Complete as lacunas abaixo referentes aos estágios de desenvolvimento da epistemologia genética: I)--------------------- Surge a lógica nos processos mentais e a habilidade de descriminar os objetos por similaridade e diferenças. II)------------------------- Nessa fase as crianças adquirem a capacidade de administrar seus reflexos básicos para que gerem ações prazerosas ou vantajosas. III)----------------------- Se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. IV)---------------------- Essa fase marca a entrada na idade adulta em termos cognitivos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
O CREAS deve coordenar o (s) serviço (s) por ele ofertado (s) e a relação com as unidades referenciadas, articulando:
O Sistema Único de Assistência Social - SUAS é um sistema público não-contributivo, descentralizado e participativo que tem por função:
Dentre as ações/atividades que constituem o trabalho social essencial ao serviço e que devem ser realizadas pelos profissionais da educação no CREAS devem ser destacadas:
O pedagogo Ednaldo motiva os participantes dos programas do CRAS a investirem em seus potenciais, ao próprio aprendizado, uma das estratégias para o autoconhecimento e fortalecimento da auto-estima. O fato de ter consciência do entrelaçamento dos aspectos afetivos e cognitivos deve contribuir para que o pedagogo possa:
Os cursos em tempo parcial noturno devem estabelecer uma metodologia adequada às idades, à maturidade e à experiência de aprendizagens, para atenderem aos jovens e adultos em escolarização no tempo regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a qual destina-se:
A avaliação institucional interna deve ser prevista no PPP e detalhada no plano de gestão, realizada anualmente, levando em consideração:
Nas discussões relacionadas às políticas educacionais, o Atendimento Educacional Especializado possui seu espaço, no que diz respeito aos direitos e deveres de educar. Nesse contexto, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN, Lei nº 9.394/96, em seu Art. 4º e inciso III, assegura:
A inclusão escolar tem sido considerada tema de bastante relevância nos aspectos teóricos, práticos e políticos no contexto educacional, tendo em vista a necessidade de cada vez mais promovermos uma Educação para todos. Nessa perspectiva, Ropoli (2010, p. 08) considera que:
O documento de orientações para formação continuada de professores para o Atendimento Educacional Especializado para a pessoa com surdez (BRASIL, 2007) destaca momentos didáticos-pedagógicos para o atendimento do aluno com surdez, entre eles: I. Momento do Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum, em que todos os conhecimentos dos diferentes conteúdos curriculares, são explicados nessa língua por um professor, sendo o mesmo preferencialmente surdo. Esse trabalho é realizado todos os dias, e destina-se aos alunos com surdez. II. Momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras na escola comum, no qual os alunos com surdez terão aulas de Libras, favorecendo o conhecimento e a aquisição, principalmente de termos científicos. Este trabalho é realizado pelo professor e/ ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo), de acordo com o estágio de desenvolvimento da Língua de Sinais em que o aluno se encontra. O atendimento deve ser planejado a partir do diagnóstico do conhecimento que o aluno tem a respeito da Língua de Sinais. III. Momento de monitorar a quantidade de luz para que o nível de iluminação (maior ou menor) seja adequado à necessidade do aluno. IV. Momento de providenciar uma lâmpada portátil para ser colocada na carteira do aluno, para que o aluno consiga ler melhor adequando o espaço de trabalho com maior quantidade de luz; V. Momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa, no qual são trabalhadas as especificidades dessa língua para pessoas com surdez. Este trabalho é realizado todos os dias para os alunos com surdez, à parte das aulas da turma comum, por uma professora de Língua Portuguesa, graduada nesta área, preferencialmente. O atendimento deve ser planejado a partir do diagnóstico do conhecimento que o aluno tem a respeito da Língua Portuguesa. As afirmativas corretas são:
A Síndrome de Turner é uma alteração dos cromossomos sexuais, sendo definida atualmente como uma anomalia cromossômica, onde apenas um cromossomo X tem seu funcionamento normal, sendo que o outro cromossomo X pode estar perdido total ou parcialmente ou ser anormal, apresentando cariótipo 45, X. A síndrome possui como características clínicas, que originam seu fenótipo, baixa estatura, inteligência normal, disgenesia gonadal (malformação das gônadas), puberdade deficiente, infertilidade, pescoço alado, cardiopatias e rins com formato de ferradura. Essa síndrome foi descrita inicialmente em 1938, por:
A cegueira é uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente. Pode ocorrer desde o nascimento (cegueira congênita), ou posteriormente (cegueira adventícia, usualmente conhecida como adquirida) em decorrência de causas orgânicas ou acidentais (BRASIL, 2007). No que diz respeito à Baixa Visão, o mesmo documento define como:
A deficiência auditiva é considerada como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da capacidade de compreender a fala por intermédio do ouvido e pode ser definida como leve ou severa. A Secretaria de Educação Especial, em seu documento Estratégias para a Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (BRASIL, 2003) define a Surdez Leve da seguinte forma:
“A percepção que o aluno tem do professor não resulta exclusivamente de como ele atua, mas também de como o aluno entende que ele atua (FREIRE, 1996)." Assinale a alternativa INCORRETA:
Assinale a alternativa INCORRETA, em relação à escola inclusiva.