Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11621 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em relação a Friedrich Froebel e suas teorias, assinale V para Verdadeiro e F para Falso:

(__) Defendia um ensino de obrigações porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da prática.

(__) O educador considera o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas.

(__) Foi o fundador dos jardins-de-infância.

(__) Dizia que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável.

(__) Para ele, as brincadeiras não são um recurso necessário da aprendizagem. São apenas momentos de diversão para as crianças.

Respectivamente temos:

O Conselho Escolar é mais bem descrito pela alternativa:

Considere os campos conceituais de Metodologia de Ensino, Método de Ensino e Técnica de Ensino e leia:

I- Técnica desenvolve-se, principalmente, no campo teórico, já que não existe enquanto parte de um conjunto prático não refletido;

II- A metodologia descreve o processo da pesquisa, descrição, conceituação e justificação dos melhores modos e práticas em determinada área, assim, abarca tanto os métodos quanto as técnicas em sua composição;

III- O método está relacionado as possibilidades e por onde o ensino poderá ser conduzido de modo mais eficiente e chegar assim ao seu objetivo;

IV- Aos preocupados com as técnicas de ensino não é necessário o conhecimento metodológico e rigoroso das possibilidades do ensino.

Assinale corretamente:

O ponto de partida para a elaboração do planejamento didático, pelo professor é:

As propostas pedagógicas da Educação Infantil devem possibilitar às crianças experiências com a linguagem escrita e o contato com diversos materiais escritos, entendendo que o que caracteriza um ambiente alfabetizador:

Segundo a LDBEN, os Municípios terão a incumbência, dentre outras, de:

O art. 6° da Resolução n° 04, de 13 de julho de 2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica- indica que, na Educação Básica, é necessário considerar as duas dimensões, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o educando, pessoa em formação na sua essência humana. São essas dimensões:

Sobre formas positivas de atuação em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula, leia as afirmativas. I. Os saberes experienciais ou saberes práticos do professor são construídos exclusivamente dentro da escola e das instituições em que o professor atuou. II. O professor também precisa lidar com a imprevisibilidade das situações geradas em sala de aula, fazendo uso do saber docente construído, para, no trabalho, enfrentá-las. III. Os saberes experienciais não são saberes como os demais; são, ao contrário, formados de todos os demais, mas retraduzidos, "polidos" e submetidos às certezas construídas na prática e na experiência. Está correto apenas o que se afirma em:

Quando a criança erra, o professor deve estar atento ao significado desse erro e procurar maneiras de ajudar o aluno a superá-lo. Sobre o tema, leia as afirmativas. I. Os erros que não se referem à construção do conhecimento, mas simplesmente ao emprego ou aprimoramento dos conhecimentos já construídos, são erros de sistematização do código escrito, de distração, de falta de treino ou repetição, entre outros. Esses são considerados erros construtivos. II. A situação-problema não foi resolvida de modo adequado em razão de a criança não dispor ainda, de todos os esquemas de ação requeridos para tal, visto que existem lacunas em sua estrutura de pensamento que dificultam a assimilação dos dados disponíveis. Assim, sem um entendimento claro do que lhe cabe realizar e, portanto, sem elementos necessários para optar por um determinado curso de ação, só resta à criança proceder por tentativa e erro, fazendo correções em suas estratégias, em função dos êxitos ou fracassos da ação efetivamente realizada. Esses são os chamados erros construtivos. III. A criança errou porque não possui a estrutura de pensamento necessária à solução da tarefa, de onde decorre uma impossibilidade de compreender o que lhe é solicitado. Nesse caso a criança se depara com os erros sistemáticos, pois sem o entendimento da tarefa não há como selecionar procedimentos de ação adequados à realização da mesma. Está correto apenas o que se afirma em:

Pensar uma construção coletiva do Projeto Político Pedagógico remete à:

A escola deve focar seu trabalho em competências e habilidades para:

Decorre de uma nova visão da Educação Especial, sustentada legalmente, e é uma das condições para o sucesso da inclusão escolar dos alunos com deficiência. Existe para que os alunos possam aprender o que é diferente do currículo do ensino comum e que é necessário para que possam ultrapassar as barreiras impostas pela deficiência. Trata-se do Atendimento:

O diagnóstico é essencialmente clínico, baseia-se nos sinais e sintomas e leva em conta os critérios estabelecidos por DSM-V (Manual de Diagnóstico e Estatístico da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CI D-1 O (Classificação Internacional de Doenças da OMS). O Transtorno do Espectro Autista se caracteriza pela presença de um repertório marcantemente restritivo e repetitivo de atividades e interesses e de um desenvolvimento acentuadamente prejudicado na(no):

[...] espaços da escola onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado para os alunos com necessidades educacionais especiais, por meio do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, centradas em um novo fazer pedagógico que favoreça a construção de conhecimentos pelos alunos, subsidiando-os para que desenvolvam o currículo e participem da vida escolar. Tal descrição refere-se à sala de:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282