Para desempenhar seu papel de mediador entre o conhecimento matemático e o aluno, o professor precisa ter um sólido conhecimento dos conceitos e procedimentos dessa área e uma concepção de Matemática como:
Na segunda série do Ensino Fundamental a professora Maria Clara organiza atividades interessantes que permitem a exploração e a sistematização de conhecimentos compatíveis ao nível de desenvolvimento intelectual das crianças, em diferentes momentos do desenvolvimento. Nesta perspectiva, no Ensino de Ciências é necessário utilizar:
Conforme os PCN o trabalho histórico que visa à constituição de uma identidade social do estudante, fundada no passado comum do seu grupo de convívio, articulada à história da população brasileira, deve abranger inicialmente, a inclusão da constituição da identidade social nas propostas educacionais para o ensino de História e necessita de:
O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem sido desenvolvido por meio de ações que estimulam a ação reflexiva do professor sobre o tempo e o espaço escolares.
Leia a relação abaixo, e assinale a alternativa que contempla ações que não correspondem aos cinco princípios centrais que orientam a proposta do PNAIC:
I - Currículo inclusivo, que defende o direito de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais;
II - Integração entre os componentes curriculares;
III - Seminários com participantes da formação para planejamento, execução e avaliação das atividades;
IV - Foco na organização do trabalho pedagógico;
V - Seleção e discussão de temáticas fundantes em cada área de conhecimento;
VI - Jogos de alfabetização, baú da aprendizagem, livros didáticos, livros de literatura (PNBE) e obras complementares (PNLD);
VII - Ênfase na alfabetização e letramento das crianças.
Não correspondem aos cinco princípios centrais que orientam a proposta do PNAI:
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte para Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, os conteúdos estão organizados de tal maneira que possam atender aprendizagens cada vez mais complexas no domínio do conhecimento artístico e estético, seja no exercício do próprio processo escolar, pelo fazer, seja no contato com obras de arte e com outras manifestações presentes na cultura ou na natureza. 0 estudo, a análise e a apreciação da arte podem contribuir tanto para o processo pessoal de criação dos alunos, como também para sua experiência estética e conhecimento do significado que ela desempenha nas culturas humanas. O conjunto de conteúdos está articulado dentro do processo de ensino e aprendizagem e explicitado por intermédio de ações em três eixos norteadores:
Pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, esta é entendida como uma área de conhecimento da cultura corporal de movimento e a Educação Física Escolar como uma disciplina que introduz o aluno e o integra na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas, beneficiando:
Na atual perspectiva de um currículo de Matemática para o ensino fundamental novas funções são indicadas à avaliação:
I - Atribui-se à avaliação a função de fornecer aos estudantes informações sobre o desenvolvimento das capacidades e competências que são exigidas socialmente, bem como auxiliar os professores a identificar quais objetivos foram atingidos, com vistas a reconhecer a capacidade matemática dos alunos, para que possam inserir-se no mercado de trabalho e participar da vida sociocultural.
II - Cabe à avaliação fornecer aos professores as informações sobre como está ocorrendo a aprendizagem: os conhecimentos adquiridos, as crenças, hábitos e valores incorporados, o domínio de certas estratégias, para que ele possa propor revisões e reelaborações de conceitos e procedimentos ainda parcialmente consolidados.
As funções da avaliação em Matemática, descritas em I e II correspondem respectivamente a que dimensões?
Atitudes simples no dia a dia do professor são demonstrações de ética profissional e consequentemente são refletidas nas atitudes dos alunos. São elas:
1 – Tratar assuntos relativos aos alunos com discrição e em locais adequados, nos quais os discentes não sejam expostos a conclusões errôneas por parte de pessoas que desconheçam a integra dos assuntos.
2 – Respeitar a origem, raça, credo, sexo, cor e idade de todos que o rodeiam.
3 – Manter sigilo quando se tratar de assunto que possa expor os alunos a situações constrangedoras.
4 – Manter coerência nas suas atitudes, com aquelas cobradas dos alunos.
5 – Discutir assuntos que dizem respeito aos alunos em locais adequados, como corredores e pátios.
Das afirmativas acima, são demonstrações de ética profissional docente apenas:
Nos primeiros ciclos, por meio de diferentes atividades, os estudantes conhecem fenômenos, processos, explicações e nomes, debatendo diversos problemas e organizando várias relações. É uma aprendizagem, muitas vezes lúdica, marcada pela interação direta com os fenômenos, os fatos e as coisas. Poderão também construir noções cientificas com uma menor complexidade e abrangência, ampliando suas primeiras explicações, conforme seu desenvolvimento permite.
Nos ciclos finais, conforme as aquisições anteriores, os estudantes poderão trabalhar e sistematizar ideias cientificas mais estruturadas.
Onde estão explicitadas, nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais, os alcances de aprendizagem dos diferentes conceitos?
A função educativa da escola, imersa na tensão dialética entre reprodução e mudança deve oferecer uma contribuição específica de:
O professor Marcos desenvolve práticas pedagógicas que possibilitam situações de ensino e aprendizagem que favorecem a formação das estruturas formais da mente e a apropriação da bagagem cultural, enquanto produto da evolução histórica da humanidade, favorecendo o desenvolvimento que segue à aprendizagem. Assim, o professor Marcos tem como fundamentação básica os princípios psicológicos defendidos por:
A professora Flávia acompanha sistematicamente as atividades realizadas em casa pelos seus alunos, desafiandoos a responderem cada questão, favorecendo o vir a ser, possibilitando situações de aprendizagens formativas que estimulam às novas descobertas pelos mesmos. Nesta direção as situações de ensino devem favorecer aprendizagens significativas, as quais tem como diagnóstico uma avaliação:
O pedagogo que tem a clareza de elaborar o diagnóstico socioterritorial, com profissionalismo, deverá considerar:
A Proteção Social Especial de Alta Complexidade tem como o objetivo ofertar serviços especializados com vistas a:
Para assegurar ao CREAS a delimitação e o exercício de suas competências, é fundamental diferenciá-las das competências do Órgão Gestor da Assistência Social, em especial da área responsável pela Proteção Social Especial. De modo geral, cabe ao órgão gestor: