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Considerando as teorias e os processos de aprendizagem, treinamento e desenvolvimento nas organizações, julgue o item a seguir.

Do ponto de vista da psicologia, a aprendizagem ocorre nos níveis individual, coletivo e organizacional, sendo as organizações ambientes de aprendizagem multinível.

No que se refere à educação corporativa e ao coaching, julgue o item que se segue.

O papel do coach é prover estímulos e conselhos que auxiliem o coachee a expressar potenciais não desenvolvidos em sua vida.

Acerca de gestão por competências nas organizações, julgue o item seguinte.

Instrumentos de avaliação das competências podem ser centrados em conhecimentos, habilidades e atitudes, assim como em metas e objetivos, e orientam-se ao desenvolvimento do indivíduo nas organizações.

Acerca de gestão de desempenho nas organizações, julgue o item subsequente.

A escala de avaliação baseada na classificação comportamental destina-se a medir a frequência de cada um dos comportamentos de grau de importância similar esperados do indivíduo em seu desempenho no trabalho.

Considerando que, com a iminente aposentadoria de grande parcela dos servidores de determinado órgão público e a consequente perda de conhecimentos organizacionais estrategicamente imprescindíveis, o setor competente tenha decidido pela implantação de uma política de gestão do conhecimento, julgue o item a seguir.

O setor responsável pela implantação da referida política deverá optar por forças tarefas e pela hierarquia organizacional para a exploração e transferência e para a aquisição e acumulação dos conhecimentos tácitos dos servidores, respectivamente.

Considerando que o setor de gestão de pessoas de determinado órgão público tenha sido incumbido do planejamento de um sistema de seleção interna para a ocupação de postos gerenciais, julgue o seguinte item.

Com vistas a aferir capacidades e comportamentos de natureza interpessoal exigidos dos gestores, o setor de gestão de pessoas poderá utilizar, respectivamente, testes de aptidão e técnicas de dramatização.

Acerca da análise e da descrição de cargos, julgue o item subsequente.

Ainda que não resulte no aumento da produtividade e na redução do absenteísmo e da rotatividade na organização, o enriquecimento vertical e horizontal de cargos eleva a motivação intrínseca dos trabalhadores e sua satisfação com o trabalho.

Os setores de gestão de pessoas frequentemente se valem de métodos e técnicas de pesquisa aplicada para compreender a realidade dos trabalhadores para os quais prestam serviços nas organizações. A respeito desse assunto, julgue o item subsecutivo.

Quase-experimentos são úteis à avaliação da efetividade de intervenções organizacionais, pois permitem, por exemplo, comparar o comportamento dos trabalhadores antes e após a intervenção ou comparar o comportamento de um grupo de pessoas submetido ao programa com outro, alheio à intervenção.

A respeito de avaliação psicológica e dos instrumentos de avaliação, julgue o item seguinte.

Considerando-se os limites da avaliação psicológica e o comportamento humano, resultado de uma complexa teia de dimensões inter-relacionadas que interagem para produzi-lo, as avaliações psicológicas têm um limite em relação ao que é possível entender e prever, mesmo baseando-se em métodos cientificamente comprovados.

Em atendimento psicológico, um homem apresentou o seguinte quadro clínico: saíra do serviço público há cerca de cinco meses, o que o fez afastar-se do convívio com amigos, familiares e ex-colegas de trabalho; foi deixando de se alimentar gradativamente, pois lhe faltava apetite; dormia pouco e não tinha preocupações com higiene pessoal e aparência. Perdeu dezesseis quilos em quatro meses. Apresentava anorexia, insônia, apatia e inércia, chegando a fazer suas necessidades fisiológicas nas próprias vestes. Já havia sido internado por tentativa de suicídio por enforcamento. Na enfermaria mostrava-se inibido, com lentificação psicomotora severa, mímica facial contraída. Falava pouco, e quando o fazia era com voz baixa, sussurrando, para afirmar que "nada valia a pena" e que toda a sua vida tinha sido em vão. Sentia-se vazio e afirmava ter cometido todo tipo de vilania.

Com relação ao caso clínico apresentado e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.

Os sintomas do paciente descritos no referido caso clínico indicam quadro de transtorno depressivo maior.

Sobre a Saúde Mental na Saúde Pública,informe se é verdadeiro ou falso o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Em todos os níveis da assistência, o acolhimento, certamente, é a dimensão primeira. O acolhimento não é simplesmente uma questão de escala em que se revezam os profissionais, nem uma maneira mais racional de preencher as agendas. Além disto, e mais do que isto, o acolhimento é a aplicação cotidiana de um princípio fundamental: seja ao pedir a informação mais corriqueira, seja ao trazer a mais fantasiosa expectativa, o usuário, quando nos traz o seu problema, é um cidadão que exerce o direito de dirigir-se a um trabalhador de um serviço público. Neste caso, temos três possibilidades: ou apessoa procura um serviço específico de Saúde Mental, como um CAPS ou CERSAM; ou chega em serviços de Saúde, como unidades básicas ou centros de saúde; ou procura os hospitais gerais ou psiquiátricos.

