A falta de Qualidade de vida no contexto do trabalho pode ocasionar o adoecimento tanto físico quanto mental. Assinale a opção CORRETA que identifica algumas doenças físicas resultantes da falta de qualidade de vida no trabalho.
Atualmente, o papel atribuído ao psicólogo escolar e educacional é diferente daquele que lhe era imputado no momento de surgimento dessa área de atuação. O Conselho Federal de Psicologia (CFP), acompanhando a orientação da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), institui como atribuições do profissional especialista nessa área:
A partir da situação problema descrita a seguir,responsa a questão seguinte:
As relações entre afetividade e aprendizagem têm se constituído como um dos objetos de estudo privilegiado da psicologia. Tendo em vista as contribuições da ciência psicológica no que diz respeito a essa temática, o psicólogo escolar e educacional que seja demandado a contribuir na mediação da situação de Alysson deve pautar sua ação na premissa segundo a qual a afetividade na relação professor-aluno
Em uma instituição de ensino que conta com um psicólogo escolar e educacional em seu quadro funcional, um professor da área de matemática recorre a esse profissional demandando-lhe explicações para a situação de determinada turma, na qual mais de 70% dos estudantes ficarão reprovados. Considerando a concepção qualitativa sobre a avaliação da aprendizagem, faz-se necessário refletir que
– Levando em conta os conceitos de Villemor-amaral (2016) para o Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister, as fórmulas cromáticas que indicam “grande receptividade e, simultaneamente, tendência à estabilidade, mas, por serem muitas as cores constantes, podem sugerir comodismo e indiferenciação” denominam-se:
De acordo com os critérios do DSM-5 (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2014) para Abstinência de Álcool, esta ocorre após a cessação ou redução de uso pesado ou prolongado de álcool. As alternativas abaixo são sintomas que fazem parte dos critérios diagnóstico desse transtorno, EXCETO:
De acordo com os conceitos de Fadiman e Frager (2004) sobre a teoria de B. F. Skinner, Análise funcional é:
Levando em conta os conceitos de Urbina (2007) sobre a Teoria Clássica dos Testes, analise as afirmações abaixo e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas. ( ) Os índices de dificuldade e discriminação de item são grupo-dependentes. ( ) Os modelos se baseiam na premissa de que o desempenho de uma pessoa em qualquer item de teste é uma função de um ou mais traços ou habilidades e pode ser predito por eles. ( ) Na sua metodologia, a fidedignidade dos escores é medida por meio de erro padrão de mensuração. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Quanto à organização do conhecimento declarativo, segundo Sternberg (2010), a unidade fundamental do conhecimento simbólico é o conceito. Uma maneira para organizar conceitos pode ser entendida pela noção de:
De acordo com os conceitos do Teste Palográfico segundo Alves e Esteves (2009), qual a classificação de tamanho dos palos que significa “equilíbrio e ponderação, com domínio da conduta, afetividade estável e adaptação ao meio, ordem, reflexão, constância, atenção."?
A psicopedagogia chegou ao Brasil, na década de 1970. Nesta época, as dificuldades de aprendizagem eram associadas a uma disfunção neurológica denominada de Disfunção Cerebral Mínima (DCM) que virou moda neste período, servindo para camuflar problemas de ordem:
Dificuldades de aprendizagem é um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de desordens, manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e utilização das compreensões:
No Z-Teste (VAZ; ALCHIERI, 2016), qual a variável que indica ansiedade situacional?
Para Oliveira, Barbosa e Alencar (2017), a Teoria da Desintegração Positiva é uma teoria:
São práticas da terapia de família: