A pedagoga Flávia destaca, no planejamento, a importância de atender as demandas identificadas no que se refere a linguagem oral e escrita, assim como por se constituir como um dos eixos básicos do Projeto de Trabalho nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os procedimentos pedagógicos nesta perspectiva, devem favorecer:
Os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes:
É pressuposto da organização do trabalho pedagógico e da gestão da escola conceber a organização e a gestão das pessoas, do espaço, dos processos e procedimentos que viabilizam o trabalho expresso no PPP e em planos da escola, em que se conformam as condições de trabalho definidas pelas instâncias colegiadas. As instituições, respeitadas as normas legais e as do seu sistema de ensino, têm incumbências complexas e abrangentes, que exigem outra concepção de organização do trabalho pedagógico, tais como:
O documento Saberes e Práticas da Inclusão (BRASIL, 2004) elaborado pelo MEC, através da Secretaria de Educação Especial, reúne importantes fascículos sobre o Atendimento Educacional Especializado para a pessoa com deficiência. No que diz respeito ao autismo, algumas características poderão ser perceptível pelo professor, entre elas, se destacam: I. Ausência de linguagem verbal, ou linguagem verbal pobre. II. Hiperatividade, ou seja, constante agitação e movimento (ocorre em um grande número de crianças) ou extrema passividade (ocorre em um menor número de criança). III. Contato visual deficiente, ou seja, a criança raramente olha nos olhos, do professor, dos pais ou de outras crianças. IV. Ausência de interesse por materiais ou atividades de sala de aula. As afirmativas corretas são:
O Plano Nacional de Educação – PNE, 2014-2024, aprovado pela Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, é constituído por um conjunto de 20 metas com prazos determinados, na busca de promover melhorias na Educação Básica e Superior do País. A Educação Especial é destacada em sua meta 04 com a perspectiva de:
Síndromes cromossômicas são anomalias incidentes em ploidias ou em cariótipos humanos em que estão parcialmente alterados ou deletados, o que resulta em má formação estrutural, anatômica ou funcional do indivíduo. Entre as diversas, a Síndrome de Down é considerada uma das mais conhecidas pela sociedade.
Entre as diversas síndromes, uma delas é caracterizada desde a dificuldade de aprendizado a um retardo mental profundo, atraso na aquisição da fala, hiperatividade, fala contínua comprometida, problemas de articulação, movimentos estereotipados, mordidas no dorso das mãos, aumento do volume testicular (macrorquidia), face alongada, frontal alto e proeminente, cristas supraorbitais salientes, hipoplasia da porção mediana da face, orelhas grandes e em abano, queixo proeminente, hiperextensibilidade das articulações e pele frouxa. Estamos nos referindo a:
A resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Em seu artigo 2º assegura que o AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. Quanto ao público alvo do AEE, esta mesma resolução considera: I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial. II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação. III. Alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e que apresentam elevada tendência de dislexia. IV. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade. São consideradas corretas apenas:
O sistema braille é conhecido universalmente como código ou meio de leitura e escrita das pessoas cegas. Baseia-se na combinação de 63 pontos que representam as letras do alfabeto, os números e outros símbolos gráficos. É importante enfatizar que o sistema braille foi criado na França em 1825 por:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica, deverão observar, EXCETO:
Todos os mecanismos de participação possibilitam um processo de aprendizado político fundamental para a construção de uma cultura de participação e de gestão democrática na escola, EXCETO:
São objetivos da Tendência Escola Nova Não Diretiva, EXCETO:
“A avaliação é importante em qualquer etapa educativa, pois se trata de um componente particularmente sensível de qualquer proposta curricular e exige uma competência especial dos profissionais da educação." (ZABALZA, 2006) Assinale a alternativa INCORRETA:
“Segundo Paulo Freire avaliar é o exercício de
um olhar sensível e cuidadoso ao outro, dito de
outro modo, é a parte do exercício de
“amorosidade” que o ato educativo encerra.”
No que se refere à Educação Infantil, a
importância dada ao processo avaliativo não deve
ser diferente.
Assinale a alternativa CORRETA:
Contemplar o cuidado na esfera da instituição
da Educação Infantil significa compreendê-lo
como parte integrante da educação, embora
possa exigir conhecimentos, habilidades e
instrumentos que extrapolam a dimensão
pedagógica. Ou seja, cuidar de uma criança em
um contexto educativo demanda a integração de
vários campos de conhecimentos e a cooperação
de profissionais de diferentes áreas. Segundo
Piaget (1978 ), “O conhecimento lógico-matemático
é uma construção que resulta da ação mental da
criança sobre o mundo, construído a partir de
relações que a criança elabora na sua atividade
de pensar o mundo, e também das ações sobre os
objetos”.
Julgue as afirmativas:
I- A organização espaço-temporal na Educação
Infantil é trabalhada por meio do calendário. Para
isso, os alunos deverão ser estimulados a fazer
perguntas e a dar respostas que distingam o dia e
a noite; o passado, o presente e o futuro; os dias
da semana; os meses do ano etc.
II- Para que o conhecimento matemático se efetive
na Educação Infantil, é necessário que, em toda
situação apresentada em sala de aula, o professor
teça comentários, formule perguntas, provoque
desafios e incentive a verbalização e a
representação escrita do aluno. Isso vai permitir
que este façam descobertas, exponha e
argumente ideias próprias, estabeleça relações,
organize o pensamento e localize-se
espacialmente.
III- Ao apresentar os recursos lógico-matemático
aos alunos, o professor deve explorá-los sozinho
para posteriormente possibilitar a aquisição de
saberes ás crianças como óbvio, desafiando-os a
descobrir conhecimentos relativos à organização
espaço-temporal.
IV- Ressaltamos que há um trabalho específico,
diferenciado e de acordo com a faixa etária a ser
feito com o calendário. E não se devem tratar os
conteúdos da Educação Infantil como únicos e
abstratos, os quais o professor deve simplesmente
transmitir aos alunos; ao contrário devemos
trabalhar desde a Educação Infantil a partir dos
conhecimentos que a criança possui, e por meio
desses realizar mediações pedagógicas que
possam auxiliar na [re] elaboração de conceitos
por parte das crianças.
Assinale a alternativa que indica todas as
afirmativas CORRETAS:
A Lei 13.005/2014 aprova o Plano Nacional de Educação e neste são estabelecidas 20 metas, e suas respectivas estratégias, a serem alcançadas até o final da sua vigência. Dentre as alternativas a seguir é INCORRETO afirmar que seja uma das metas do PNE 2014-2024