( ) Todos os trabalhadores de Saúde devem conhecer o modelo de assistência em Saúde Mental, e os serviços existentes no município: equipes de Saúde Mental nas unidades básicas, CAPS, Centros de Convivência, leitos em hospital geral, etc. Dessa forma, saberão para onde encaminhar o usuário, quando seu caso não puder receber o atendimento adequado no serviço de Saúde em que foi feito o acolhimento. De maneira geral, não convém deixar o acolhimento dos portadores de sofrimento mental apenas a cargo da equipe de Saúde Mental, mas é importante separar o acolhimento do portador de transtorno mental do acolhimento dos outros usuários. Contudo, deve-se ressaltar: a qualquer momento, o técnico de Saúde Mental pode e deve ser chamado para ajudar a esclarecer uma dúvida, definir um encaminhamento, participar de uma avaliação.

( ) Na Saúde Mental, a grande maioria das formas de sofrimento mental que são atendidos não têm causa orgânica, nos mesmos moldes de um diabetes ou uma pneumonia. Assim, o próprio diagnóstico e a condução do tratamento podem ser feitos tanto pelo psicólogo, pelo médico, pelo terapeuta ocupacional – apenas a prescrição de medicamentos sendo atribuição exclusiva do médico.

( ) O acolhimento, quando na unidade básica, pode ser feito por qualquer profissional de saúde, de preferência um técnico de nível superior. Nos CAPS, que atendem casos de maior complexidade, é sempre feito por um profissional de Saúde Mental. Após a primeira abordagem, o técnico que acolheu poderá necessitar do apoio imediato de um outro profissional, ou tomar ele próprio as primeiras decisões quanto às condutas a serem adotadas.

( ) É da alçada do técnico de referência estabelecer e sustentar o vínculo com o paciente, traçar as linhas de seu projeto terapêutico individual, definir com ele a frequência dos atendimentos e do comparecimento ao serviço, fazer os contatos com a família, e com outras pessoas do seu espaço social, sempre quando necessário. Os recursos terapêuticos indicados pelo técnico de referência podem também ser disponibilizados por meio de outros profissionais, como: prescrição médica para o uso de medicamentos, oficinas de arte conduzidas por agentes culturais, etc. Pode ainda haver dificuldades que requerem uma discussão de caso com os colegas da equipe ou a supervisão de um técnico mais experiente. O importante é que esses recursos não sejam utilizados de forma isolada, e sim façam parte do projeto terapêutico conduzido pelo técnico de referência, contribuindo assim para a melhora do usuário.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

Sobre a Psicoterapia Breve, é correto afirmar.

Sobre a teoria do desenvolvimento humano segundo Piaget, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. No período das operações formais, do ponto de vista das relações sociais, ocorre o processo de caracterizar-se, inicialmente, por uma fase de interiorização, em que, aparentemente, é antissocial.

II. A teoria de Piaget apresenta também a dimensão interacionista, mas sua ênfase é colocada na interação do sujeito com o objeto físico; e, além disso, não está clara em sua teoria a função da interação social no processo de conhecimento.

III. No início do período pré-operatório, a criança é capaz de usar um instrumento como um meio para atingir um objeto.

IV. No período pré-operatório, no aspecto afetivo, ocorre o aparecimento da vontade.

V. Uma das características do período das operações formais, é que a criança consegue exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos reais.

Para comparar e identificar as diferenças entre a Saúde Pública e a Saúde Coletiva, parte-se do pressuposto teórico de que as necessidades de saúde e as intervenções sociais voltadas para atende-las são determinadas, em última instância, pela estrutura da sociedade, em seus planos socioeconômico e político-ideológico. Seguindo esse pressuposto, a Saúde Pública e a Saúde Coletiva são práticas sociais e podem ser analisadas com base na teoria do processo de trabalho.” (SOUZA, 2014, p. 17). (Fonte: SOUZA, Luis Eugênio Portela Fernandes de. Saúde Pública ou Saúde Coletiva?. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v. 15, n. 4, p. 7-21, out-dez. 2014. Disponível em: . Acesso em 30 mai. 2018.). Acerca das noções de Saúde Pública e de Saúde Coletiva, analise se as assertivas seguintes são verdadeiras V ou falsas F: ( ) A Saúde Pública tem como objeto de trabalho as necessidades de saúde, ou seja, todas as condições requeridas não apenas para evitar a doença e prolongar a vida, mas também para melhorar a qualidade de vida e, no limite, permitir o exercício da liberdade humana na busca da felicidade. ( ) A Saúde Coletiva tem como objeto de trabalho os problemas de saúde, definidos em termos de mortes, doenças, agravos e riscos em suas ocorrências no nível da coletividade. Nesse sentido, o conceito de saúde que lhe é próprio é o da ausência de doenças. ( ) A Saúde Pública mobiliza a epidemiologia tradicional, o planejamento normativo e a administração de inspiração taylorista, em abordagens caudatárias da clínica e, portanto, da concepção biológica da saúde. ( ) A Saúde Coletiva se propõe a utilizar como instrumentos de trabalho a epidemiologia social ou crítica que, aliada às ciências sociais, prioriza o estudo da determinação social e das desigualdades em saúde, o planejamento estratégico e comunicativo e a gestão democrática. ( ) O agente da Saúde Coletiva é o trabalhador que desempenha as atividades das vigilâncias tradicionais - epidemiológica e sanitária -, aplica os modelos de transmissão de doenças (controle de riscos). Já, ao agente da Saúde Pública se atribui um papel abrangente e estratégico, tendo a responsabilidade pela direção do processo coletivo de trabalho, tanto na dimensão epidemiológica e social das necessidades de saúde. A sequência correta, de cima para baixo, é:

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