada docente deve ser promovida pelos cursos específicos, privilegiando a oferta de pós-graduações stricto sensu.
II - A lacuna na formação pedagógica docente impacta a qualidade da formação profissional ofertada, devendo ser enfrentada através da oferta de estratégias educacionais complementares aos graduandos.
III - Parte do desafio da formação pedagógica no ensino superior refere-se a favorecer com que a docência seja abraçada enquanto profissão, fazendo-se fundamental a sensibilização do corpo docente quanto aos possíveis impactos da formação continuada na sua prática.
IV - Elementos do exercício da docência, desde o planejamento até a avaliação, devem ser debatidos criticamente em formações complementares de curta duração, instrumentalizando a prática em sala de aula.
Estão corretas
Almeida (2002) discute o insucesso escolar no ensino superior apontando duas perspectivas: na primeira, focada no desempenho, tem-se a reprovação e a evasão com seus principais indicativos; na segunda, focada na educação, tem-se o desenvolvimento insuficiente de autonomia, espírito crítico e competência de resolução de problema. Sob esta perspectiva, leia as asserções abaixo.
O insucesso na perspectiva do desempenho escolar reflete um problema de aprendizagem do aluno e precisa ser combatido individualmente
PORQUE
As estratégias de ensino tradicionais predominam no ensino superior, mas apresentam limitações ante o desenvolvimento do profissional autônomo e socialmente crítico.
Quanto a essas asserções, é correto afirmar:
Desde 2008, com a publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão, tem-se discutido a inclusão educacional de pessoas com deficiência buscando não só o acesso, mas a permanência e a qualidade de ensino. Contudo, segundo dados do Inep (2016), a evasão de pessoas com deficiência é de 31,5% na rede privada e de 19,1% na rede pública de ensino superior. Com base nos dados apresentados, é correto afirmar:
Na discussão acerca da aprendizagem no ensino superior, uma tendência mundial tem sido a ênfase na adoção de metodologias ativas. Sob influência de John Dewey (1859-1952), Paulo Freire (1921-1997) e muitos outros teóricos da educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais têm privilegiado este formato de ensino. Na formação de professores no ensino superior, faz-se necessário que o psicólogo escolar compreenda o impacto destas propostas sobre o desenvolvimento e aprendizagem discente. Quanto ao assunto, é correto afirmar:
Dentre os documentos psicológicos regulamentados pela Resolução nº 007 de 2003, do Conselho Federal de Psicologia, encontra-se o Laudo Psicológico. De acordo com Patto (1990), a avaliação psicológica no contexto escolar “sela destinos" pois, como afirma também Salazar (1996), muitas vezes legitima a segregação de estudantes. Com base nessa contextualização, nas normas técnicas e no código de ética, é correto afirmar: