O processo de observação, aprendizagem e melhoria das práticas organizacionais pela comparação com as práticas adotadas por outra organização, é denominado
O portador da Síndrome de Burnout apresenta
A teoria contingencial pensa que a eficácia do líder se relaciona:
O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) elaborou alguns princípios que devem orientar a prática do psicólogo no CRAS. São alguns desses princípios, exceto:
Sobre os desafios e perspectivas, desenvolvidas por Ferrazza (2016), para o fortalecimento da psicologia no âmbito das Políticas Públicas de Saúde, assinale a alternativa incorreta.
A Neurose, segundo a psicanálise, divide-se em:
As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes, exceto:
As afirmativas abaixo dizem respeito á Psicopatologia. Sendo assim, assinale, nos parênteses, V para as afirmativas verdadeiras ou F para as falsas:
( ) Em geral, quando se estudam os sintomas psicopatológicos, dois aspectos básicos costumam ser enfocado: a estrutura básica e aquilo que preenche a alteração estrutural. Este último é geralmente mais pessoal, dependendo da história de vida do paciente.
( ) De modo geral, não existem sinais ou sintomas psicopatológicos totalmente específicos de determinado transtorno mental.
( ) A avaliação do paciente, em psicopatologia, é feita principalmente por meio da entrevista. A entrevista psicopatológica permite a realização dos três principais aspectos da avaliação: anamnese, exame do estado mental atual e exame físico.
( ) As funções mais afetadas nos transtornos psico orgânicos são: nível de consciência, memória, linguagem, psicomotricidade e juízo de realidade.
( ) Em psicopatologia, as alterações das funções psíquicas ocorrem de forma isolada e compartimentalizadas das demais funções.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses é:
A noção de intersetorialidade surgiu ligada ao conceito de rede, a qual emergiu como uma nova concepção de gestão contrária à setorização e à especialização, propondo, por outro lado, integração, articulação dos saberes e dos serviços ou mesmo a formação de redes de parcerias entre os sujeitos coletivos no atendimento às demandas dos cidadãos. Sobre os princípios de intersetorialidade é correto afirmar:
Na busca por profissionais no mercado de trabalho, uma organização utiliza de técnicas que possam realizar uma primeira triagem entre os candidatos que se enquadram no perfil procurado, daqueles que não se encontram nessas condições.
Segundo Chiavenato (2010), o processo que realiza a primeira triagem dos candidatos pelo setor de recursos humanos é chamado de:
Segundo Ismael (2010), algumas características pessoais e profissionais são fundamentais para a atuação do Psicólogo no campo da saúde.
Assinale a alternativa que NÃO retrata o perfil do Psicólogo esperado pelas instituições.
“Hoje a AIDS faz parte de nossa história e se apresenta como mais um desafio que a complexidade da vida moderna deixa aflorar (ISMAEL 2010)". Em comunidades é fundamental que o Psicólogo esteja atento aos processos que envolvem não somente os cuidados com pacientes acometidos pelo HIV, mas também, os processos de prevenção e promoção à saúde.
Nesse contexto cabe ao Psicólogo, EXCETO:
Com relação à legislação e às normatizações inerentes ao exercício profissional do psicólogo, é correto afirmar.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I. Como Freud, Reich identifica os mecanismos repressores na natureza do psiquismo, mas também acredita que os mesmos são incorporados a partir do contato doloroso com o mundo externo. As forças repressivas viriam de fora, o que indica uma valorização do mundo e das forças externas.
II. Na verdade, a grande preocupação de Reich é com o homem sadio, com o homem que não sofre. Ele não tem uma preocupação em pensar o homem filosófico do homem doente.
III. Outro conceito psicanalítico que Reich se pautou para fundamentar a teoria da formação do caráter foi o de repressão.
IV. A formação do caráter tem uma dinâmica que envolve princípios econômicos. São eles: a evitação da angústia, a paralisia de estase (medo da excitação); e o princípio do prazer. Quando da formação do caráter, o que se encontra presente é a necessidade de observar os perigos existentes na satisfação das pulsões.
V. Para Reich a couraça do caráter tem uma função econômico-libidinal. Ou seja, a sua dinâmica visa a atender a um processo disparado pelo movimento libidinal na busca do prazer. Na percepção do autor, há duas estruturas possíveis de caráter: neurótico e pulsional.