Na atual perspectiva de um currículo de Matemática para o ensino fundamental novas funções são indicadas à avaliação:
I - Atribui-se à avaliação a função de fornecer aos estudantes informações sobre o desenvolvimento das capacidades e competências que são exigidas socialmente, bem como auxiliar os professores a identificar quais objetivos foram atingidos, com vistas a reconhecer a capacidade matemática dos alunos, para que possam inserir-se no mercado de trabalho e participar da vida sociocultural.
II - Cabe à avaliação fornecer aos professores as informações sobre como está ocorrendo a aprendizagem: os conhecimentos adquiridos, as crenças, hábitos e valores incorporados, o domínio de certas estratégias, para que ele possa propor revisões e reelaborações de conceitos e procedimentos ainda parcialmente consolidados.
As funções da avaliação em Matemática, descritas em I e II correspondem respectivamente a que dimensões?
Atitudes simples no dia a dia do professor são demonstrações de ética profissional e consequentemente são refletidas nas atitudes dos alunos. São elas:
1 – Tratar assuntos relativos aos alunos com discrição e em locais adequados, nos quais os discentes não sejam expostos a conclusões errôneas por parte de pessoas que desconheçam a integra dos assuntos.
2 – Respeitar a origem, raça, credo, sexo, cor e idade de todos que o rodeiam.
3 – Manter sigilo quando se tratar de assunto que possa expor os alunos a situações constrangedoras.
4 – Manter coerência nas suas atitudes, com aquelas cobradas dos alunos.
5 – Discutir assuntos que dizem respeito aos alunos em locais adequados, como corredores e pátios.
Das afirmativas acima, são demonstrações de ética profissional docente apenas:
Nos primeiros ciclos, por meio de diferentes atividades, os estudantes conhecem fenômenos, processos, explicações e nomes, debatendo diversos problemas e organizando várias relações. É uma aprendizagem, muitas vezes lúdica, marcada pela interação direta com os fenômenos, os fatos e as coisas. Poderão também construir noções cientificas com uma menor complexidade e abrangência, ampliando suas primeiras explicações, conforme seu desenvolvimento permite.
Nos ciclos finais, conforme as aquisições anteriores, os estudantes poderão trabalhar e sistematizar ideias cientificas mais estruturadas.
Onde estão explicitadas, nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais, os alcances de aprendizagem dos diferentes conceitos?
A função educativa da escola, imersa na tensão dialética entre reprodução e mudança deve oferecer uma contribuição específica de:
O professor Marcos desenvolve práticas pedagógicas que possibilitam situações de ensino e aprendizagem que favorecem a formação das estruturas formais da mente e a apropriação da bagagem cultural, enquanto produto da evolução histórica da humanidade, favorecendo o desenvolvimento que segue à aprendizagem. Assim, o professor Marcos tem como fundamentação básica os princípios psicológicos defendidos por:
A professora Flávia acompanha sistematicamente as atividades realizadas em casa pelos seus alunos, desafiandoos a responderem cada questão, favorecendo o vir a ser, possibilitando situações de aprendizagens formativas que estimulam às novas descobertas pelos mesmos. Nesta direção as situações de ensino devem favorecer aprendizagens significativas, as quais tem como diagnóstico uma avaliação:
O pedagogo que tem a clareza de elaborar o diagnóstico socioterritorial, com profissionalismo, deverá considerar:
A Proteção Social Especial de Alta Complexidade tem como o objetivo ofertar serviços especializados com vistas a:
Para assegurar ao CREAS a delimitação e o exercício de suas competências, é fundamental diferenciá-las das competências do Órgão Gestor da Assistência Social, em especial da área responsável pela Proteção Social Especial. De modo geral, cabe ao órgão gestor:
A pedagoga Flávia destaca, no planejamento, a importância de atender as demandas identificadas no que se refere a linguagem oral e escrita, assim como por se constituir como um dos eixos básicos do Projeto de Trabalho nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os procedimentos pedagógicos nesta perspectiva, devem favorecer:
Os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes:
É pressuposto da organização do trabalho pedagógico e da gestão da escola conceber a organização e a gestão das pessoas, do espaço, dos processos e procedimentos que viabilizam o trabalho expresso no PPP e em planos da escola, em que se conformam as condições de trabalho definidas pelas instâncias colegiadas. As instituições, respeitadas as normas legais e as do seu sistema de ensino, têm incumbências complexas e abrangentes, que exigem outra concepção de organização do trabalho pedagógico, tais como:
O documento Saberes e Práticas da Inclusão (BRASIL, 2004) elaborado pelo MEC, através da Secretaria de Educação Especial, reúne importantes fascículos sobre o Atendimento Educacional Especializado para a pessoa com deficiência. No que diz respeito ao autismo, algumas características poderão ser perceptível pelo professor, entre elas, se destacam: I. Ausência de linguagem verbal, ou linguagem verbal pobre. II. Hiperatividade, ou seja, constante agitação e movimento (ocorre em um grande número de crianças) ou extrema passividade (ocorre em um menor número de criança). III. Contato visual deficiente, ou seja, a criança raramente olha nos olhos, do professor, dos pais ou de outras crianças. IV. Ausência de interesse por materiais ou atividades de sala de aula. As afirmativas corretas são:
O Plano Nacional de Educação – PNE, 2014-2024, aprovado pela Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, é constituído por um conjunto de 20 metas com prazos determinados, na busca de promover melhorias na Educação Básica e Superior do País. A Educação Especial é destacada em sua meta 04 com a perspectiva de:
Síndromes cromossômicas são anomalias incidentes em ploidias ou em cariótipos humanos em que estão parcialmente alterados ou deletados, o que resulta em má formação estrutural, anatômica ou funcional do indivíduo. Entre as diversas, a Síndrome de Down é considerada uma das mais conhecidas pela sociedade.
Entre as diversas síndromes, uma delas é caracterizada desde a dificuldade de aprendizado a um retardo mental profundo, atraso na aquisição da fala, hiperatividade, fala contínua comprometida, problemas de articulação, movimentos estereotipados, mordidas no dorso das mãos, aumento do volume testicular (macrorquidia), face alongada, frontal alto e proeminente, cristas supraorbitais salientes, hipoplasia da porção mediana da face, orelhas grandes e em abano, queixo proeminente, hiperextensibilidade das articulações e pele frouxa. Estamos nos referindo a: