Em sua fundamentação, deve expressar uma visão de mundo contemporâneo e do papel da educação superior em face da nova conjuntura globalizada e tecnológica, ao mesmo tempo em que deve explicitar, de modo abrangente, o papel da IES e sua contribuição social nos âmbitos local, regional e nacional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão como componentes essenciais à formação crítica do cidadão e do futuro profissional, na busca da articulação entre o real e o desejável. Essa definição refere-se à(ao)
São considerados cursos de pós-graduação stricto sensu:
No livro Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais, dados do Unicef de 2008 revelaram que um determinado país possuía a maior população infantil de até seis anos das Américas, representando 11% de toda a população. Que país é esse?
Segundo consta no livro Cadê o brincar?: da educação infantil para o ensino fundamental, para o estudioso Neil Postman, a ideia de infância – “talvez a ideia mais humanitária" – surgiu em qual período da história?
Em conformidade com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, assinale a alternativa incorreta acerca do direito que a criança tem à brincadeira:
Segundo consta na Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, as duas primeiras instituições brasileiras que atendiam pessoas com deficiências foram criadas no Estado de(do):
“___________________, com suas técnicas de trabalho com crianças, impulsionava-as à criação e à participação coletiva, por meio de atividades como o desenho livre, o texto livre, aulas-passeio, o dicionário das crianças, o livro da vida, o jornal feito pelas crianças, a correspondência interescolar etc. Essas atividades ou técnicas [...] têm como eixo norteador garantir o conhecimento de forma significativa, tendo a criança como centro desse processo [...]". (BARROS, Flávia Cristina Oliveira Murbach de. Cadê o brincar?: da educação infantil para o ensino fundamental, p. 26).
A qual estudioso(a) a autora se refere?
“Crianças pequenas costumam pensar que qualquer coisa que esteja escrita perto de uma figura deve ser o nome da figura. Por exemplo, elas imaginam que se em uma caixa de remédio há algo escrito deve ser “remédio" ou, quem sabe, “pílulas". A hipótese de que o que está escrito junto de uma imagem deve ser seu nome fica evidente quando perguntamos a crianças que não sabem ler o que se vê em uma figura e ela responde “uma" bola (ou “uma" boneca ou “uma" bicicleta...) e quando perguntamos o que está escrito junto da bola ela diz apenas “bola" (ou “boneca", ou “bicicleta", omitindo o artigo indefinido) [...]." (ABREU, Ana Rosa et al. Alfabetização: livro do professor, p. 25).
Essa distinção sutil é sistemática e caracteriza o que Emilia Ferreiro chamou de:
“[...] Nessa perspectiva, a criança só aprenderia o que fosse demandado por uma necessidade que se expressaria em interesse: tudo o mais seria imposição. E as coisas só teriam o poder de serem interessantes à medida que correspondessem a uma necessidade do indivíduo em um determinado momento [...]." (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p.27).
A qual movimento de renovação do ensino a autora se refere?
Observe:
( ) O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas.
( ) A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades.
( ) As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, sendo substitutivas à escolarização.
( ) A educação especial realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
Em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, indique se as alternativas acima são verdadeiras “V" ou falsas “F":
Segundo o Currículo do Estado de São Paulo, organizar conteúdos envolve, necessariamente, fazer opções. Para o Ensino Fundamental, dois são os princípios que orientam a organização dos conteúdos trabalhados em Língua Inglesa. São eles:
Segundo Cunha e Cintra (2008, p. 41), nas línguas orais “a disciplina que estuda minuciosamente os sons da fala, as múltiplas realizações dos FONEMAS, chama-se FONÉTICA. A parte da gramática que estuda o comportamento dos FONEMAS numa língua denomina-se FONOLOGIA OU FONÉMICA”. Conforme (QUADROS & KARNOPP, 2004) nas Línguas de Sinais, a Fonética e a Fonologia estudam as unidades mínimas que forma os sinais e que isoladamente não apresentam nenhum significado. Sobre esse assunto podemos afirmar, EXCETO.
Sobre a REFERENCIAÇÃO na Libras, assinale a alternativa INCORRETA:
Quanto aos tipos de traduções na Língua Brasileira de Sinais, analise as afirmativas. I. A tradução de um determinado sistema de signos para o outro recebe o nome de TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA. II. A tradução que ocorre dentro da mesma língua recebe o nome de TRADUÇÃO INTRALINGUAL. III. A tradução entre diferentes idiomas recebe o nome de TRADUÇÃO INTERLINGUAL. Assinale a alternativa CORRETA
Sobre as pesquisas realizadas por especialistas na educação dos surdos e sobre os avanços na linguística podemos afirmar, EXCETO: