“Certa vez, numa escola da rede municipal de São Paulo, que realizava uma reunião de quatro dias com professores e professoras de dez escolas da área para planejar em comum suas atividades pedagógicas, visitei uma sala em que se expunham fotografias das redondezas da escola. Fotografias de ruas enlameadas, de ruas bem-postas também. Fotografias de recantos feios que sugeriam tristeza e dificuldades. Fotografias de corpos andando com dificuldade, lentamente, alquebrados, de caras desfeitas, de olhar vago. Um pouco atrás de mim dois professores faziam comentários em torno do que lhes tocava mais de perto. De repente, um deles afirmou: “Há dez anos ensino nesta escola. Jamais conheci nada de sua redondeza além das ruas que lhe dão acesso. Agora, ao ver esta exposição de fotografias que nos revelam um pouco de seu contexto, me convenço de quão precária deve ter sido a minha tarefa formadora durante todos estes anos. Como ensinar, como formar sem estar aberto ao contorno geográfico, social, dos educandos?” (Freire, Pedagogia da autonomia, 1996) A reflexão de Paulo Freire nos remete a uma dimensão do currículo amplamente discutida por Tomaz Tadeu da Silva. Trata-se de categorias como:
Na área da educação, com a formulação e vigência da Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, o apoio aos alunos com deficiência e/ou condições que originam dependência de cuidados diários exige, entre outras condições, a contratação de cuidadores para
A lei 9394/96 organiza a escolaridade em
A avaliação compreendida como parte do processo de ensino e aprendizagem e do planejamento em todas as suas etapas, ou seja, a avaliação formativa, parte dos seguintes pressupostos, exceto este:
A Educação autêntica não se faz de “A” para “B” ou de “A” sobre “B”, mas de “A” com “B”, mediatizados pelo mundo. (Paulo Freire)
Ao refletir sobre a relação pedagógica professor e aluno, Freire denuncia
Na tendência tradicional, a Pedagogia Liberal se caracteriza por:
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4/2010, art. 45, o regimento escolar:
Segundo Gardner (1987, p.87) , Nós somos todos tão diferentes em grande parte porque possuímos diferentes combinações de inteligência. De acordo com a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, os indivíduos se diferem de acordo com o perfil particular de inteligência que apresentam durante a vida. Essa diferenciação:
A concepção de desenvolvimento que deriva da corrente filosófica Empirismo e que se preocupa em explicar os comportamentos observáveis do sujeito é chamada de concepção:
Temas como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural, segundo os PCNs (1997), devem ser trabalhados
O projeto político-pedagógico deve expressar a cultura da organização, seus valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que o elaboram/concebem.
Para tal, o projeto deve
Em um diário de campo de um gestor pedagógico estava escrita a seguinte indagação:
Como planejar de modo a considerar a flexibilidade inerente aos processos educativos? Um ponto de partida é tomar como base a realidade não idealizada. É fazer uma leitura madura do contexto para ver necessidades, limites e possibilidades de atuação. E como a análise da conjuntura é uma leitura difícil, é melhor fazê-la em conjunto com todos os segmentos da escola.
A leitura do trecho acima nos permite afirmar que
Considere uma organização curricular por disciplinas isoladas, dispostas em uma grade curricular, que não foi discutida e nem elaborada pelos professores e visa a desenvolver nos alunos habilidades e destrezas desejadas pela sociedade. Este é um currículo:
De acordo com Luckesi , [...] convém distinguir duas modalidades de avaliação: [...] a avaliação de certificação e a avaliação de acompanhamento de uma ação. [...] são dois fenômenos diferentes e dois conceitos distintos entre si. Sobre a avaliação de certificação, é correto afirmar:
A pesquisa participante em educação, diferente do estudo de caso e da pesquisa etnográfica, tem a intenção de