Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue os itens subsecutivos.
Nos PCN, a educação escolar é concebida como uma prática pela qual se promove a formação da cidadania mediante o ensino de conteúdos consonantes às questões sociais relacionadas ao presente, independentemente da sua relação com outros momentos históricos.
No que se refere ao Plano Nacional de Educação (PNE), julgue os seguintes itens.
Constitui meta do PNE a garantia de sistema educacional inclusivo, preferencialmente na rede regular de ensino, a toda a população que, com idade entre quatro e dezessete anos, tenha deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação
Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e a seriedade. Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 24. Tendo o fragmento do texto de Paulo Freire como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
Na prática educativa bancária, a possibilidade de questionamento, de crítica e de reflexão pelos educandos é incentivada, o que motiva a curiosidade epistemológica.
Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.
Deve-se evitar estabelecer juízos de valor ou abordar questões políticas e ideológicas no projeto político-pedagógico, uma vez que tal documento deve se restringir à identificação dos meios necessários para que a instituição educacional atinja os objetivos planejados.
A respeito de educação corporativa, julgue os itens subsequentes
Além de tornar os colaboradores mais aptos a encarar desafios, a prática da educação corporativa contribui com maior agilidade na solução de problemas da organização.
A respeito de trilhas de aprendizagem, julgue os itens a seguir
O conceito de trilhas de aprendizagem está relacionado à gestão por competências institucionais e individuais, havendo uma inter-relação entre os objetivos da instituição e os interesses dos profissionais.
Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino.
Em um plano de ensino, os métodos e as técnicas devem ser condizentes com os conteúdos a serem aprendidos.
Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.
As práticas educativas vinculadas a comunidades e grupos sociais e realizadas mediante a execução de projetos sociais estão direcionadas à educação não formal, cuja intenção é educar para a cidadania.
A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens.
A gestão do conhecimento por meio da plataforma e-learning de código aberto Moodle aperfeiçoa a política de gestão do conhecimento a partir do uso de diversos recursos que permitem às organizações estender treinamentos, diminuir as limitações geográficas e aumentar o alcance de seu conteúdo, além de integrar e distribuir com mais dinamismo o conhecimento.
A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens.
Gestão do conhecimento é o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos e favoráveis para uma organização.
Julgue os itens subsequentes, relativos à prática pedagógica.
Na avaliação de treinamento embasada nos critérios, ou níveis, reação, aprendizado, comportamento e resultados, cada um desses critérios/níveis é indicador do sucesso no treinamento, não se podendo afirmar que haja correlação entre eles.
Entende-se que uma pedagogia para a autonomia se constitui em uma direção defensável para a supervisão, promovendo nos professores e nos seus alunos 'a competência para se desenvolverem como participantes autodeterminados, socialmente responsáveis e criticamente conscientes em (e para além de) ambientes educativos, por referência a uma visão da educação como espaço de emancipação (inter)pessoal e de transformação social'. (Jiménez Raya et al., 2007, p. 1). VIEIRA, Flávia. Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Educ. Soc. vol.30 no.106 Campinas Jan./Apr. 2009. De acordo com o excerto acima, sabe-se que somente esta visão de educação garantirá que a autonomia do educador se construa em estreita ligação com a autonomia dos educandos e não à sua margem, instituindo a autonomia como interesse coletivo. No cenário proposto, podemos avançar alguns princípios reguladores de uma prática supervisiva de natureza transformadora e orientação emancipatória, EXCETO:
Algumas iniciativas da coordenação pedagógica, com o apoio do
Assistente de Alunos, podem ajudar na elaboração e na realiza-
ção interativa do Projeto de Ensino-Aprendizagem, EXCETO:
Quanto aos Classificadores (CL) nas línguas de sinais, é INCORRETO afirmar que podem
O movimento Surdo, em defesa da educação bilíngue, luta pela
escola bilíngue, levou à conquista da Lei da Libras 10.436/02,
ao regulamento do Decreto 5.626/05 e a promulgação do PNE
2014-2024 com a meta 4 de acordo com a estratégica 4.7
4.7. garantir a oferta de educação bilíngue, em Língua Brasileira de Sinais
(Libras) como primeira língua e na modalidade escrita da língua
portuguesa como segunda língua, aos(às) alunos(as) surdos e com deficiência
auditiva de zero a dezessete anos, em escolas e classes bilíngues
e em escolas inclusivas, nos termos do art. 22 do Decreto nº 5.626, de
22 de dezembro de 2005, e dos arts. 24 e 30 da Convenção sobre os
Direitos das Pessoas com Deficiência, bem como a adoção do sistema
braile de leitura para cegos e surdos-cegos;
De acordo com a legislação, a profissão de Tradutor e Intérprete
da Língua de Sinais tem por função na classe bilíngue e na escola
bilíngue, EXCETO: