De acordo com os conceitos de Fadiman e Frager (2004) sobre a Teoria do Desenvolvimento Psicológico proposta por Erik Erikson, qual dos conceitos abaixo NÃO faz parte dos aspectos da identidade?
A partir das considerações de Matos et al. (2017) das experiências dos pais no vínculo pai-bebê, analise as afirmações abaixo e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas. ( ) Apesar de os pais entrevistados demonstrarem interesse e desejo em desempenhar atividades de cuidado com seus bebês, as dificuldades de adaptação às demandas que impelem o pai a participar ativamente das rotinas de cuidado com o filho, abrindo mão, em certa medida, do tempo de que antes dispunham para si - também se fizeram presentes. ( ) A participação do pai no parto foi apontada como insignificante no despertar para a paternidade. ( ) A crescente participação masculina na esfera doméstica parece conferir um lugar apenas secundário para o pai no seio da família ao longo dos primeiros meses de vida do bebê, aumentando seus sentimentos de exclusão familiar e de percepção da própria masculinidade como diminuída. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em uma instituição de ensino, o psicopedagogo tem o papel de analisar os fatores da boa aprendizagem, que podem:
Segundo Skinner, o comportamento operante:
O Psicólogo Hospitalar que trabalha com paciente portador de doença crônica, atuará junto:
O processo de psicodiagnóstico tem como característica:
Em relação aos Programas de Preparação para a Aposentadoria, é correto afirmar que
As entidades públicas crescem de forma pouco articulada e planejada. Isso contribui como um fator impeditivo da modernização do Estado e da melhoria da prestação de seus serviços, porém acredita-se que a solução é o investimento no capital humano do setor público através de uma política de valorização de pessoal para que os funcionários consigam atender às demandas da sociedade. Para isso, o treinamento é essencial na promoção de benefícios como: aperfeiçoamento do desempenho funcional, aumento da produtividade e aprimoramento das relações interpessoais, garantindo que as atividades-fim da Administração Pública sejam executadas adequadamente. Em relação às atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoal, é correto afirmar que
Qual das alternativas abaixo NÃO é um dos comportamentos descritos no critério A do DSM-V (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2014) para o Transtorno de Personalidade Esquizoide:
No Z-Teste (VAZ; ALCHIERI, 2016), qual é a codificação correta para o determinante Movimento Animal?
No Brasil, as inserções da psicologia no campo educacional marcaram as origens e o desenvolvimento da própria ciência psicológica. Nesse ínterim, muitas nomenclaturas foram utilizadas para circunscrever a área da psicologia que se dedica a pensar a educação e a intervir em contextos educativos. A denominação psicologia escolar e educacional tem sido mais utilizada em tempos recentes porque
A Comissão Nacional de Psicologia na Educação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) surgiu com a finalidade de integrar os debates em torno das contribuições da psicologia no campo da educação, em articulação com as metas definidas no Plano Nacional de Educação. Um dos desafios postos a essa comissão, no tocante à luta para assegurar a inserção profissional da psicologia na educação, é
O aspecto motivacional tem influência direta sobre o processo de aprendizagem de novos conhecimentos e habilidades. Na perspectiva piagetiana, a motivação é compreendida como uma disposição causada
No que tange à produção do conhecimento em psicologia, muitos questionamentos têm sido feitos às concepções naturalizantes de adolescência oriundas de algumas teorias psicológicas. A partir dessa perspectiva crítica, a adolescência é definida como um
Em uma sala de aula composta majoritariamente por estudantes do sexo masculino, foram identificadas muitas situações em que as relações eram perpassadas por preconceitos e discriminação de gênero. O psicólogo escolar e educacional pode contribuir para o enfrentamento dessa problemática no âmbito da instituição, através de