Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11621 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

O primeiro Plano Distrital de Educação (PDE) da história de Brasília foi instituído pela Lei n.º 5.499/2015 e é a referência para o planejamento das ações da Secretaria de Estado de Educação (SEEDF), com período de vigência de 2015 a 2024. Ele estabelece objetivos e metas a serem alcançados no DF, em consonância com o preconizado no PNE. Nesse contexto, julgue os itens subsequentes.

Como estratégia da Meta 2 do PDE, que trata da garantia do acesso universal assegurada aos estudantes dos seis anos de idade ao Ensino Fundamental de nove anos, está a implantação gradativa do projeto Filosofia na Escola.

Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue os itens subsecutivos.

Um ponto prescindível do planejamento escolar é a filosofia que se pretende adotar para a educação que se quer oferecer, considerando o conjunto de princípios que evidenciam o valor da pessoa e da escola na sociedade.

Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue os itens que se seguem.

Os conteúdos abordados nos eixos transversais dos currículos são organizados em torno de uma determinada ideia ou eixo que indicam referenciais para o trabalho pedagógico a ser desenvolvido por professores e estudantes, de forma interdisciplinar, integrada e contextualizada.

No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue os itens a seguir.

De acordo com a tendência progressista histórico-crítica, a educação deve estar centralizada no aluno e o professor deve garantir um relacionamento de respeito, promovendo uma aprendizagem baseada na motivação e na estimulação de problemas.

Dado o exemplo abaixo o mesmo refere-se a qual teoria do desenvolvimento humano?
“Maria é inteligente e falante. Isso ele herdou do pai. Sendo que da mãe herdou autoritarismo e o temperamento difícil. Não é possível mudar sua sina.” Assinale a alternativa CORRETA:

Quando se propõe a trabalhar com crianças bem pequenas, deve-se ter como princípio, conhecer seus interesses e necessidades. Isso significa saber verdadeiramente quem são, saber um pouco da história de cada uma, conhecer a família, as características de sua faixa etária e a fase de desenvolvimento em que se encontra, além de considerar o tempo que permanecem na escola. Em relação ao cuidar e educar assinale a alternativa CORRETA.

De acordo com as funções que são recorrentes ao supervisor pedagógico, assinale a alternativa que NÃO convém:

Atualmente, o currículo tem sido intensamente questionado quando o assunto das discussões é a transformação vivenciada por nossa sociedade e, consequentemente, sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. Baseando-se no exposto, sabe-se que o profissional da supervisão educacional tem como cerne de sua função:

Dentre as tarefas listadas a seguir, indique aquela que NÃO condiz com as funções pertinentes ao supervisor escolar:

Sobre o Ensino Fundamental é CORRETO afirmar:

Redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social que necessite de recursos especiais ao seu bem-estar pessoal e desempenho de funções é a definição de:

O atendimento educacional especializado pode ocorrer: na escola, em classe hospitalar ou em ambiente domiciliar. Sobre esses atendimentos é possível afirmar, EXCETO:

Referente à função social do ensino e da concepção sobre os processos de aprendizagem, de acordo com Zabala. Analise as afirmativas abaixo:
I- A finalidade da escola é promover a formação integral dos alunos.
II- A aprendizagem se dá através das experiências fora do país.
III- Nos conteúdos de aprendizagem seus significados vão além da questão de ensinar, a indagação é para que ensinar?
Assinale a alternativa que correspondem às afirmativas CORRETAS.

Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares

Nacionais para a EJA.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos, definidos pelo Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas educacionais da União, dos estados, do DF e dos municípios na elaboração, no planejamento, na implementação e na avaliação das propostas curriculares das unidades escolares públicas e particulares que oferecem o Ensino Médio.

No Brasil, a partir dos anos 1950 e por um longo período, o

princípio da normalização orientou o atendimento

educacional ofertado aos estudantes com deficiência, entre

eles os surdos. A respeito desse princípio, julgue os itens a

seguir.

A observância desse princípio implica a criação, para as pessoas com deficiência, de condições de vida análogas às das pessoas normais de uma sociedade.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282