Julgue os itens a seguir com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças a partir de quatro anos de idade.
Com base nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, no Currículo em Movimento da Educação Básica: Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nas Diretrizes Pedagógicas para Organização Escolar do 2.º e 3.º ciclos para as aprendizagens, julgue os itens que se seguem.
No DF foi adotado o Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) como estratégia pedagógica para ampliar o Ensino Fundamental na rede pública de ensino.
A origem da Didática está vinculada ao Pensamento Pedagógico de Amos Comênio. Sobre a origem da sistematização da Pedagogia e da Didática no Ocidente, podemos dizer:
Acerca das Tendências Pedagógicas da prática escolar, sistematizadas por José Carlos Libâneo em seu livro Democratização da Escola Pública, é correto afirmar.
Segundo Ângela Klein, no livro Alfabetização, quem tem medo de ensinar, publicado pela Cortez em 1996, as categorias fundamentais para descrição de uma teoria crítica da educação seriam história, totalidade e luta de classes. Para a descrição das teorias críticas em educação, podemos assegurar que:
O papel da teoria na prática docente é alvo de inúmeros debates. Para alguns, a teoria é algo que permite a um educador avaliar a sua prática, por fornecer grades de leitura do mundo; para outros, em contrapartida, a teoria pouco ajuda no campo prático, uma vez que é uma construção sempre provisória diante da realidade. O conhecimento teórico, tanto para os aliados quanto para os seus inimigos, deve sempre vir acompanhado de uma reflexão partilhada, levando em consideração rotinas de trabalho, a instituição na qual o docente está inserido e assim por diante. Seria, portanto, correto afirmar que:
Por muitos anos considerou-se como inegável a importância, por parte do professor alfabetizador, de uma metodologia para que a criança compreenda o funcionamento do código linguístico. Para muitos, o processo de alfabetização é, para a criança, extremamente complexo e abstrato e a adoção de um método para facilitar a compreensão é algo fundamental. Uma linha teórica muito popular na década de 1990, contudo, problematizou a importância concedida ao método no processo de alfabetização, argumentando que é necessário atentar para a diversidade de tempos individuais presentes numa sala de aula e, portanto, a cada tempo ensinar precisa ser algo diferente. Para essa outra corrente, a alfabetização não deve se limitar ao método cristalizado das cartilhas e outros manuais, mas deve ser ressignificado pelo professor, cujo trabalho deverá tomar o aluno como sujeito de seu tempo. A língua, então, passa a ser tratada como objeto de reflexão cultural. Essa corrente teórica ficou popularmente conhecida como:
Fica estabelecido nas Leis de Diretrizes e Bases da educação nacional, que a verificação do rendimento escolar por parte do aluno segue alguns critérios quanto aos fatores que envolvem a obrigatoriedade dos estudos de recuperação para alunos de menor rendimento, assinale a alternativa que complete corretamente as atribuições e determinação da lei para esses casos:
A Teoria dos Estágios de Desenvolvimento, pilar da teoria dita cognitiva, é uma formulação comumente atribuída à:
A escola que conhecemos hoje passou por inúmeras mudanças ao longo da história. Uma das mais relevantes foi aquele responsável por organizar os conteúdos escolares predominantemente por disciplinas, distribuindo-os ao longo da duração do período de estudos de um aluno. Essa mudança diz respeito à:
Os jogos coletivos de regras, para Piaget, são paradigmáticos para:
O principal autor brasileiro da tendência pedagógica, na Educação Física, Construtivista-Interacionista é:
Leia o fragmento abaixo:
“(...) a elaboração didática dos conhecimentos a serem ensinados e aprendidos preconiza um ensino que o autor denomina implicacionista, operacional e reflexivo (...)" (Nilcéa Lemos Pelandré, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura)
Observando o conceito pedagógico em destaque, considera-se correto o que está contido na alternativa, pois se trata de:
Considerando a psicomotricidade por uma ótica piagetiana é possível afirmar que no momento em que a criança possui recém-adquirida uma noção do seu corpo tanto pelo conjunto como pelas suas partes, assim como ganhando autonomia e maior liberdade tanto no sentido de coordenação motora, como compreendendo os seus limites funcionais, é possível dizer que esse momento corresponda ao período:
São apresentados como eixos norteados da educação infantil nas Diretrizes Curriculares Nacionais, conteúdos que envolvam: