De acordo com Moran, as tecnologias propiciam:
I. A reconfiguração da prática pedagógica.
II. A abertura e plasticidade do currículo.
III. O exercício da coautoria de professores e alunos.
Quais estão corretas?
De acordo com Moran, se tornam cada vez mais presentes nas diversas áreas de conhecimento e níveis de ensino os seguintes jogos, EXCETO:
Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto à prática da avaliação na aprendizagem escolar, segundo Luckesi.
( ) A escola opera com verificação e não com avaliação, isso significa que na prática há aferição do
aproveitamento escolar, em que os professores realizam basicamente três procedimentos
sucessivos: medida do aproveitamento escolar; transformação da medida em nota e utilização
dos resultados identificados.
( ) A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula um projeto
pedagógico junto com seu consequente projeto de ensino.
( ) O ato de avaliar também exige a entrega. A entrega ao desejo de que o educando cresça e se
desenvolva, possibilita o envolvimento como processo do educador, estando sempre atento às
suas necessidades.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna abaixo.

São componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental, expressamente previstos na Resolução nº 7, DE 14 de dezembro de 2010:
É CORRETO o que se afirma em:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “a natureza, as atividades econômicas e os problemas ambientais” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Geografia que lhes permitam ser capazes de:
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), NÃO é uma competência específica de História para o Ensino Fundamental:
A necessidade de elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos nas escolas foi gerado a partir da publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que, em seus Artigos 12, 13 e 14, estabeleceu:
A aprendizagem significativa é aquela que possibilita e colabora com a construção do sujeito. Para tanto, o conhecimento é construído e reconstruído dialeticamente pelos educadores e aprendizes e, a partir dessa reconstrução, o estudante desenvolve competências que o torne autônomo, questionador e consciente da necessidade de um constante aprendizado, que está sempre inacabado.
Na construção da aprendizagem, o educador é o responsável pelo engajamento do aluno, assumindo o papel de orientador das experiências cognitivas, estéticas, sociais e pessoais. Cabe a ele a condução da formação de competências e a colaboração no processo para que o estudante aprenda a aprender. (Adaptação: Base Nacional Comum Curricular)
Diante de interesses e necessidades dos alunos, o educador se torna um:
Vivemos numa sociedade grafocêntrica. A leitura e a escrita permeiam as interações humanas. Entretanto, na escola, ainda enfrentamos dificuldades no desenvolvimento de atividades que promovam não apenas o aprendizado sobre a linguagem, mas também a conscientização da centralidade da escrita e da leitura na sociedade.
Esse problema – o inadequado processo de escolarização na modalidade escrita e a artificialização da produção dos alunos – tem se tornado um obstáculo para uma aprendizagem significativa.
Concepções sobre letramento (Bakhtin, Kleiman, Street, Soares, Freire) mostram uma possibilidade concreta para um ensino-aprendizagem significativo. (Adaptação: Base Nacional Comum Curricular)
Um caminho emancipatório para o ensino pode ser exemplificado pela:
De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória). Analise as afirmativas a seguir sobre tais funções e marque V (verdadeiro) ou F (falso).
A sequência CORRETA é:
A Educação Inclusiva aposta na escola como comunidade educativa, defendendo um ambiente de aprendizagem diferenciado e de qualidade para todos os alunos. É uma escola que reconhece as diferenças, desenvolve-se com essa diversidade, dando sentido e significado ao ensino. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e marque V (verdadeiro) ou F (falso).
A sequência CORRETA é:
Sobre o Construtivismo, o Sociointeracionismo e o cruzamento entre eles, Morales et al. (2016) faz as seguintes afirmativas:
De acordo com seus conhecimentos:
A descentralização da educação no Brasil oportunizou a estados e municípios a organização de seus próprios sistemas de ensino, inclusive, incentivando a gestão democrática da escola. Sobre gestão democrática da escola, é CORRETO afirmar:
Em relação à análise das afirmativas acima, É CORRETO o que se afirma apenas em:
O Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Sua vigência é de 10 anos e apresenta 20 metas, perspectivando a melhoria da educação no Brasil. Sobre o PNE é CORRETO afirmar:
É CORRETO o que se afirma em: