Henri Wallon considera o desenvolvimento infantil uma dinâmica complexa que envolve necessariamente diversos aspectos do ser humano. O autor desenvolve a Psicogênese da Pessoa Completa, teoria através da qual explica o desenvolvimento como uma progressiva construção estruturada em cinco estágios sucessivos dados em uma ordem necessária. (GALVÃO, 1995)
Em relação aos estágios de desenvolvimento, é correto afirmar que:
De um ponto de vista histórico, na educação brasileira, três significados distintos de qualidade foram construídos e circularam simbólica e concretamente na sociedade: um primeiro, condicionado pela oferta limitada de oportunidades de escolarização; um segundo, relacionado à ideia de fluxo, definido como número de alunos que progridem ou não dentro de determinado sistema de ensino; e, finalmente, a ideia de qualidade associada à aferição de desempenho mediante testes em larga escala. (OLIVEIRA e ARAÚJO, 2005, p. 8)
O Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014, em sua meta 07, dispõe sobre o fomento à qualidade da educação. A referida meta atrela a ideia de qualidade da educação à(s):
“As eleições diretas para diretores, historicamente, têm sido a modalidade considerada mais democrática pelos movimentos sociais, inclusive dos trabalhadores da educação em seus sindicatos. [...]. A eleição direta tem sido apontada como um canal efetivo de democratização das relações escolares." (OLIVEIRA, MORAES e DOURADO, 2008, pág. 6)
Porém, a eleição direta para diretores não pode conter em si a garantia da democracia, tendo em vista que, muitas vezes, aprofunda relações hierarquizadas no interior das escolas entre o grupo vencedor e o grupo derrotado no certame.
Segundo Oliveira, Moraes e Dourado (2008), a democratização dos processos educativos começa:
“Na cabeça de quase todo mundo a sala de aula admite espacialmente uma única oposição: a mesa do professor versus o lugar coletivo dos alunos." (BRANDÃO, 1994, pág. 105)
A sala de aula a que se refere Brandão no trecho acima transcrito corresponde à organização espacial de uma escola tradicional na qual o professor é o sujeito:
“Planejamento é o processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento" (VASCONCELLOS, C. Planejamento: projeto de ensino aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2014).
A partir dessa concepção, é correto afirmar que o planejamento:
Na interdisciplinaridade escolar, as noções, finalidades, habilidades e técnicas visam favorecer sobretudo o processo de aprendizagem, respeitando os saberes dos alunos e sua integração. [...] A interdisciplinaridade na formação profissional requer competências relativas às formas de intervenção solicitadas e às condições que concorrerem para o seu melhor exercício. Nesse caso, o desenvolvimento das competências necessárias requer a conjugação de diferentes saberes disciplinares (FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008).
A interdisciplinaridade é um princípio de reorganização da escola e da própria ciência, dado que:
Segundo Lukesi (1996) a avaliação é um julgamento sobre uma realidade concreta ou sobre uma prática (...) Portanto, numa avaliação sintonizada com o processo de construção do conhecimento, os erros dos alunos devem ser considerados como:
As modernas correntes que consideram o ensino da língua como fundamental, defendem as correntes progressistas como forma de atuar sobre o mundo e o homem. A tendência pedagógica libertadora apresenta uma proposta de relação democrática entre professor x aluno e uma metodologia que trabalha a formação de grupos de discussão para definir temas geradores de estudo. Os colaboradores dessa tendência são:
Um professor de educação básica deve sempre buscar formas de estimular o aluno, podendo ser na escolha de poemas que instiguem a musicalidade, a fantasia e a imaginação da criança. Com essa afirmação assinale a opção sobre o objetivo do professor ao ter essa ideia.
Dentro do processo educacional, a relação professor X aluno é fundamental para o aprendizado. Sobre esta relação assinale a opção correta:
Sobre a avaliação educacional é INCORRETO afirmar que:
“A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos (...)". Os requisitos que completam o enunciado são, exceto: Fonte: Resolução 4 de 2010, Art. 9º.
A Secretaria da escola é muitas vezes o lugar de primeiro contato da família com a instituição educativa. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
A visão contemporânea de orientação educacional aponta para o aluno como centro da ação pedagógica, cabendo ao orientador, exceto:
Pensando no papel da escola, e em específico do Orientador Educacional junto à comunidade escolar e a sociedade, perspectiva-se a elevação do nível cultural dos membros da comunidade, propiciando debates sobre temas de interesse de alunos, pais e professores, envolvendo questões presentes no dia-a-dia.
Nesse sentido são estratégias viáveis, exceto: