A Resolução CNE/CEB n° 02/2001, instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, que manifesta o compromisso do país com "o desafio de construir coletivamente as condições para atender bem à diversidade de seus alunos". Esta Resolução representa um avanço na perspectiva da universalização do ensino e um marco da atenção à diversidade, na educação brasileira, quando ratifica a obrigatoriedade da matrícula de todos os alunos e assim em seu Art. 2º declara:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN, Lei 9.394/96, criada em meados da última década do século XX, surge em um importante momento de nossa história, bem como, promove avanços significativos para a Educação Básica e Educação Superior. A respeito da Educação Especial, a LDB define como:
No que diz respeito à Acessibilidade aos espaços escolares, a Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001, que Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, em seu Art. 12 assegura:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptação Curriculares para Alunos Especiais (BRASIL, 1996), o processo avaliativo é de suma importância em todos os âmbitos do processo educacional para nortear as decisões pedagógicas e retroalimentá-las, exercendo um papel essencial nas adaptações curriculares. No que diz respeito à promoção dos alunos que apresentam necessidades especiais, alguns aspectos precisam ser considerados para orientar a promoção ou a retenção do aluno na série, etapa, ciclo (ou outros níveis), entre eles: I. a possibilidade do aluno ter acesso às situações escolares regulares e com menor necessidade de apoio especial. II. a valorização de sua permanência com os colegas e grupos que favoreçam o seu desenvolvimento, comunicação, autonomia e aprendizagem III. a competência curricular, no que se refere à possibilidade de atingir os objetivos e atender aos critérios de avaliação previstos no currículo adaptado. IV. o efeito emocional da promoção ou da retenção para o aluno e sua família. As afirmativas corretas são:
Forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros. Estamos falando de:
Discorrendo sobre Ciências Naturais e Tecnologia, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais para as séries/anos iniciais do ensino fundamental observam que "Na história das Ciências são notáveis as transformações na, compreensão dos diferentes fenômenos da natureza, especialmente a partir do século XVI, quando começam a surgir os paradigmas da ciência moderna. Esse processo tem início na Astronomia, por meio dos trabalhos de Copérnico, Kepler e Galileu (séculos XVI e XVII) que, de posse de dados mais precisos obtidos pelo aperfeiçoamento das técnicas, reinterpretam as observações celestes e propõem o modelo heliocêntrico, que desloca definitivamente a Terra:
O trabalho desenvolvido através dos temas transversais (Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo), demanda participação efetiva e responsável dos cidadãos, tanto na capacidade de análise crítica e reflexão sobre os valores e concepções veiculadas, quanto nas possibilidades de participação e de transformação das questões envolvidas. Por tratarem de questões sociais contemporâneas, que tocam profundamente o exercício de cidadania, os temas transversais oferecem inúmeras possibilidades para o uso da palavra, permitindo muitas articulações com a área de Língua Portuguesa, como: I - A possibilidade de poder expressar-se autenticamente sobre questões efetivas. II - A diversidade dos pontos de vista e as formas de enuncia-los. III - A convivência com outras posições ideológicas, permitindo o exercício democrático. IV - Os domínios lexicais articulados às diversas temáticas. V - A impossibilidade de um trabalho integrado de várias áreas. Os temas transversais permitem articulações com a área de Língua Portuguesa, apenas em:
O rádio, um abrangente veículo de comunicação presente no cotidiano, abre diversas possibilidades para o trabalho com os sons e a palavra falada em Língua Portuguesa: I - Estudando a programação das emissoras (AM/FM) e as marcas que caracterizam a fala dos diversos apresentadores e disc-joqueis, por meio de gravações e transcrições II - Analisando o radiojornalismo e confrontando-o com outras mídias. III - Produzindo programas radiofônicos com os alunos - a Rádio Recreio. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para Terceiro e quarto Ciclos do Ensino Fundamental, estão corretas:
