A resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Em seu artigo 2º assegura que o AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. Quanto ao público alvo do AEE, esta mesma resolução considera: I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial. II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação. III. Alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e que apresentam elevada tendência de dislexia. IV. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade. São consideradas corretas apenas:
O sistema braille é conhecido universalmente como código ou meio de leitura e escrita das pessoas cegas. Baseia-se na combinação de 63 pontos que representam as letras do alfabeto, os números e outros símbolos gráficos. É importante enfatizar que o sistema braille foi criado na França em 1825 por:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica, deverão observar, EXCETO:
Todos os mecanismos de participação possibilitam um processo de aprendizado político fundamental para a construção de uma cultura de participação e de gestão democrática na escola, EXCETO:
São objetivos da Tendência Escola Nova Não Diretiva, EXCETO:
“A avaliação é importante em qualquer etapa educativa, pois se trata de um componente particularmente sensível de qualquer proposta curricular e exige uma competência especial dos profissionais da educação." (ZABALZA, 2006) Assinale a alternativa INCORRETA:
A Lei 13.005/2014 aprova o Plano Nacional de Educação e neste são estabelecidas 20 metas, e suas respectivas estratégias, a serem alcançadas até o final da sua vigência. Dentre as alternativas a seguir é INCORRETO afirmar que seja uma das metas do PNE 2014-2024
Estão entre os critérios para políticas e programas de creche:
I- A política de creche procura responder ao princípio de igualdade de oportunidade para as classes sociais, os sexos, as raças e os credos.
II- A política de creche estimula a produção e o intercâmbio de conhecimentos sobre educação infantil.
III- O orçamento para creches não prevê a compra e reposição de brinquedos, material para expressão artística e livros em quantidade e qualidade satisfatórias conforme o número de crianças e suas respectivas faixas etárias.
IV- O orçamento das creches prevê compra, reposição e manutenção de roupas necessárias para as crianças dormirem, se trocarem em caso de imprevistos e se lavarem.
V- A política de creche incorpora a preocupação de promover o desenvolvimento infantil, submetendo precocemente as crianças a um modelo escolar rígido.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Sobre projeto político pedagógico é INCORRETO afirmar:
A Constituição do Estado da Paraíba ressalta, em seu artigo 211, a necessidade de se estabelecer o Plano Estadual de Educação (PEE), com duração plurianual, que articule e desenvolva o ensino em seus diversos níveis. Indique a alternativa que apresenta uma proposição FALSA.
Jussara Hofmann afirma que existem várias formas para que o professor possa elaborar uma questão para a avaliação de seu aluno. A questão objetiva é aquela que apresenta resposta única. Com relação à questão subjetiva, assinale a opção incorreta:
Assinale a alternativa que não indica uma das finalidades da educação superior, de acordo com a Lei nº 9.394/96:
Os programas, as políticas ou os projetos que fazem parte, estritamente, da Política de Ensino Superior no Brasil são:
I- Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
II- Programa Universidade Para Todos (PROUNI), Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), Educa Mais Brasil.
III- Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
IV- Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), Todos pela Educação (TPE) e Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
V- Programa Universidade Para Todos (PROUNI), Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).
Estão CORRETAS as afirmativas
Seguem algumas proposições em relação ao Exame Nacional de Desenvolvimento dos Estudantes (ENADE). Analise-as, de modo a classifica-las como V(para verdadeiro) ou F (para falso):
( ) O objetivo do ENADE é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito especifico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
( ) O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (CONAES), órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES.
( ) São instrumentos básicos do ENADE: a prova, o questionário de impressões dos estudantes sobre a prova, o questionário do estudante e o questionário do coordenador(a) do curso.
( ) Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº 10.861/2004, o ENADE constitui-se como componente curricular obrigatório, sendo inscrito no histórico escolar do estudante com a respectiva nota obtida no exame.
A sequência CORRETA é
Delia Lerner, em seu livro “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário" afirma que o desafio que a escola enfrenta hoje é o de incorporar todos os alunos à cultura do escrito e o de conseguir que todos seus ex-alunos: