Com relação aos sintomas relativos a quadros de bulimia, assinale a afirmativa incorreta.
No diagnóstico de crianças com diferentes problemas de aprendizagem, os manuais sugerem a utilização de instrumentos de avaliação. Entre outros instrumentos, o WISC III tem sido bastante utilizado. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Com relação à psicoterapia cognitivo‐comportamental, que pode ser usada como uma opção de atendimento em várias áreas, assinale a afirmativa correta.
Analise as afirmativas abaixo, assinalando com V para as ações que são verdadeiras em acompanhamento de criança internada e com F para as falsas. ( ) Assegurar à criança que ela não tem nenhuma culpa no aparecimento da doença. ( ) Na medida de sua compreensão, explicar-lhe todos os procedimentos que serão realizados com ela. ( ) Na medida do possível, fazê-la tomar decisões e fazer escolhas (qual remédio tomar primeiro, no colo de quem, por exemplo). ( ) Não cabem brincadeiras e manobras diversionistas com crianças em procedimentos hospitalares. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre gestão de pessoas e competências técnicas e comportamentais, analise as
afirmativas abaixo, assinalando com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Atualmente o hospital se insere nas condições de mercado.
( ) O hospital sofre as mesmas influências políticas e socioeconômicas do mercado.
( ) O corpo clínico do hospital deve acompanhar o que há de mais moderno em saúde. O mesmo não vale para o seu sistema de gestão.
( ) O corpo de gestão deve ter liderança expressiva mesmo se não for pertencente ao corpo médico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Kubler-Ross (1969) descreveu as cinco fases do luto. Quatro delas podem ser assim descritas e conceituadas. Sobre elas, é CORRETO afirmar que
Na área da saúde o raciocínio lógico é importante. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.
Segundo Arzeno (1995), no contexto organizacional, quando o psicólogo faz uma entrevista psicodiagnóstica com um indivíduo que aspira a obter um trabalho, ele precisa lidar com as seguintes situações relacionadas ao entrevistado:
A Cultura Organizacional compreende um conjunto de elementos que determinam o modo como os integrantes da organização percebem, avaliam e se comportam no cotidiano de trabalho. A partir desse conceito, podemos afirmar que a Cultura Organizacional:
A abordagem da Psicodinâmica do Trabalho entende a dinâmica do sofrimento como mecanismo esclarecedor da relação homem/trabalho. Com base no estudo do sofrimento, podem ser identificadas estratégias defensivas, que consistem em:
Entre as abordagens de liderança adotadas pelos diferentes modelos de gestão organizacional, podem-se destacar a Teoria dos Traços e a Teoria do Enfoque Situacional, que enfatizam, respectivamente:
De acordo com o modelo de Kirkpatrick (1976), que é o modelo de avaliação de treinamento mais conhecido e usado internacionalmente, é possível destacar quatro níveis de avaliação:
O burnout no trabalho é uma síndrome psicológica que envolve uma reação prolongada aos estressores interpessoais crônicos. As três principais dimensões desta reação são:
Sobre o desenvolvimento do adolescente, analise os itens abaixo: I. O adolescente passa por desequilíbrios e instabilidades extremas, o que configura uma entidade semi-patológica, que alguns denominam de síndrome normal da adolescência, que é perturbada e perturbadora para o mundo adulto, mas necessária ao adolescente, que nesse processo vai estabelecer a sua identidade, sendo esse um objetivo fundamental desse momento da vida. II. O adolescente isolado não existe, como não existe ser algum desligado do mundo, nem mesmo para adoecer. III. Só quando o adolescente é capaz de aceitar, simultaneamente, seus aspectos de criança e de adulto, ele pode come- çar a aceitar em forma flutuante as mudanças do seu corpo e começa a surgir a sua nova identidade. Está(ão) CORRETO(S):
Fernando Hernández, afirma que o __________________
pouco ou nada diz sobre os intercâmbios simbólicos que se
representam na sala de aula, sobre as construções sociais
que o ensino intermedeia, sobre os valores que o professor
promove ou exclui, sobre a construção de identidades que
favorece, sobre as relações de poder que a organização
escolar veicula, sobre o papel dos afetos no (des)aprender.
Assinale a alternativa que completa o trecho acima
corretamente.