O psicodiagnóstico é um processo cientifico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja, para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso. Como o psicodiagnóstico é classificado no texto?
A organização do saber uma vez constituído pela psicologia social é a concretização teórica. E neste sentido o CRAS atua preventivamente, promovendo a vida, e principalmente as potencialidades da vida. A ação que provém do conhecimento possibilita ao psicólogo social, em contexto interdisciplinar na comunidade em geral e nos mais diversos grupos étnico-raciais, religiosos, de gênero, de orientação sexual ou de classes sociais, realizar políticas públicas e projetos nas áreas sociais. De acordo com o texto é competência do psicólogo social:
Para Lacombe (2011), os profissionais devem realizar seu planejamento de carreira levando em conta uma série de questões como downsizings e fusões. Assinale a alternativa que NÃO consiste em uma maneira proposta pelo autor de como os profissionais devem agir.
Zaia e Oliveira (2018), ao realizarem uma Análise dos Processos Éticos Publicados, de 2004 a 2016, no Jornal do Conselho Federal de Psicologia, constataram que a maioria desses processos se refere à área de:
Lacombe (2011) descreve quatro responsabilidades básicas do líder. Qual das alternativas abaixo NÃO é uma das responsabilidades descritas pelo autor?
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos: DSM-5 I American Psychiatric Association, a deficiência intelectual (Transtorno do Desenvolvimento Intelectual) é um transtorno com início no período do desenvolvimento que inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, nos domínios:
Considerando as contribuições das escolas psicológicas à psicologia do desenvolvimento, assinale a opção correta.
Maria Helena Souza Patto (2005) aponta que pesquisas recentes têm demonstrado que a origem da violência que vem marcando a vida nas escolas públicas só pode ser entendida ao se levar em conta:
Constitui um dos maiores obstáculos à efetividade do tratamento analítico, predominando nas pessoas a necessidade de permanecer doente e não a vontade de se curar. Esse fenômeno é denominado
Assinale a alternativa incorreta sobre a psicologia existencial:
De acordo com o código de ética-São deveres fundamentais dos psicólogos:
I-Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal;
II-Fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional;
III-Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário;
IV- Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante.
Está correto o que se afirma em:
De acordo com o código de ética-É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional. Estamos falando do artigo:
Quando é comemorado o dia do Psicólogo?
O pensamento de Carl Rogers sofreu modificações ao longo de sua trajetória profissional. De tal modo, a própria denominação da sua proposta foi modificada. A princípio Rogers a nomeia de Psicologia Não-Diretiva ou aconselhamento Não-Diretivo. Posteriormente, passa a denominá-la de Terapia Centrada no Cliente e por último:
Sobre as Intervenções Grupais é correto afirmar: