Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue o item que se segue.
A aprendizagem em geografia deve focar no conteúdo, que é o principal instrumento para o desenvolvimento de competências e habilidades nessa área de conhecimento.
No que se refere à memória e à oralidade, julgue o item que se segue, relativo ao ensino de história.
Parte relevante da historiografia questiona a validade histórica das fontes orais.
Acerca das competências e das habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de história, julgue o item seguinte.
Os PCNEM determinam no eixo de investigação e compreensão que o professor de história realize em sala de aula pesquisas orientadas.
Uma estudante do ensino médio, em uma exposição oral para seus colegas e seu professor de história, afirmou que o processo de independência brasileira remonta à transferência da corte portuguesa para a colônia bem como à consequente abertura dos portos e elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, fatos que contribuíram para a formação de uma elite nacional e para a redução dos laços de dependência com Portugal. Destacou a estudante que a independência se centrou na figura de D. Pedro I e conferiu estabilidade política ao Brasil, especialmente no período regencial, mas manteve a escravidão. Acerca desse tema, falou da falta de pressão da sociedade internacional e da ausência por parte do Império de ações voltadas para o fim da escravidão, devido ao interesse político na manutenção da mesma estrutura econômica e social do período colonial.
A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente, com base na condição do professor de história da estudante.
Para fundamentar sua explicação, a estudante deveria ter mencionado a Revolução Liberal do Porto em Portugal, que assumiu como fundamento o rompimento do pacto colonial e fez de Dom Pedro I o protagonista da independência.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina da língua inglesa orientam educadores acerca de objetivos que garantem aos alunos o direito de usufruir de um conjunto de conhecimentos necessários para o exercício da cidadania relacionados a essa língua. A esse respeito, julgue o item subsequente.
O conhecimento e o uso da língua inglesa devem permitir ao aluno o acesso a diversos tipos de conhecimento sobre outras culturas e outros grupos sociais.
Julgue o item seguinte, acerca do processo avaliativo da língua inglesa na educação básica.
A avaliação qualitativa está associada à aprendizagem significativa e deve ser feita em conjunto por alunos e professores.
Julgue o item seguinte, acerca do processo avaliativo da língua inglesa na educação básica.
A avaliação integrada ao ensino não dá ênfase ao processo de ensino-aprendizagem, mas ao produto desse processo.
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) estabelecem referências para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.
As DCN são normas indicativas e facultativas criadas para orientar os currículos escolares da educação básica brasileira.
Tendo como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), julgue o item subsequente, a respeito do ensino médio.
A duração mínima do ensino médio é de três anos.
Infere-se do fragmento de texto apresentado anteriormente que
o processo ensino-aprendizagem ocorre exclusivamente pela transdisciplinaridade.
É correto afirmar de acordo com a Lei de Diretrizes de Bases:
Considerando-se a Resolução nº 26, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, de 05 de abril de 2016. De acordo com o Art. 2º da referida resolução, um câmpus do IFSP tem como uma de suas finalidades e características:
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa INCORRETA:
A Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). No Art. 28 da referida lei há o detalhamento das responsabilidades do poder público no que tange ao direito à educação e inclusão da pessoa com deficiência. Com relação àquilo exposto neste artigo, assinale a alternativa INCORRETA, quanto a incumbências do poder público.
Finau (2006) destaca que, cada vez mais, os estudos na área da Linguística apontam para o Bilinguismo como a proposta educacional mais promissora para a educação de Surdos. Em consonância com essas ideias o Decreto nº 5.626/05, que regulamenta a Lei nº 10.436/02, garante nas escolas a educação bilíngue para Surdos, sendo a Libras considerada como a primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa considerada como segunda língua (L2) na modalidade escrita. Entretanto, para além da educação escolar a autora aponta que ainda existe uma multiplicidade de formas de se entender e de se efetivar o Bilinguismo para Surdos. Ao discutir essas práticas, faz uma reflexão baseando-se em Gleason (1989), sobre quais são as maneiras possíveis dos Surdos aprenderem uma segunda língua, respeitando sua condição visual.
Leia as alternativas abaixo:
I. A aquisição da L1 e da L2 ocorre de maneira simultânea.
II. A aquisição da L2 ocorre de forma espontânea.
III. A aprendizagem da L2 ocorre pela instrução.
IV. A aquisição da L1 e da L2 pode se dar de forma simultânea e a aquisição da L2 de forma espontânea, quando se trata de duas Línguas de Sinais diferentes.
Escolha a alternativa CORRETA de acordo com a autora.