O Conselho de Cultura do Distrito Federal, órgão colegiado deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador, com composição paritária entre o Poder Público e a sociedade civil, que tem como uma de suas atribuições “propor políticas, programas e diretrizes, formular subsídios e acompanhar e avaliar as políticas públicas de cultura”, trata-se de canal de participação e representação que pode ser compreendido como
Tendo como referência a legislação nacional, o Decreto nº 22.766/2002 estabeleceu que ao Conselho de Educação Física, Desporto e Lazer do Distrito Federal – CEFDL/DF, compete o planejamento, a normatização, a fiscalização e a coordenação da educação física, do desporto e do lazer esportivo naquele território da federação, a mesma norma fixou que aquele coletivo terá onze membros, com as representações contidas no Quadro abaixo:

Sobre a composição do CEFDL/DF é correto afirmar que
O Projeto Político-Pedagógico representa a essência da escola. Cada escola possui características específicas e está inserida em um contexto social único. Em relação ao Projeto Político Pedagógico assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Não pode ficar restrito à direção da escola.
( ) Os membros da comunidade escolar tem que ter clareza de seus objetivos, metas e ações.
( ) Deve nortear apenas todo o trabalho pedagógico.
( ) Deve ser aceito por todos os envolvidos.
( ) É elaborado de maneira participativa e democrática.
A sequência correta de cima para baixo é:
Acerca das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da língua inglesa de acordo com os PCNEM, julgue o próximo item.
O aprendizado de inglês permite ao aluno inserir-se no mundo globalizado e desenvolver competências que o preparam para o mercado de trabalho.
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, relativo a avaliação.
A avaliação formativa inclui a autoavaliação dos estudantes.
É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na Educação Básica a partir dos:
Uma boa seleção de conteúdos de ensino deve atender alguns critérios. O conteúdo atende o critério de validade quando:
Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade:
Currículo é uma construção social do conhecimento que pressupõe a sistematização dos meios para que essa construção se efetive. A transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito. Neste sentido, o currículo refere-se:
A aprendizagem escolar está diretamente vinculada ao currículo, organizado para orientar, dentre outros, os diversos níveis de ensino e as ações docentes. Ao elaborar o seu planejamento, o professor deverá considerar:
Os conteúdos de ensino são um dos elementos constitutivos do planejamento. Os objetivos devem ser elaborados na perspectiva da construção de conceitos, habilidades e competências:
No treinamento voltado para a realização de uma determinada tarefa, de qualquer nível de complexidade, quais dos seguintes aspectos essenciais não podem deixar de ser considerados?
1) Atitudes frente à instituição, às atividades e ao ambiente.
2) Conhecimentos específicos relativos ao trabalho.
3) Desenvolvimento de competências e habilidades.
4) Perícia e habilidade no trato com as pessoas.
Estão corretos:
Os traços da resistência implícita ou protelada à mudança podem se apresentar como:
1) perda de lealdade à organização.
2) diminuição do ritmo de trabalho.
3) aumento do absenteísmo.
4) ameaças de greve.
5) protesto.
Estão corretas, apenas:
Tendo como referência inicial as informações apresentadas no texto precedente, é correto afirmar que a avaliação formativa
deve ser feita in loco, para compreender os processos que os alunos utilizam na resolução das tarefas que lhes sejam propostas ou que escolham para resolver.
Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item, com relação ao uso da resolução de problemas nas atividades avaliativas.
Dada a variedade de caminhos que podem ser tomados pelos alunos na apresentação de suas respostas, o uso da resolução de problemas deve ser evitado quando se objetiva avaliar se os alunos dominam os procedimentos matemáticos e utilizam os conhecimentos disponíveis para apresentar suas respostas.