No campo de interesse do aluno, em Geografia, podem surgir muitos temas, quase sempre colocados pela mídia. Entre eles, os dos grandes conflitos políticos e sociais. As guerras separatistas na I uta pela redefinição de fronteiras territoriais ou soberanias ou autonomias nacionais. Dificilmente o aluno poderia ter uma compreensão exata sobre o assunto sem a explicação sobre o processo de construção desses territórios ao longo da História, como seus diferentes povos se apropriaram deles para definir a configuração das fronteiras em conflito. Mais uma vez a Geografia e a História interagem como condição necessária para que o aluno tenha uma visão crítica dos conflitos e:
Algumas das informações e questões históricas, adquiridas de modo organizado ou fragmentado, são incorporadas significativamente pelo adolescente, que as associa, relaciona, confronta e generaliza. O que se torna significativo e relevante, consolida seu aprendizado. O que ele aprende fundamenta a construção e a reconstrução de seus valores e práticas cotidianas e as suas experiências sociais e culturais. O que o sensibiliza molda a sua identidade nas relações mantidas com a família, os amigos: os grupos mais próximos e mais distantes e com a sua geração. O que provoca conflitos ·e dúvidas estimula-o a distinguir, explicar e dar sentido para o presente, o passado e o futuro, percebendo a vida como __________________________________. Complete o texto, escolhendo a alternativa correta:
Em conjunto com outras áreas de conhecimento trabalhadas na escola, na área de Arte pode-se problematizar situações em que os alunos tenham oportunidade de perceber a multiplicidade de pensamentos, ações, atitudes, valores e princípios relacionados à ética; : orientação sexual; saúde; trabalho, consumo e cidadania; comunicação e tecnologia informacional; pluralidade cultural, além de outros temas locais definidos na organização escolar. Para trabalhar os ______________ na área de Arte, deve-se ainda levar em consideração as especificidades da área, procurando nos conteúdos, aspectos que os integrem a ela. É preciso ressaltar, ainda, que a elaboração e apreensão de noções, princípios e valores pelos alunos sobre as práticas de arte e questões emergentes do processo sociocultural se faz na interação com os ___________________.
Complete as lacunas do texto acima, sobre Arte e questões sociais da atualidade, assinalando a alternativa correta:
O estudo dos fenômenos relacionados ao ensino e à aprendizagem de Matemática pressupõe a análise de variáveis envolvidas nesse processo - aluno, professor e saber matemático - assim como das relações entre elas.
Numa reflexão sobre o ensino de Matemática é de fundamental importância ao professor:
1 - Identificar as principais características dessa ciência, de seus métodos, de suas ramificações e aplicações.
2 - Conhecer a história de vida dos alunos, seus conhecimentos informais sobre um dado assunto, suas condições sociológicas, psicológicas e culturais.
3 - Te r clareza de suas próprias concepções sobre a Matemática, uma vez que a prática em sala de aula e as escolhas pedagógicas estão intimamente ligadas a essas concepções.
4 - Te r clareza de suas próprias concepções sobre a Matemática, uma vez que a definição de objetivos e conteúdos de ensino e as formas de avaliação estão intimamente ligadas a essas concepções.
Estão relacionadas nos Parâmetros Curriculares de Matemática, as afirmativas:
Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas nos seguintes princípios:
I - O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc.
II - O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.
III - O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativa~ à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
IV - A socialização da criança por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.
V - O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.
Dos princípios relacionados acima, constam do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) são desenvolvidas ações que contribuem para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; para o conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria do ensino:
A manutenção da higiene pessoal e dos espaços de vida privada e pública, podem ser abordados juntamente a investigações sobre as propriedades das substâncias que servem para estes fins. É possível discutir e comparar a atuação dos sabões e de outros produtos, como o álcool, para a remoção de gordura ou graxa e outras sujeiras de diferentes superfícies e materiais, realizando-se experimentos que os próprios estudantes podem planejar sob orientação do professor, como a produção artesanal de sabão e outros. Também poderão proceder à produção artesanal, por exemplo, de sabão seguindo receitas próprias e investigar as relações de diferentes produtos de limpeza comuns com o solo, a água e os seres vivos, discutindo o conceito de biodegradação, em conexão com os estudos sobre os decompositores, apoiados no eixo: